Proposta de um sistema de proposta de trabalhador para Steem | BlockTrades
Esta publicação é uma tradução autorizada por e para @blocktrades. Pode obter as informações no idioma original aqui: https://steemit.com/blocktrades/@blocktrades/proposing-a-worker-proposal-system-for-steem
Como tenho visto os eventos se desenrolarem na última semana (início de janeiro de 2019) na comunidade Steem, convenci-me de que precisamos urgentemente de um sistema de propostas de trabalhadores como o que existe em BitShares, tanto para acelerar quanto para descentralizar o desenvolvimento do blockchain de Steem.
Ontem (início de janeiro de 2019), nossa equipa deu uma olhada no que seria necessário para implementar um sistema similar em Steem (com algumas melhorias baseadas em nossa experiência com a implementação do BitShares), e acreditamos que podemos entregar um sistema de proposta de trabalhador totalmente testado em 1-2 meses a um custo entre $50K e $100K USD (esta ampla gama de custo de conclusão pode parecer estranho para alguém que não tenha estado ativamente envolvido no desenvolvimento de software, mas estimar o tempo para completar um projeto de software é extremamente difícil na maioria dos casos).
Entrei em contacto com @ned para ver se o Steemit estaria interessado em financiar a proposta e ele gostou da ideia, então decidimos que o próximo passo para iniciar uma conversa seria escrever este post para descrever a ideia inicial da nossa equipa sobre como o sistema de proposta de trabalho funcionaria. Também estou planejando participar da reunião da aliança de Steem no dia 27 para ter uma discussão ao vivo sobre os benefícios potenciais de um sistema de propostas de trabalhadores.
Que é um sistema de proposta de trabalhador?
Um sistema de proposta de trabalhador permite que os usuários de Steem proponham publicamente o trabalho que eles estão dispostos a fazer em troca de pagamento. Os usuários de Steem podem então votar nestas propostas quase da mesma forma que votam em testemunhas (votos ponderados por estaca, mas os eleitores podem votar em quantas propostas quiserem). As propostas que recebem uma quantidade suficiente de peso de voto são financiadas por uma conta de Steem especial controlada pela blockchain. Para os fins deste post, vou referir-me a isso como "conta de financiamento".
Aviso: esta é apenas uma especificação grosseira
Um sistema de proposta de trabalhador representa um sistema razoavelmente complexo, tanto do ponto de vista económico como de uma implementação detalhada no código. Neste post, eu estou pulando alguns detalhes envolvidos na implementação real para manter este post tão legível quanto possível para quem tem um interesse geral em como tal sistema funcionaria.
Quem paga pelas propostas dos trabalhadores (como é que os fundos entram na conta de financiamento)?
Um dos aspetos mais potencialmente controversos de um sistema de propostas de trabalhadores é "De onde vem o dinheiro para pagar as propostas dos trabalhadores?".
Nossa proposta é adicionar uma pequena quantidade de inflação à Steem (por exemplo, 1% ao ano) que é depositada na conta de financiamento. Isso garante o financiamento de longo prazo para a blockchain e também permite que esse financiamento cresça à medida que a própria blockchain se torna mais valiosa. Se assumirmos que a capitalização de mercado da Steem permaneceu constante durante o período de um ano em seu valor atual de US$ 121 milhões, isso significaria que 1,2 milhão de SBD seriam gerados durante esse período para potencialmente pagar as propostas dos trabalhadores.
Além disso, qualquer pessoa pode fazer doações para a conta de financiamento e Ned indicou que a Steemit provavelmente estaria interessada em fazer tal doação.
[Edição: Depois de ter de fazer esta clarificação em pelo menos meia dúzia de comentários, gostaria de salientar que 1% foi um exemplo (um exemplo de uma quantidade de inflação) em vez de um montante proposto real. Além disso, pessoalmente, estou completamente de acordo com os fundos provenientes do fundo comum de recompensa versus uma nova fonte de inflação. Sou um pouco neutro sobre a fonte e espero que haverá muitas opiniões sobre o que essa fonte deve ser. Dito isto, sinta-se à vontade para expressar sua opinião sobre onde os fundos devem passar nos comentários abaixo, mas não vamos esquecer de pensar no resto do sistema também.]
Como nota lateral para qualquer economista que leia este post: mais propriamente, estou falando de aumentar a oferta de SBD da mesma forma que se cria um novo SBD para pagar os postos, ao invés de inflação "real", que se refere ao valor de uma moeda em relação aos bens físicos. Nos postos relacionados com o Steem, o termo "inflação" é usado tão frequentemente para se referir a este processo de criação que decidi mantê-lo para este posto. Basta estar ciente de que não é válido comparar este significado de inflação com o seu significado comum em relação a uma moeda fiduciária como o dólar americano ou o euro.
Propostas de trabalhadores pagas em SBD em vez de em Steem
Em vez de pagar aos trabalhadores em Steem, acredito que é melhor pagar-lhes em SBD. Na prática, o SBD mantém um valor muito mais estável em relação ao Steem no que diz respeito a bens externos (por exemplo, alimentos). Isto permite que um trabalhador tenha um rendimento mais previsível do seu trabalho e também facilita a avaliação do valor dos fundos solicitados pelas partes interessadas.
Uma grande parte da minha crença de que pagar a proposta do trabalhador no SBD será melhor que pagar na Steem é baseada nas lições aprendidas com o BitShares. Em BitShares, o sistema de proposta do trabalhador em seu "estado natural" pago em unidades do BTS ao invés de em uma das moedas mais estáveis como BitUSD e BitCNY. Isso quase sempre levou a um de dois problemas: 1) se a BTS caiu muito em valor, o trabalhador não estava mais sendo pago o suficiente para fazer seu trabalho ou 2) se a BTS subiu muito em valor, o trabalhador estava sendo pago demais pelo seu trabalho, deixando as partes interessadas insatisfeitas com o acordo.
