Piotr Kropotkin - O surgimento do anarquismo

in anarchy •  2 years ago  (edited)

Príncipe Piotr Alexeyevich Kropotkin - O surgimento do anarquismo



All image sources: wikipedia
Este artigo é apenas uma reflexão para encontrar semelhanças e contradições do anarquismo entre o Agora (presente) e o Então (passado).

"Lemos sempre o passado com os olhos do presente" - António Borges Coelho - Historiador (1)
O príncipe Piotr Alexeyevich Kropotkin era um ativista, cientista e filósofo russo, que defendia a anarquia como o objetivo político final. Aos 12 anos Kropotkin repudia e abandona todos os títulos aristocratas o que mostra a verdadeira força dos seus ideais.
"Sabemos que nenhum povo está por agora moralmente preparado para proclamar a anarquia e viver nela, e o cidadão as virtudes necessárias para viver dentro de seus direitos sem violar os direitos dos outros. Essas virtudes as pessoas adquirem-nas pelo ensino e exemplo de homens superiores que têm no coração o advento do anarquismo, isto é, da liberdade absoluta, é apenas restringída pela liberdade dos outros."
Kropotkin era um defensor de uma sociedade comunista livre do governo central e baseada em associações voluntárias entre os trabalhadores. Kropoktin é um dos primeiros anarquistas, que pensavam que na época (1892) a única maneira de alcançar o anarquismo era através da revolução comunista.

"Como, então, podemos duvidar que um dia os instrumentos de produção foram devolvidos a todos, a tarefa a ser feita em comum e trabalhar, depois recuperando o lugar de honra na empresa produzida mais do que o necessário para todos - duvidar que essa tendência ( já tão poderoso), a esfera de ação se alarga até se tornar o princípio da vida social? "
A sua grande pergunta era:
"Como querer avaliar a parte que depende de cada uma das riquezas que todos ajudam a acumular".
Há uma grande diferença entre a Revolta e a Revolução. A primeirA é a destruição do Sistema pela violência e pelo caos, sem alternativa ou um grupo de Ideais ou Direção. A última é uma mudança no "Estado das Coisas" e pode ser violento e disruptivo ou pacífico.

Se a Revolução for violenta e perturbadora, no início, é liderada por um conjunto de Ideais para substituir o Poder por outra Classe de Poder ainda mais centralizado, que com o tempo passa do Idealismo para a consolidação numa Instituição, que aprisiona os Ideais e impõe novas Regras aos que não se envolvem e aceitam a escada da nova instância do Poder.

"O problema das revoluções é que trazem bandeiras que, mesmo vitoriosas , tendem a rasgar-se com o vento das tempestades." - António Borges Coelho - Historiador (1)
Nakamoto mostrou-nos o novo caminho para uma Grande Revolução ou Re-Evolução por meios pacíficos, usando a Ciência para criar a Singularidade do Blockchain, que mostrará a seu tempo a Obsolescência das estruturas centralizadas e que levará á Dissolução das Estruturas de Poder e Doutrina Estatais e Territoriais - (3) veja o vídeo abaixo para entender este processo.

A ciência está a substituir o uso da violência, armas e sangue para impor novos sistemas de autoridade, com o surgimento de uma nova sociedade descentralizada.

"De acordo com essas indicações, acreditamos que nossa primeira obrigação, quando a revolução quebrou a força que sustenta o sistema atual, você percebeu imediatamente o comunismo: o comunismo anarquista sem o governo - os homens livres. É a síntese dos dois fins perseguidos pela liberdade económica e política da humanidade."
"Toda sociedade que aboliu a propriedade privada será forçada, nós mantemos, a organizar-se nas linhas da Anarquia Comunista."
"Como deseja avaliar a parte que cabe a cada uma das riquezas que todos ajudam a acumular?"
"A anarquia leva ao comunismo e ao comunismo para a anarquia, ambos como expressões da tendência predominante nas sociedades modernas, a busca da igualdade."Citações de "A conquista do pão" (1892) pelo anarco comunista Peter Kropoktin

Kropoktin defendia a "ajuda-mútua" (cooperação) era a base da evolução da humanidade, entre pequenas comunidades sem governo central como a alternativa ao modelo capitalista e socialista da altura, refutando o princípio do mais forte e da competição nas espécies.

"foi uma ênfase evolutiva na cooperação em vez da competição no sentido darwiniano que fez para o sucesso das espécies, incluindo o humano ". Kirkpatrick Sale, (1 de julho de 2010)". Kirkpatrick Sale, (July 1, 2010) Are Anarchists Revolting?, The American Conservative - in Wikipedia

Gostaria de ver futuros artigos no Steemit sobre o contributo para o anarquismo, outros ativistas / anarquistas como Mikhail Bakunin, Pierre Joseph Proudhon, Enrico Malatesta, Aron Baron, Élisée Reclus e Emma Goldman e muitos outros anarquistas esquecidos.
A descentralização e o blockchain traz uma nova visão aproximada do anarco-comunismo e abre novos caminhos para Utopias que reponham os valores Humanos e a preservação do planeta.
(3) Este vídeo de "Os quatro pilares de uma sociedade descentralizada" de Johann Gevers, explica a nova visão da descentralização como solução para a hierarquização e dissolução da vontade coletiva na mão de alguns.

