ICO da YGGDRASH – Revolucionária Blockchain Multidimensional

in #yggdrash6 years ago

O nome estranho é proveniente da junção das palavras “Yggdrasil”, que é uma árvore mitológia da cultura Nórdica, conhecida como árvore da vida, conectora de diferentes mundos e “hash” que é um termo de codificação de dados criptografados em tamanho reduzido.

A Yggdrash é uma terceira geração de plataforma blockchain que oferece uma solução multidimensional , englobando Aplicativos Descentralizados (Dapps), uma moeda e uma corretora descentralizada. Essa corretora será desenhada para possibilitar a compra e venda de criptomoedas diretamente da carteira personalizada da Yggdrash... ou seja, você não precisará enviar suas moedas para alguma corretora centralizada, como Binance ou Bitfinex, para conseguir fazer seus trades. Você acaba com a necessidade desse intermediário e também com as taxas de transação para envio de criptomoedas de um lugar pra outro.

Tudo isso é bem legal, mas mocê deve estar se perguntado: pra que outra blockchain? Já não temos o suficiente?

Sim, temos várias, mas até o momento nenhuma resolveu o problema mais importante, que é escalabilidade. Em Novembro do ano passado, muitos de vocês devem lembrar do episódio com a Cryptokitties, que é um Aplicativo Descentralizado na plataforma Ethereum, que foi tão utilizado que sobrecarregou a rede e paralisou toda a Ethereum.

Isso aconteceu porque muitas plataformas, incluindo a Ethereum, processam todas as transações dos Dapps na mesma blockchain, fazendo com que a sobrecarga ou falha em uma, afete toda a plataforma.

Todas as blockchains estão tentando resolver isso, mas eu acredito que existe uma que já tem a resposta pra isso, e ela se chama Yggdrash!

Como ela funciona?

A Yggdrash possui uma blockchain principal, chamada STEM. Cada Aplicativo Descentralizado que é criado gera uma nova Blockchain própria, conectada a Blockchain principal como se fosse um galho em uma árvore. Então vemos ramificações saindo da Blockchain principal, que só arquiva informações básicas de cada ramificação, como por exemplo, o seu endereço. Isso garante que a Blockchain principal ficará sempre leve e rápida.

Note agora, que caso algum Aplicativo desses for sobrecarregado ou apresentar falhas, isso só afetará a ramificação dele, não interferindo na Blockchain principal nem nos outros aplicativos, que estão conectados à principal por outros ramos.

A criptomoeda do ecossistema da Yggdrash é chamada YEED e ela própria será uma ramificação. Quando uma nova blockchain é criada, ela usará essa criptomoeda para se conectar a rede da Yggdrash e continuar operando. Um ponto importante aqui é que o número de moedas será limitado, mas o número de aplicativos nessa plataforma, não. Ou seja, quanto mais aplicativos entrarem na Yggdrash, maior será a demanda pela criptomoeda e nós sabemos muito bem o que acontece com o valor de um ativo quando ele se torna raro: isso mesmo, valorização!

E quanto será a taxa de transação nessa plataforma? A plataforma utiliza um sistema de reputação. A taxa de transação será precificada dependendo da sua reputação. Você ganha reputação ao depositar recursos, gastar tempo e fazer atividades benéficas na rede da Yggdrash. Isso pode ser comparado com a análise de crédito que é feita por bancos quando você abre uma conta. Uma análise positiva acaba te gerando taxas menores e crédito facilitado.

Outra novidade é o registro Akashic e o Block Box, que são duas medidas que reduzem o tamanho dos dados. Hoje para baixar todo o registro da Blockchain do Bitcoin, você leva cerca de 14 dias... e 7 dias no caso do Ethereum. Com essas tecnologias implementadas pela Yggdrash, você conseguiria baixar estes arquivos em menos de 1 hora.

Quanto ao método de consenso para validação das transações, aprendemos no meu vídeo anterior sobre Siglas, que existem 2 métodos em uso: Proof of Work e Proof of Stake, mas a Yggdrash optou por trabalhar com uma terceira vertente: “Delegated Proof of Authorithy”, que pode ser traduzido como “Prova Delegada de Autoridade”. Nesse método, o algoritmo seleciona um validador com base somente em sua reputação. Nesse sentido, as limitações encontradas no Proof of Work e no Proof of Stake são mitigadas pelo fato de que não existe incentivo monetário direto pro validador e sendo assim eles não podem abusar do sistema para tirar vantagem financeira, como mineradores fazem na rede da Ethereum. O único incentivo pra um validador realizar as transações é ganhar reputação, o que lhe garante taxas de transação menores ou mesmo de graça.

O time de coreanos por trás da Yggdrash é de estrelas, incluindo o ex-líder do time de desenvolvimento da ICON (moeda no TOP 30), Peter Ryu e o ex-COO da Exchange Coinone, David Seo. Entre os conselheiros temos o Vice-Presidente da Hyundai, que também ocupou cargos executivos no HSBC, Citibank e Samsung.

RISCOS: o projeto ainda está numa fase muito preliminar e sofrerá intensa concorrência de Blockchains já estabelecidas no mercado e em diferentes estágios de progresso: como Ethereum, EOS e Cardano. É difícil prever qual protocolo será adotado pelo mercado e nem sempre o melhor produto é o que domina o mercado, como ocorreu tantas vezes na história, como por exemplo, com PC vs Mac, fita VHS vs Betamax e casos do tipo.

O ICO, ou seja, a venda dos Tokens, ocorrerá nas próximas semanas, com a pré-venda acontecendo entre os dias 12 e 16 de Março e com o ICO principal ocorrendo entre os dias 19 e 23 de Março. Os tokens comprados serão entregues em Maio. A rede de testes será lançada no terceiro trimestre de 2018 e a rede principal estará em operação no segundo semestre de 2019.

A número total de moedas será de 10 bilhões de unidades, das quais somente 5 bilhões estarão à venda. Eles pretendem coletar 40M de dólares no ICO, o que resultaria num valor de $ 0,008 por unidade. Preço abaixo de 1 centavo possuem um poder psicológico que atraem mais investidores que a média, apesar disso não fazer qualquer sentido, já que não é o preço da unidade que importa e sim o valor de mercado do projeto (marketcap). Pra te dar uma ideia do potencial desse projeto, pra ele atingir o valor de mercado de um projeto bem similar que é a Cardano, teríamos uma multiplicação de 800x no valor! Isso é surreal!

Resumindo, a Yggdrash pode resolver alguns dos principais problemas atuais do mercado de criptomoeda. Se tiver sucesso ela poderá ser um divisor de águas. A adoção em massa será acelerada por Aplicativos Descentralizados que finalmente terão possibilidade de atingir todo o seu potencial. O crescimento exponencial de aplicativos na plataforma, combinado com o número limitado de moedas, gerará uma valorização expressiva no longo prazo.

HYPE ou POPULARIDADE: 7
TIME: 9
PRODUTO: 5 (eu daria 9 pela utilidade do token, mas eles ainda não possuem nada além do Whitepaper... faltando um MPV... e isso afeta bastante minha avaliação)
MERCADO & POTENCIAL DE RETORNO: 9
RISCO: 3 (baixo) – enfrentam forte competição de blockchains que tem a vantagem de terem entrado antes, como Ethereum, EOS e Cardano, mas esse costuma ser o tipo de token mais valorizado pelo mercado.

NOTA FINAL: 8

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.12
JST 0.028
BTC 65435.53
ETH 3559.74
USDT 1.00
SBD 2.48