Conheça o Museu da Cidade de São Paulo
13 imóveis espalhados por São Paulo contam a história da cidade
Eu já estou meio de saco cheio de viver em São Paulo. Enquanto estou por aqui, procuro conhecer o máximo de lugares para quando for embora não cair na tentação de querer voltar para visitar o que não deu tempo. Brincadeira à parte. Além da comida boa e dos bares inusitados espalhados pela cidade, que os paulistanos têm à disposição sempre, a Capital também conta com o lado histórico e turístico pouco divulgado.
Museu da Cidade de São Paulo
O Museu da Cidade de São Paulo é um desses passeios que valem a pena. Localizado em imóveis de interesse histórico, o acervo arquitetônico desse Museu é composto por 13 edifícios administrados pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).
São eles:
• Solar da Marquesa de Santos
• Beco do Pinto
• Casa n°1 (sede da Casa da Imagem)
• Casa do Tatuapé
• Monumento à Independência
• Casa do Grito
• Sítio da Ressaca
• Casa Modernista
• Capela do Morumbi
• Casa do Sertanista
• Casa do Bandeirante
• Sítio Morrinhos
• Chácara Lane
Neste ano, eu tive a oportunidade de conhecer dez desses imóveis. Posso dizer que foi uma experiência muito boa, principalmente em relação ao Monumento à Independência e Casa do Grito, localizados dentro do Museu Paulista da USP, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga.
Pelo menos duas vezes por semana, nos últimos quase quatro anos, eu frequento o Museu do Ipiranga para realizar os meus treinos de corrida. Durante esse tempo, eu nunca tinha entrado na cripta do Monumento e na Casa. Fiquei impressionada por não ter visitado eles antes. Bem que dizem, não valorizamos o que está ao nosso alcance.
Monumento à Independência
Inaugurado em 7 de setembro de 1922, o Monumento só ficou totalmente pronto quatro anos depois. Ao longo da história, contou com vários complementos.
Em 1954, a cripta onde foram depositados os despojos da Imperatriz Leopoldina ficou pronta. Em 1972, foram depositados os de D. Pedro I e, por fim, em 1984, os restos mortais de D. Amélia, segunda Imperatriz do Brasil.
Na parte externa, encontra-se o painel Independência ou Morte.
(Fotos: arquivo pessoal)
A parte externa, bem conhecida, é onde todos costumam ver nas fotos. Já o lado interno, fica na passagem inferior, atrás do quadro. Lá estão localizadas as criptas.
Casa do Grito
De pau-a-pique, a Casa é alvo de várias pesquisas sobre seu valor histórico como técnica construtiva para desvinculá-la do cenário da Proclamação da Independência. Recebeu essa denominação graças ao quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, onde existe uma casa retratada com características semelhantes.
O documento mais antigo referente a esse imóvel é datado de 1844. Diferentes proprietários, já moraram no local. A desapropriação pela municipalidade ocorreu em 1936.
Até 1955, a casa ficou completamente abandonada. Somente no final da década de 1970, ela passou a ser responsabilidade do DPH.
É uma casinha que fica entre o Monumento e o Museu, bem na descida usada pelos skatistas. Como sugere a construção, é um imóvel bem simples, apesar disso é bonito, parece uma casa de caseiro. Tempos atrás, antes de conhecê-la por dentro, eu vivia falando que queria morar lá.
Em uma próxima oportunidade, falarei dos demais lugares!!
!steemitworldmap - /@-23.5855731 lat -46.6118677,17z lon Museu do Ipiranga, Casa do Grito e Monumento à Independência D3SCR
Tem um monte de lugar para visitar São Paulo, gostei das dicas.
Muito bom conhecer São Paulo além dos prédios da Paulista :)
Sim, aqui tem bastante coisa interessante além da Paulista =D
Valeu por compartilhar! Se quiser dá pra incluir o post no http://www.steemitworldmap.com incluindo as coordenadas e um código conforme as instruções do @steemitworldmap ou do tutorial do @nascimentoab em https://steemit.com/steemit/@nascimentoab/voce-ja-viu-o-steemit-wordlmap-nao-precisa-ver-isso Sucesso e boa sorte mais uma vez!!
Obrigada por comentar! Já coloquei! Sucesso para ti tb!!
Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo @brazilians! Conheça o projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Eu que agradeço!!
Bom post e belas fotos @leticiachiantia, eu visitei já a casa do grito e o monumento e foi bem interessante, mas faz um tempo já isso, vou buscar ir de novo
Obrigada! Vai sim, na segunda vez sempre vemos novidades!