Curiosidade: Para onde vão os gadgets quando morrem (Bônus: Time Capsule por dentro)

in #apple7 years ago

Hoje precisei fazer uma manutenção no Time Capsule que tenho em casa. Comprei esta base em 2008 e até hoje nunca me deu problema, porém notei que a ventoinha têm ficado ligada praticamente durante o dia inteiro. Sinal de que a sujeira tomou conta da ventoinha ou que a pasta térmica que isola alguns componentes deve ter ressecado. Hora de abrir e fazer uma revisão:

Retirando a borracha para acessar os parafusos na parte de baixo

foto1-time-capsule.jpg
Abrindo o Time Capsule

foto2-time-capsule.jpg
Ventoinha finalmente limpa. Antes e Depois

foto3-time-capsule-antes-depois-ventoinha.jpg
Pronto! Time Capsule ready para mais 10 anos de uso.


Cemitério de gadgets


Aproveitei que estava no laboratório de Macs para fazer algumas fotos interessantes. Eles trabalham basicamente com produtos Apple e por lá é fácil encontrar milhares de peças espalhadas por caixas, prateleiras, gavetas. São parafusos, baterias, placas, circuitos, telas e até raridades como os iPods nas fotos abaixo.


giphy-6.gif


Muitos Candy Crush Depois

iphone.jpg

ipods.jpg

Como se parecem os gadgets mortos

(cuidado, imagens fortes)


Eu particularmente sempre fui daquelas crianças que desmontava tudo em casa para saber como funciona, então você pode imaginar como fico intrigado e contente em ficar observando estas peças por tudo quanto é lado.

iphone-open.jpg

macbook.jpg

mais-iphone.jpg

telas1.jpg

Uma coisa interessante é que a Apple é conhecida por cuidar muito bem do design do seus produtos, mas o que poucos sabem é que o mesmo se aplica para as partes internas dos devices.

Steve Jobs teve um padrasto carpinteiro que era muito cuidadoso com o acabamento das partes que não eram visíveis dos móveis que ele fazia. Para ele, a parte interna de um armário merecia a mesma atenção e zêlo que o lado externo. Desta forma, Jobs desenvolveu uma obsessão por fazer os componentes de um computador serem tão lindos quanto sua carcaça.

macs.jpg

É realmente impressionante a organização interna dos aparelhos. Isso se tornou tão importante que hoje em dia a indústria como um todo passou a seguir este tipo de conceito de produção, imitando não só design externo da Apple mas também as soluções de engenharia dos circuitos para serem agradáveis aos olhos.

placa-iphone.jpg

E hoje foi isso, o dia foi corrido para mim e passei boa parte na rua resolvendo pendências.

Espero que tenham gostados das imagens. Para mim é quase que #techporn.

Grande Abraço!


dudutaulois-writes-stuff-low-gif.gif


steemit-badge-light.jpg

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Não sou acostumado com o IOS, Android é mais barato, mas reconheço que Steve Jobs é o cara.
No filme não mostra nem a metade do seu talento, uma pena.

Steve Jobs tinha muitos defeitos como qualquer pessoa. Os filmes apenas tocam algumas partes marcantes da vida e carreira dele, mas o livro em compensação consegue trazer uma dimensão muito maior de quem foi esta pessoa que podemos dizer, mudou o mundo.
Sua rebeldia e inteligência mudou paradigmas e inspirou muita gente. Quantas empresas nasceram aos moldes da disciplina e atenção aos detalhes que Apple sempre demonstrou. Um dia vou escreve sobre isso pois são muitos anos acompanhando e usando os produtos da Apple e acho que posso adicionar meu two cents para o assunto.
Abraços e obrigado pela leitura!

Muito interessante @dudutaulois!! Onde seria esse cemitério de macs e afins? Você trabalha para a Apple? Grato por compartilhar!!

Na verdade estes computadores estão numa Assistência Técnica especializada em Apple. Muitos clientes deixam as máquinas e telefones sem conserto por lá e no fim as peças boas podem ser reaproveitadas em outras máuinas. Exatamente como num desmanche.
Eu não trabalho pra Apple, mas sou um grande fã da marca e desde 1994 sempre tive produtos deles. Admiro muito o capricho e dedicação na construção de tecnologias transparentes para o usuário, e claro, durante a era Jobs foi emocionante acompanhar a recuperação da empresa que se encontrava a beira da falência em 1998.
Abs e obrigado pela leitura!

De nada! Já li muita coisa sobre o Jobs, e acompanho de certa forma a Apple, nunca tive nenhum produto por falta de recursos mesmo, mas já usei alguns para fazer trabalhos de audiovisual, são bem interessantes. E admiro o Jobs como empreendedor pois ele elevou o nível do jogo, e isso é algo essencial em muitas áreas. Grato pela resposta!!

Eu sempre fiz um esforço extra pra conseguir comprar Apple. Por muitos anos só comprei produto usado e nunca tive grandes problemas. Uma vantagem do hardware da Apple sempre foi a qualidade e duração. Tenho um iBook de 2004 que ainda funciona bem.
Hoje em dia andaram pisando na bola com a qualidade, algo até compreensível dentro da escala de crescimento que tiveram ao longo dos anos. É muito difícil manter a régua alta produzindo literalmnte milhões de dispositivos freneticamente para atender a demanda do mercado. Mas uma coisa é certa, uma vez que você se acostuma com os computadores deles é difícil voltar pro Windows.

Entendi, vou guardar essa análise, estou para escalar alguns serviços e quem sabe poderei adquirir alguns equipas! Grato pela resposta!!

