A diferença entre o prazer e a felicidade!!

in #blog6 years ago (edited)

Bom dia meus caros!!

Hoje vamos partilhar uma pequena reflexão.

(Here is the english version:
https://steemit.com/life/@maxjoy/the-diference-between-happiness-and-pleasure )



Na nossa sociedade contemporânea, temos tendência a criar versões falsas de nós próprios, versões essas que depois destacamos através das social medidas… Segundo a internet o nosso mundo é habitado exclusivamente por pessoas que vivem tempos de prazer a tempo inteiro.

O que me leva ao segundo ponto, estamos a ficar acostumados a um estado hedonístico.

Seja para onde for que olharmos, vamos levar com propaganda para a diversão (Normalmente consiste em comportamento pouco saudável ou construtivo)

Em simultâneo somos bombardeados por novos “gurus” que vendem a frase “Seja Feliz, simplesmente seja feliz…” a quem queria comprar.

Confusão começa a ganhar espaço

A diversão (prazer) foi elevada a um nível de religião extremista.

A felicidade é nos vendida de uma forma altamente superficial e falsa. O “seja feliz” não vai realmente ajudar ninguém… é mais parecido com o slogan de uma marca, sem profundidade nenhuma.

Um mantra repetido num loop sem fim, que nos leva a lugar nenhum.

Qual a diferença?

. O que é a felicidade?

Felicidade é um sentimento a longo prazo, um estado de espirito. Vai ajudar a moldar a nossa postura em relação á vida e o mundo em geral. Normalmente não é algo que ofereça prazer no momento mas que vai contribuir para um sentimento de felicidade mais tarde e a longo prazo. Vai ajudar a completar a missão de vida e fazer uma melhor e mais forte pessoa.

Acabar de escrever o livro… ter uma relação longo e cheia de prepósito podem ser associados com felicidade.

. O que é o prazer?

Prazer é um uma sensação do momento, algo que vêm e vai. Algo que queremos fazer no momento mas normalmente vai dar problemas mais tarde. Ao contrário da felicidade o prazer é bem propagado nos dias de hoje. Várias atitudes relacionadas com o prazer são vista com admiração e a juventude (e não só) é induzida na “busca do prazer”

O fascínio com o prazer foi levado a um tal nível que se alguém não procurar prazer de qualquer maneira e a toda a hora, é visto como alguém “estranho” ou “aborrecido.” O hedonismo é a nova norma.

Beber álcool, consumir enumeras coisas sem utilidade, fast food, ingerir drogas… são facetas do prazer.

Isto merece algum destaque...

Um certo nível de prazer pode ser saudável e faz parte da vida. Pessoalmente eu penso que devíamos de dar mais valor á felicidade.

Deixar claro uma coisa… eu não acho que “temos direito” á felicidade, mas sim que devemos trabalhar por ela. E a tal conversa do “Seja feliz” não ajuda ninguém e está até mais ligado á sensação de prazer.

Umas dicas práticas de como chegar lá:

  1. Minimizar o tempo que se gasta a fazer coisas de que não se gosta. Sempre minimizar o máximo possível.

  2. Ter em conta a consequências das nossas ações. Viver no presente é essencial, mas acredito que tendo consciência dos nossos atos, estaremos mais facilmente na estrada da felicidade.

  1. Identificar o que gostamos de fazer e que nos dará bem estar e algum fruto no futuro. Por exemplo, eu adoro trabalhar em projectos criativos. Por isso eu vou “all in” em trabalhos/ carreira. É o que eu mais gosta de fazer no momento e é o que vai dar mais frutos na vida.

  2. Dar prioridade! Ver o que é realmente importante para ti!

Em resumo

Vamos imaginar o prazer como um enorme hamburger… hamburger com tudo e mais alguma coisa. Um hamburger que vai dar prazer a comer (talvez com um toque de gula) mas que possivelmente depois, vai deixar o pessoal mal disposto. - Prazer.

E vamos imaginar a felicidade como um outro hamburger, muito bom também, mas fica um pouco pior na fotografia e é preciso ir aquela loja especial. Vai dar prazer a comer e depois vai dar energia e bem estar para o resto do dia. - Felicidade.

Espero que tenham gostado e como sempre obrigado por lerem.

12431556_10153204954331811_1654364703_n.jpg

Imagens (excepto o logo) da Pixabay.com

Deixo aqui um video que fala deste tópico e dos hamburgers.

ESTE VIDEO NÃO É UM TRABALHO MEU!!!

Sort:  

Costumamos nos dividir em 3: aquele que os outros acham que somos, aquele que nós achamos que somos, e aquele que realmente somos. A felicidade está em convencer os outros e também nós mesmos que podemos e devemos ser nós mesmos, a nossa essência e não a aparência.

Sem dúvida que a nossa essência está acima da aparência.

Obrigado pelo comentário!!

Isso mesmo @maxjoy! Não consigo imaginar alguém ser bem sucedido sem ter felicidade... Gostei do exemplo do vídeo! Excelente post.

Muito obrigado @coyotelation!! Diria até que viver feliz é o maior sucesso.

Valeu!

Excelente reflexão! Gostei muito do texto!

Muito obrigado!!!

Good efforts great man

Parabéns, pelo post!

Muito Obrigado!

Excelente, @maxjoy! Um dos meus textos preferidos aqui no Steemit, obrigado por compartilhar ;)

Muito obrigado @casagrande!!! Um grande elogio, sinto-me honrado!!

Abraço!

Excelente artigo @maxjoy! Deu para perceber que há muitas pessoas que nao conseguem ser felizes, só conseguem ter prazer!

É verdade, infelizmente muitas pessoas buscam somente o prazer ...

Obrigado pelo comentário!

Muito bom, parabéns pelo post.

Muito obrigado! feliz por teres gostado.

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.11
JST 0.031
BTC 68606.74
ETH 3912.43
USDT 1.00
SBD 3.64