Este artigo com algumas correções já foi publicado na língua inglesa há mais de um ano no Steemit em: Prince Pyotr Alexeyevich Kropotkin - The Emergence of Anarchism

Piotr Kropotkin (9 de Dezembro de 1842 - 8 de Fevereiro de 1921)

(1) Adenda: estas citações foram acrescentadas ao artigo original.
Deixo aqui nota de leitura do historiador português António Borges Coelho que hoje saiu no Jornal i em entrevista e me relembrou de antigas leituras de um marxista incómodo que tinha uma visão e caminho próprio. Ler mais ...Sol Sapo
Livro em Lingua Portuguesa: Auxílio mútuo: um fator de evolução por Peter Kropotkin
Book in English : (1) Mutual Aid: A Factor of Evolution By Peter Kropotkin
Links para outros Anarquistas (em português):
Emma Goldman e seu marido Alexander Berkman.
Pierre-Joseph Proudhon
Leo Tolstoy - Wikipedia
Errico Malatesta
Mikhail Bakunin
Élisée Reclus

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Um assunto sempre atual que ninguém gosta de abordar realmente pois fica-se rotulado de um modo negativo e leva a juízos de valor e más interpretações

As pessoas tem sempre resistências e defesas e atualmente as pessoas acham que a verdade é uma coisa muito triste que os fazem infelizes mas não percebem que isso vem da sua crença que não se pode mudar o Mundo

Anarquismo ... seria bom se conseguíssemos viver isso de verdade.

A mudança na Humanidade sempre aconteceu por se pensar em Utopias que muitas vezes são realizáveis.
Temos de sonhar para mudar o real.

Você tem razão mas acha que o rompimento com o que aí está acontece através de uma revolução armada ou submeter-nos ao gradualismo, funcionaria? Digo, elegendo pessoas com ideias libertárias e as colocando dentro das câmaras e tal, fazendo com que eles votem contra pautas que aumentem o tamanho dos estados, que defendam a propriedade privada, que reduza o roubo estatal advindo da forma de impostos...

A tecnogia de bases de dados imutáveis é a maior arma pacífica que se pode usar contra o sistema que já está com os primeiros sinais de extinção.
O problema é que a Humanidade tem de se organizar em pequenas comunidades intercomunicantes, porque se as comunidades se tornam grandes tem de se eleger um leader que incarna a vontade das pessoas e que mais cedo ou mais tarde é substituído pelos intereses pessoais e dos seus aliados.
E vamos ter á politica atual e á democracia corrupta nacionalista que já foi dominada pelas multinacionais e a sua falsa globalização e que hoje em dia controlam os governos que eles financiam e elegem.

Um tema super, SUPER INTERESSANTE! Sei que é trabalhoso, mas gostaria de o ver desdobrado numa série de posts. Numa sequência lógica. Há tanto para dizer! Ainda não temos noção da influência que a invenção do Bitcoin, não enquanto BTC mas de toda a ideologia do bitcoin, virá a ter no futuro. Especular sobre o valor hipotético de um BTC é insignificante quando se pensa no impacto que as criptomoedas terão no futuro social das pessoas.

Sem dúvida.!!
A tecnologia blockchain e a filosofia da descentralização é um gerador de ações individuais mais auto-centradas no indivíduo, criando um novo poder cultural com impato social.
O blockchain e a descentralização são geradores de uma cadeia autocentrada mais individual de Poder Cultural com Impacto Social, uma maneira de pensar, organizar, colaborar e criar através de aplicações descentralizadas.

Obrigado , aprendi umas coisas!

a very interesting and informative post

Interessante reflexão e análise. Excelente como sempre! Beijinhos.

No vídeo em 8:35 minutos mais ou menos é exatamente como eu sempre imaginei que deveria ser. Para despachar o desenvolvimento por todo o mundo, as startup cities seriam o pilar. Iniciar-se em um sítio não desenvolvido é muito mais simples do que tentar a partir de um local estabelecido. Não sei se seria o melhor exemplo mas Hong Kong me vem à cabeça agora. Ela foi uma cidade criada para trabalhar de forma livre com o resto do mundo. Eles citam Chipre no vídeo também, eu já estudei sobre constituições societárias no Chipre e é uma beleza como se pode interromper o estado de roubar-nos em impostos. Em realidade seria criar um trust Chipre-Malta e ter algo como 1% de impostos contra o pesado sistema de impostos daqui da União Européia.

Pena que meu inglês não é tão bom para ver o video todo. Mas interessante sobre oq vc falou do Chipre.

Não precisa de inglês não brow ... só colocar as legendas automáticas do youtube que vai bem. Umas palavras ficam toscas, mas de boas.

Eu estou entrando em contato agora com essas idéias, eu nunca havia pensado assim. Comecei por ver um canal de um brasileiro no youtube, o Rafael do idéias radicais. Algumas ideias são radicais mesmo. Gosto da idéia de privatizar a justiça, acho que isso iria acabar com a demora do judiciário, por outro lado também, quem tem grana pode agilizar as coisas. Não sei, a idéia de anarquia é muito interessante, não saberia dizer se daria certo implantá-la mas que com certeza a democracia não deu certo, não deu. Só olhar para o mundo como hoje ele está.

Beautiful ♥

thanks om for the information.
upvote and follow @rikineng

Leaving comments asking for votes, follows, or other self promotional messages could be seen as spam.

Your Reputation Could be a Tasty Snack with the Wrong Comment!

Thank You! ⚜

Thanks for sharing this wonderful post

Ótimo post!