Impressionante a vida desse Steve Jobs e como aquele discurso dele sobre "ligar os pontos" é verdadeiro. Ele usou tudo nos produtos da apple!

Quanto ao 'cemitério de bugigangas', há um tempo atrás ouvi coisas muito ruins sobre isso. Enviam tudo para um país "de quinto mundo" e o pessoal fica se contaminando com radiação por lá para juntar peças.

Complicado o preço de descarte.

Você teve a oportunidade de ler a biografia? Se não pode comprar que vai gostar. Existe um trecho que fala sobre as fontes (caracteres) do Mac. A Apple trouxe ao mundo a interface gráfica, após comprar o projeto da Xerox, que achava que mouse e ícones numa tela eram estúpidos demais para um computador. Steve Jobs teve a visão de que aquilo iria fazer as máquinas mais amigáveis para o consumidor comum.

Voltando no tempo, quando Jobs estava na faculdade - na verdade ele havia desistido do curso que fazia e ficava andando pelo campos frequentando as aulas que dava vontade ou cursos livres - ele se matriculou em um curso de tipografia. Ele achou aquilo interessante e lá aprendeu as diferenças entre uma fonte serifada, e não serifada e a importância de coisas como ligadura, espaçamento de linhas e etc. Enfim, muitos anos mais tarde, quando estava trabalhando na interface do Mac OS, Jobs exigiu que a equipe fizesse fontes maravilhosas pro sistema e não apenas usassem aquele tipo padrão dos computadores da época.

Se não fosse a rebeldia dele e o curso despretencioso que tinha feito lá atrás, ele nunca teria se apegado a importância de se fazer algo funcional mas também agradável aos olhos. Aliás, até hoje os Macs contam como uma renderização de fontes melhor do que outros sistemas.

Assisti só o discurso dele numa universidade (que ele nunca completou) e no filme piratas da informática. Essas informações estão contidas nos dois. No discurso ele comenta sobre os pontos, e ainda brinca: se não fosse o curso de tipografia, o windows não teria fontes bonitas hwhwhauh

É verdade, no discurso ele fala disso. No livro conta em detalhes esta passagem. O melhor filme pra mim foi este que citou, até porqur o ator além de mandar bem na interpretação é estranhamente parecido como Steve Jobs, o que deu mais veracidade a história. Abs

Verdade, parece irmão caçula mesmo. É clone! :P

Ah! No caso deles usam as peças em outras máquinas e as baterias e peças com materiais tóxicos são descartados adequadamente. Mas o bom é que os produtos da Apple são considerados super recicláveis, já que utilizam materiais alternativos como alumínio e até titânio (já viu um PowerBook Titanium?)

Não vi, mas fiquei contente em saber que há toda essa preocupação na apple. Começo a achar que os altos preços fazem algum sentido.

Sim. O produto Apple é mais caro pois usam materiais mais nobres e têm um acabamento superior. Claro, a Apple também coloca uma margem só por ser Apple e preços aqui no Brasil são fora de qualquer realidade. Nosso iPhone, se não me engano, ainda é o mais caro do mundo.

Sempre me pergunto: Como podemos reaproveitar cada um desses componentes de forma positiva e diminuir o lixo e impacto gerado pelo descarte desse material? Como trazer novas possibilidades de renda, criar novos produtos e serviços que possam resolver isso em escala global, pois será um problema cada vez mais constante, imagina daqui alguns anos com os robôs a todo vapor.

Realmente esta é uma questão séria e existem empresas que trabalham com isso. O lixo de eletrônicos é valioso pois nas placas dos computadores e celulares existem metais preciosos como ouro, prata e cobre.
O pior são as baterias, estas sim precisam ser descartadas com responsabilidade poir conta dos metais tóxicos que contém em sua composição.

Muito interessante!
Eu trabalhei por bons anos com assistência de informática e um tempo em assistência de celulares. Realmente os locais viram verdadeiros cemitérios, cheios de carcaças e peças por todos os lados (talvez o mais incrível é que quem trabalha sempre sabe onde está tudo lá!). E mesmo assim, nunca trabalhei com Mac. Nem sequer nunca abri um celular para ver como é por dentro.
Obrigado por compartilhar essa experiência!

Verdade! Os caras acham peças no meio da bagunça. Parafuso então, existem gavetas cheia deles. Hoje em dia fazer manutenção em Apple se tornou mais complicado, pois fica claro ao descmontar os produtos que ela não quer que isso seja feito. Eles usam muita cola para prender telas, baterias além de soldar memória RAM e até SSD em algumas máquinas. Parte dessa dificuldade acontece também por conta do nível de miniaturizaçao dos componentes.
Obrigado pela leitura!

#techporn!!! XD
O cemitério é um verdadeiro espetáculo! Bom seria se dessem um destino útil pros cangalhos ;)

Sempre estive entre essas alminhas ( pai microeletrônico) e estes iluminados não jogam nada fora.

Obrigada por partilhar as aventuras. Abraços,

Muito legal. Meu note também vem estando com a ventoinha ligada mais tempo que o normal, e esquentando também. Vou procurar alguém para dar uma olhada, já me deu uma luz! Valeu pelo post!

Se você for de São Paulo, recomendo passar por lá. É sempre bom este tipo de manutenção, principalmente se você tiver um projetor. A vida útil aumenta muito.

Coin Marketplace

STEEM 0.22
TRX 0.26
JST 0.039
BTC 94495.37
ETH 3358.58
USDT 1.00
SBD 3.14