Dinheiro puxa dinheiro, mas também o risco de perdê-lo

in #filosofia5 years ago (edited)

Eu gosto de ter amigos, mas aqui pra nós vamos ser realistas: se existisse amizade fiel mesmo ninguém precisava de dinheiro nesse mundo.

Porque o que é o dinheiro? É um instrumento que permite a troca de favores entre humanos. Em poucas palavras é isso. O dinheiro apenas facilita as transações do tipo “toma lá da cá”.

Mas pra quem tem amigos com quem possa realmente contar, pra que o tal do “toma lá dá cá”? Basta quando precisar de algo pedir a um amigo e ele irá implementar o “toma lá” sem te cobrar nada de “dá cá”. Tudo feito em nome da autêntica e desinteressada amizade.

Porém, na prática a teoria é outra. O que chamamos de “amizade” é apenas um contrato tácito e não um altruísmo. Ela só existe enquanto a amizade está sendo boa pra ambas as partes. É por isso que se diz que “amigos amigos, negócios à parte”.

Se a amizade começar a ser vantajosa apenas pra um dos lados e virar apenas sofrimento e custo para o outro, essa amizade pode até durar, mas será ela uma exceção à regra. A tendência natural é que quando uma das partes se sinta desconfortável a amizade tenda a se desfazer.

Ora, se amizade humana, e mais genericamente todas as relações interpessoais humanas, via de regra não têm natureza altruística, mas contratualista, então como podemos satisfazer as nossas necessidades sem depender de favores alheios? Simples, temos que ter algo pra dar em troca. É aí que surge a necessidade inexorável do dinheiro para facilitar essas trocas.

O dinheiro então representa “favor potencial”, ou “trabalho potencial”. Se eu tenho dinheiro em minha posse, eu posso “forçar” alguém a me fazer um “favor”, ou a trabalhar pra mim, em meu benefício pessoal.

E isso cria uma coisa interessante que é a capacidade de “acumular trabalho”. Quem tem muito dinheiro em sua posse tem muito “trabalho alheio” acumulado.

E isso faz com que a mera posse do dinheiro facilite ganhar mais dinheiro. Porque? Porque as pessoas passam a acreditar mais em você, você se torna mais exclusivo.

Pra você entender isso imagine que você queira que alguém carregue um objeto pesado pra você de um local ao outro. E duas pessoas se oferecem para fazer esse “favor” pra você: um bem fisicamente forte, que não fará o menor esforço pra conseguir fazer o que você quer? Ou o outro fracote que tem grande risco de não conseguir carregar o tal objeto até o destino final?

Ora, embora ambos tenham te cobrado o mesmo valor para transportar o objeto, você irá tentar minimizar os riscos, e nesse caso minimizar riscos significa contratar a pessoa que não fará muito esforço para fazer o serviço. Assim também é com quem tem dinheiro acumulado: a mera posse do dinheiro faz ele ganhar credibilidade e prioridade. E isso atrai ainda mais dinheiro.

Porém nem tudo são flores: se por um lado como explicado acima “dinheiro atrai dinheiro”, por outro ter muito dinheiro também aumenta os riscos de perdê-lo. Quanto mais exclusivo você é, pela lei da entropia mais você tenderá à “normalidade”. Se você tem muito dinheiro você é a exceção do mundo e não a regra, e assim sempre será. E se você é uma exceção você terá que ter um esforço extra para manter-se nessa posição.

Tomemos novamente o exemplo do fortão versos o fracote contratado para carregar um objeto pesado. Ora, a força do fortão não vem do nada, ele tem que manter-se dessa forma pra manter a sua vantagem perante os demais, seja fazendo exercícios físicos, seja tomando suplementos, bombas, etc. Então o risco do contratante não sumiu quando ele contratou o fortão, o risco apenas foi transferido totalmente dele para o fortão. O fortão agora é que terá que arcar com essa insegurança de não conseguir transportar aquele peso todo.

O mesmo paralelo você tem com o dinheiro. Quem tem muito dinheiro ganha uma preocupação eterna, que é não perdê-lo, e também saber como bem investi-lo. A responsabilidade agora está na sua mão de saber decidir a melhor aplicação do dinheiro, ou ele rapidamente deixará a sua mão e passará à de outrem.

E depois dessa reflexão eu pergunto: se você ganhasse um milhão de dólares na megasena, o que faria ou em que investiria esse dinheiro pra nunca mais voltar a ser pobre?


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

Sort:  

50% investiria em btc, e restante em imóveis.

Dois opostos, um bem arriscado e o outro bem conservador. Interessante!

Posted using Partiko Android

You just received a 11.00% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

You got a 4.31% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

You got a 16.57% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!

This post has received a 26.46% upvote from @lovejuice thanks to @discernente. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

You got a 31.15% upvote from @whalepromobot courtesy of @discernente!

Thank you so much for using our service! You were protected from massive loss up to 20%

You just received 10.17% upvote from @onlyprofitbot courtesy of @discernente!

Want to earn more with us? Our APR can reach as high as
15% or more!

More portion of profit will be given to delegators, as the SP pool grows!

Comment below or any post with "@opb !delegate [DelegationAmount]" to find out about current APR, estimated daily earnings in SBD/STEEM

You can now also make bids by commenting "@opb !vote post [BidAmount] [SBD|STEEM]" on any post without the hassle of pasting url to memo!

* Please note you do not have to key in [] for the command to work, APR can be affected by STEEM prices

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.12
JST 0.031
BTC 61673.68
ETH 2904.63
USDT 1.00
SBD 3.63