Atrocidades da ditadura chilena inspiram o filme Colonia
Emma Watson e Daniel Brühl protagonizam suspense histórico
Durante mais de 40 anos, entre 1961 e 2005, uma floresta no Sul do Chile, arredores de Santiago, ocultou uma das maiores atrocidades da história. Um culto fanático religioso e fascista controlado por um ex-enfermeiro nazista Paul Schäfer colaborou com ditadura do general Augusto Pinochet. Na época, o lugar batizado de Colônia Dignidade torturou mais de 300 alemães, todos submetidos a castigos físicos e manipulação mental. Além deles, 20 crianças órfãs chilenas sofriam abusos sexuais.
Essa história real e de terror foi levada aos cinemas pelo diretor alemão Florian Gallenberger, em 2015. No suspense Colonia, Lena (Emma Watson) e Daniel (Daniel Brühl) vivem um casal alemão de namorados. Ele trabalha em apoio ao presidente Salvador Allende. Já ela é uma comissária de bordo. Depois dessa breve apresentação, acontece o golpe militar (1973). O rapaz é levado pela polícia secreta para a Colônia Dignidade. Sem saber o que está acontecendo ou o que a espera, Lena segue o seu paradeiro.
Daniel Brühl e Emma Watson em cena do filme (Foto: Divulgação)
O horror e as atrocidades começam a ser revelados assim que cada um deles chega ao lugar. O ator Michael Nyqvist representa Paul Schäfer, o líder do culto. Uma atuação competente, sua presença gera asco e medo.
Para compor as cenas, o diretor investigou o assunto durante cinco anos, além de visitar a região inúmeras vezes. Mesmo assim, segundo relatos de sobreviventes, o filme não chega nem próximo das atrocidades reais. No longa, a história é dividida em capítulos. Fotos da época também são usadas como recurso com a intenção de reconstruir com detalhes o local.
Apenas cinco pessoas conseguiram fugir desse complexo. Depois da saída de Schäefer, o local passou a se chamar de Villa Baviera. Ele morreu na prisão, aos 88 anos. Os habitantes receberam apoio do governo e tratamento psicológico. Muitos deles voltaram para a Alemanha.
As vítimas denunciaram os fatos perante os tribunais chilenos. Atualmente, há várias causas abertas. O Parlamento alemão aprovou em 30 de junho de 2017 a criação de um fundo para ajuda.
Pouco ainda dessa história foi desmascarada. O filme foi considerado influente como denúncia, e também para ajudar na liberação dos arquivos.
Assista o trailer
As melhores indicações de filme são da @leticiachiantia, muito bom! Abs
hahaha obrigada pelo comentário! =D
Filme bom, uns dos últimos papeis do Mikeal Nyqvist, Paul Schäfer no filme, que infelizmente faleceu alguns meses atras.
Também gostei desse! Obrigada pelo comentário!
Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
relacionado ao filme, eu visitei a Villa Grimaldi (https://en.wikipedia.org/wiki/Villa_Grimaldi) anos atrás... é horripilante. Que nunca mais se repita um troço desses.
Nem me fale! Obrigada pelo comentário =D
Congratulations @leticiachiantia! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :
Award for the number of posts published
Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word
STOP
@leticiachiantia O filme é interessante, mas o terceiro ato é bem apressado. Ficou mal desenvolvido. =/
Infelizmente, nem sempre conseguem desenvolvem bem em sua totalidade.