Ser Cristão e Anarquista Para Mim é Unir o Útil ao Agradável

in #writing6 years ago (edited)

cross-jesus-bible-god-161034.jpeg

Numa dessas discussões polêmicas sobre religião e política fui questionado se o fato de eu ser anarquista não se confrontaria com o fato de eu também ser cristão católico. Esse é um questionamento bastante pertinente pois a visão que a sociedade em geral tem de anarquistas é que são pessoas sem retidão moral, degenerados, perturbadores, que não possuem valores, formação espiritual ou religiosa. Mas, a realidade não condiz com a ficção, ao menos com relação a minha visão de anarquismo.

Há na minha visão de anarquismo muito de cristianismo. E para chegar a essa conclusão de que anarquismo pode sim andar junto com o cristianismo eu recorri a história do maior símbolo e razão de ser do cristianismo, Jesus Cristo. Um homem que desafiou as estruturas de poder, escancarou de forma incisiva e direta as falhas dos sistemas de poder, lutou durante toda a sua vida contra a opressão estatal e religiosa sobre as pessoas mais simples e que não possuem voz na sociedade.

signs-26844_640.png

Diversos são os textos em blogs, livros e demais escritos que questionam, examinam e refletem sobre esse perfil "anarquista" de Cristo. Muitos se utilizam das passagens dos evangelhos bíblicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), dos discursos de Cristo, a forma que ele desenrolava o seu discurso "político" e através dessas passagens bíblicas estudiosos conseguem visualizar em Cristo um caráter revolucionário em seus posicionamentos.

Dando uma vista nesses dias nos evangelhos e em alguns livros que tratam da Cristologia, que é o estudo profundo sobre a pessoa e a divindade de Cristo além do que nos relatam os evangelhos, me surpreendi com o que li.
Nos evangelhos é comum encontrarmos passagens onde Cristo chama os doutores da lei e os fariseus que eram as autoridades religiosas e políticas naquela época publicamente e na "cara deles" de "raça de víboras", "sepulcros caiados", "cegos".

pexels-photo-744916.jpeg

"Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo." (Mateus 23:24)

Em um livro que tenho aqui em casa e que trata sobre o estudo da Cristologia, li um trecho interessante que diz:

"Como quer que se retrate Jesus, dever-se-ia levar em conta que ele foi executado, publicamente, como um criminoso. Jesus era uma figura pública que causava incômodo à autoridade." (O futuro da Cristologia - Roger Haight)

religious-2144550_640.jpg

Diante de tais evidências, relatos e a forma como o próprio Jesus pregava impossível, ao menos para mim, não ver Jesus Cristo como o maior anarquista que existiu.

Fonte das Imagens - 1 , 2 , 3 , 4


Obrigado por ter lido o meu post!

Thanks for Reading My Post!

@jsantana 1.jpg

assi.jpg

P-CAMOES.gif

@camoes

Sort:  

Segue um livro classico de Gattai "anarquista graças a Deus".
http://www.kbook.com.br/livraria/wp-content/files_mf/anarquistasgra%C3%A7asadeuszeliagattai.pdf

Muito bem 😁

Antes.. Definição de anárquico (adjetivo)
1 relativo à anarquia ou ao anarquismo; que não tem governo ou organização política.
2 em que reina a anarquia; desorganizado, confuso, caótico.

Algumas passagens bíblicas deixam claro que Cristo chegou e incomodou de forma direto o poder e as tradições. Em Mateus 15:2,3 pode-se encontrar um momento que diríamos "anárquico" de Cristo: "Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! "
Respondeu Jesus: "
E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?
"

Parabéns pelo post! Excelente!

Boa análise, valeu amigo!

Concordo, a figura que pintam Jesus é muito diferente da sua figura histórica. Ele trabalhava com a Verdade, acima de tudo. Por isso o mataram..., mas isso só fez tornar a memória dele algo permanente na história humana.

"Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. "
Lucas 10:19

Abraço.

Boa brother, valeu!

Top!!!

Eu costumava dizer isso sempre. "O Cristo foi o maior rebelde de todos os tempos. "

Boa brother!

Concordo em absoluto!

Que bom😊

Fiquei curioso. Um rei anarquista que conclama todos a obedecerem a lei do reino?

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 63966.64
ETH 3055.32
USDT 1.00
SBD 3.87