Você tem o direito de saber a verdade
O Dia Mundial do Diabetes (14/11) é uma data propícia para lembrar dos malefícios de uma má alimentação
Peguei parte do nome da campanha, Você tem o direito de saber o que come, da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, emprestado para abordar um assunto importante na sociedade atual: o consumo mais consciente dos alimentos. Nos próximos meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará uma consulta pública para definir um novo padrão de rotulagem nutricional para os produtos alimentícios industrializados do país. A iniciativa visa oferecer à população informações mais claras sobre os rótulos dos alimentos.
Hoje, os rótulos são feitos para dificultar a compreensão e comparação entre os alimentos (Foto: Divulgação)
Para facilitar essa compreensão, uma das principais mudanças que entrará em vigor é a inclusão de um selo de advertência para indicar o excesso de açúcar, sódio e gorduras. Os parâmetros deverão seguir o modelo da Organização Panamericana da Saúde, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Os produtos com essa advertência não poderão passar uma falsa noção de saudável ou ter qualquer tipo de linguagem mercadológica voltada para o público infantil.
A publicidade dos alimentos ultraprocessados não falam a verdade, muitas vezes induzem ao consumo inadequado (Foto: Divulgação)
Essas mudanças serão o primeiro passo para conscientizar as pessoas da importância não só de uma alimentação saudável, mas dos malefícios que os ultraprocessados oferecem à saúde. Segundo o Ministério da saúde, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso, atribuído principalmente ao padrão alimentar. O número de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão cresce juntamente com o aumento desses alimentos nocivos.
À medida que as pessoas compreendem os danos que esses alimentos causam à saúde, será possível readequar alguns hábitos do dia a dia. Os ultraprocessados deixam o paladar estimulado e agradam mais ao cérebro do que os in natura. No entanto, a nossa mente e paladar é suficientemente inteligente para ser treinada, ou seja reeducada. Aos poucos, conseguimos sentir prazer em comer saudavelmente, quando digo isso não é comida fitness, basta acrescentar na alimentação frutas, verduras, legumes, cereais e leguminosas.
Espero que as mudanças aconteçam o quanto antes, como diz a hashtag da campanha #RotulagemAdequadaJa. Precisamos voltar a comer saudavelmente o quanto antes, a praticidade e o conforto dos alimentos industrializados não podem substituir a nossa saúde, pois além de termos o direito de sabermos o que comemos, precisamos da verdade - a transparência é tudo.
Boa, @leticiachiantia! A indústria alimentícia tem grande responsabilidade em boa parte dos problemas de saúde da população. Precisamos nos conscientizar dos riscos e voltar a consumir produtos orgânicos se quisermos ter qualidade de vida ;)
Obrigada, verdade! =D
Boa @leticiachiantia! A alimentação tá virando armadilha para saúde! Essa evolução tem que acontecer rapidamente. Seguindo você.
Obrigada, vou te seguir tb!
Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Convido você a ler: https://steemit.com/pt/@joseph1956/bricadeira
Valeu!
Congratulations @leticiachiantia! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :
Award for the number of posts published
Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word
STOP