Para resolver esse problema no BitShares, foi criada uma organização de terceiros que coleta fundos no BTS, mas ao invés disso paga BitUSD, e a maioria das propostas de BitShares dos trabalhadores hoje operam sob a supervisão dessa organização. Mas isso adiciona um monte de despesas gerais e requer confiança em uma organização de terceiros para lidar adequadamente com os fundos, então eu acho que é muito melhor projetar o "Steem WPS" para pagar nativamente em uma moeda mais estável.
Como é uma proposta de trabalhador?
Uma proposta de trabalhador é criada ao submeter uma transação à blockchain (um processo semelhante a escrever um post ou votar) que tem as seguintes informações:
- account_being_funded (geralmente esta será uma conta de propriedade da pessoa ou grupo que cria a proposta, mas nem sempre)
- daily_pay (o montante de SBD que está a ser pedido para ser pago diariamente)
- start_date (quando a proposta começará a pagar se recebe peso de voto suficiente)
- end_date (quando a proposta expirar e já não puder ser paga)
- subject (breve descrição ou título da proposta)
- url (um link para uma página que descreve a proposta de trabalho em profundidade, geralmente será provavelmente para um post de Steem).
Taxa de proposta do trabalhador
Para evitar propostas frívolas que desperdiçam o tempo das partes interessadas, estamos sugerindo que uma taxa de 10 SBD é necessária para criar uma proposta do trabalhador. Essa taxa será depositada na conta de financiamento.
Limitar as despesas diárias para garantir que as propostas sejam devidamente examinadas
Para evitar que alguém com uma grande participação vote numa proposta que drene a conta de financiamento antes que outros eleitores tenham a oportunidade de votar a favor de outras propostas, também estamos propondo um limite de orçamento diário sobre quanto dos fundos na conta de financiamento pode ser gasto num determinado dia. A fórmula proposta é a seguinte:
daily_budget_limit = funds_in_funding_account/100 + daily_worker_inflation
Dando uma olhada no Sistema de Proposta do Trabalhador em ação
Vamos considerar um exemplo em que temos múltiplas propostas de trabalhadores concorrentes:
A) Trabalhador de Curation de Blockchain: quer 300 SBD por dia durante 14 dias para melhorar o código de cura
B) Trabalhador de marketing: quer 100 SBD por dia durante um ano para veicular anúncios para a Steem num sítio web de criptomoeda.
C) Trabalhador de reembolso: representa as partes interessadas que não querem gastar fundos em qualquer proposta com menos peso de participação do que o trabalhador de reembolso. Ele quer 100.000.000 de SBD que "reembolsará" o SBD de volta para a conta de financiamento (efetivamente, quaisquer fundos que este trabalhador receba não são gastos, mas sim mantidos em reserva na conta de financiamento para possível uso no futuro).
- Suponha que a funding_account começa com 1000 SBD
- assumir daily_inflation = 350 SBD
- daily_budget = 1000/100 + 350 = 10 + 350 = 360
Ordenando as propostas ativas pelo maior peso de votação, se a ordem for A, B, C, então A receberia todo o orçamento solicitado (300 SBD), B receberia apenas 60 dos 100 que pediu (porque apenas 360 estava disponível no daily_budget e A é pago antes de B começar a ser pago). Não restam fundos para C, por isso nenhum dos fundos do dia é mantido na conta de financiamento.
Por outro lado, se C (o trabalhador de reembolso) obtivesse o maior número de votos, todos os fundos do dia voltariam para a conta de financiamento e nem A nem B seriam pagos nesse dia. A conta de financiamento terminaria o dia em 1350 SBD. E o daily_budget do dia seguinte seria 1350/100 + 350 = 363.5 SBD.
Alternativamente, se as partes interessadas quiserem financiar A, mas não B, então elas votariam por uma ordem ponderada de A, C (trabalhador de reembolso), B. Neste caso, A receberia 300 SBD, e o resto do orçamento_diário seria reciclado de volta para a conta de financiamento, B não receberia financiamento, e a conta de financiamento teria 1050 SBD no final do dia (assumindo que nenhum novo financiamento foi adicionado através de uma doação).
Não gosta que a inflação seja usada para pagar as propostas dos trabalhadores? Vote num trabalhador "burn" (queimado)
Se as partes interessadas em algum momento decidirem que não gostam que a inflação seja usada para financiar as propostas dos trabalhadores, eles podem criar e votar num trabalhador "burn" (queimado) que paga uma quantia aproximadamente equivalente de SBD de volta para a conta "null". O SBD transferido para a conta "null" é efetivamente destruído, já que ninguém pode acessá-lo.
As carteiras do GUI precisarão apoiar o sistema de proposta do trabalhador
BlockTrades está propondo fazer o trabalho de nível de blockchain para este sistema e fazer as mudanças necessárias na carteira da linha de comando, mas as carteiras de GUI (por exemplo, steemit.com) também precisarão implementar uma página de votação para propostas semelhantes à página onde os usuários votam em testemunhas. Isto é necessário para dar a todas as partes interessadas a possibilidade de votar a favor das suas propostas preferidas logo que o sistema de propostas dos trabalhadores entre em funcionamento. Porquanto o processo de votação de uma proposta de trabalhador é muito semelhante ao de votar numa testemunha, esta não deve ser uma tarefa difícil.
To listen to the audio version of this article click on the play image.
Brought to you by @tts. If you find it useful please consider upvoting this reply.
Hi @dedicatedguy!
Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.571 which ranks you at #1962 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.
In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 137 contributions, your post is ranked at #110.
Evaluation of your UA score:
Feel free to join our @steem-ua Discord server