Meus últimos dias na Alemanha

in #writing7 years ago (edited)

Após passar quase três meses na Alemanha é hora de me despedir desse país que tanto me impressionou. É a minha primeira vez na Europa e como uma brasileira e carioca tive um choque cultural imenso e muitas experiências, vim conhecer a família do meu namorado que é alemão e fui tão bem recebida quebrando todos aqueles clichês que ouvi sobre alemães e não foram poucos rs!
Observei e aprendi muito sobre pontualidade, forma de tratamento, respeito e a importância de fazer as refeições juntos à mesa. Tive a sorte de pegar o verão mais chuvoso da Alemanha desde quando eles começaram a registrar a temperatura, fiz aula particulares de alemão para aprender a me comunicar e arrisquei o mínimo que aprendi e fiquei muito feliz por ter sido compreendida já que nunca havia estudado outro idioma. É preciso tirar os sapatos ao visitar uma pessoa, os ciclistas também respeitam os semáforos, as ruas são acessíveis para idosos e deficientes inclusive os transportes públicos.
Berlim tem muita história que está presente no dia dia da cidade desde a guerra, é uma cidade multicultural à pensar as vezes estar em outro país já que há bairros que só falam inglês ... Enfim descreveria toda essa novidade que me encantou por horas mas encerro por aqui.
Cheguei na Alemanha com muitas dúvidas e receios mas saio convicta de que não existe outro lugar no mundo onde eu queira viver.
Obrigada Alemanha pela recepção e quem sabe ano que vem eu não volte para ficar...

IMG_0542.JPG
BEIJO FRATERNO NO MURO DE BERLIN.

IMG_0504.JPG'

IMG_0515.JPG

IMG_0505.JPG
THOMAS E EU.

IMG_0513.JPG
ALEXANDERPLATZ

Sort:  

Uma das coisas que o brasileiro precisa aprender com o alemão é a ter maior senso de comunidade e respeito com a coisa pública e coletiva.

Alemanha é muito bonita.
Esta na lista de lugares para visitar antes de morrer :)

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66765.98
ETH 3234.00
USDT 1.00
SBD 4.23