RE: Anarquia Hoje - Parte 4 - Anarquia no Blockchain-I
Muito bom @charlie777pt! Estava sentindo falta de aprender com seus textos e referências. É um grande adendo ao valor do proof-of-brain do Steemit. Uma analise fundamentada e não partidária, como as análises deveriam o ser.
Acho difícil algo que não tenha potencial de acumulo de bens, poder dar certo. A ânsia pela entrado do dinheiro institucional fomenta o mundo das criptos como os das acoes, e qualquer outro empreendimento do falso capitalismo liberal como muito bem traz.
No entanto é uma possibilidade de trabalhar essas questões, sem cair nos ismos, nas crenças enraizadas que dificultam a produção de dialogo somado aos extremos das diferenças não vistas por quem mais debate.
Penso que nos cabe fazer o movimento de trazer discussões assim, e ajudar na descentralização, mesmo aqui a eleição se da por voto, não só poder na rede. Mesmo que isso seja extremamente dificultoso devido a quem só quer retirar, e quem não quer compartilhar. Eventualmente conseguiremos começar por aqui a descentralização que se molda a passos rápidos do acesso ao capital através do espaço virtual. Acredito que o acesso é o mais importante, e nas diferenças os ideais fazem a outra parte. Obrigado pelo conhecimento trazido! Espero o próximo.
Muito obrigado pelo grande comentário com proof-of-brain, que é sempre uma grande motivação para continuar a escrever.:)
Pena não haver muitos, desmotiva.:(
Sempre percebi que o dogma político deve ser centrado na evolução da discussão e consenso e não baseado em teorias rígidas pré-fabricadas que eliminam o "outro", objectificando-o.
o Sectar(ismo) é uma doença política e esconde sempre a tomada do poder.
Penso que a descentralização (que quer dizer anarquia para mim) tem de ser aprendida experienciada e vivida, pois é um novo experimento social, e o Steemit é uma boa sala de aula.
Recompensas sem proof of brain apenas desvaloriza o Steemit e a auto-estima de quem compra votos para TER em vez de SER.
Os ideais de hoje cada vez mais confundem o Ter (falso self/Aparências) com o Ser (Self/vivências).
Quem assim vive habita num vácuo existencial da máscara que não permite sentir os outros e a si próprio por consequência.
Com matéria é matemáticamente impossível adquirir espírito.
Vou estar fora 4 dias e só depois acabo a primeira parte do anarquismo esta série no Steemit, para depois ir ao(s) existencialismo(s) e movimentos culturais das últimas décadas, uma das paixões que contribuíu para a minha liberação pessoal.
Leitores do seu calibre vão se precisar(hehe).
Eu gosto muito. Aprendi bastante com seus argumentos. Sempre pensei na descentralização, o sistema de saúde do Brasil só ganhou forma a partir da descentralização, e só não é melhor porque a mesma descentralização torna a se centralizar nas mãos dos políticos municipais. Entendo o Estado como necessário, e a anarquia via como um ideal para organizar a democracia, tornando o Estado mais liberal, e não sem a presença do Estado. O ideal de Estado mantém em muito a ordem.
Ano passado a polícia militar entrou em greve em um estado chamado Espírito Santo no sudeste brasileiro, foi um caos, parecia filme, saqueamento de lojas, tiroteios e assaltos em todos os bairros, somente por não haver um ideal de leis. Ao mesmo tempo as leis punem a parcela mais pobre que é a maior parcela da nossa sociedade aqui.
Mesmo assim, com o advento da blockchain, e com seus textos, apreendi melhor o ideal liberal da anarquia por outras perspectivas, mesmo que continue entendendo a necessidade de um Estado como ideal, a descentralização de poder e renda com um intuito de fortalecer comunidades periféricas é bem interessante. Vou aguardar! Valeu!