Fermat e o Sabiá

in #trovadores6 years ago (edited)

51dSnPHTqCL._SX330_BO1,204,203,200_[1].jpg
"O Último Teorema de Fermat" (capa)


Hoje, logo de manhã, conversando com os amigos no grupo Steemit Brasil no Telegram, @robertoueti disse que estava lendo o livro "O Último Teorema de Fermat"¹ inspirado na tag #trovadores lançada pela @franybeller (veja detalhes deste projeto/tag aqui).

Segundo entendi da fala do @robertoueti, para ele a Matemática é pura poesia. Concordo! E, quando se junta com a Física, aí então é de tocar bem lá no fundo do coração e do cérebro! Poesia pra fazer pensar e emocionar!

Não resisti. E entrei (bem atravessado) na onda dos #trovadores.

"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá,

Depois de Pessoa e Camões,

A onda agora é Fermat²."



Desculpe-me qualquer coisa aí prezado poeta Gonçalves Dias! Espero que eu não seja "exilado"³ do Steemit por tamanha infâmia!


Abraço do prof. Dulcidio, físico e "trovador" de Sanja City. E Física (com Matemática e Poesia) na veia! Sempre!


¹ O livro aborda a verdadeira saga na tentativa de demonstrar o "Teorema de Fermat" proposto pelo matemático francês Pierre de Fermat (1607-1665). O teorema, de enunciado muito simples, inspirado no Teorema de Pitágoras, diz que "Não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça a equação x elevado a n mais y elevado a n é igual a z elevado a n". Este foi um dos enigmas matemáticos mais instigantes de todos os tempos e somente desvendado em 1993 por Andrew Wiles, professor da Universidade de Princeton.
² Fermat pronuncia-se Fermá, com acento agudo no má, sonoridade típica francesa. Dito assim, com a pronúncia correta, Fermat rima com sabiá, daí a "genialidade" deste trovador (ou trollador) que vos escreve. Fermá. Sabiá. Tá?
³ Minha terrível inspiração veio da "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias que transcrevo abaixo.

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar — sozinho — à noite —,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho — à noite —
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Sort:  

quando começaremos o projeto #trolladores mesmo? uahuahua
ótimo post Prof

Trovabraços (hehehe) e um ótimo fim de semana!

Se eu colocar a tag #trolladores neste meu post, tá começado! hahahaha
Ih... já gastei as cinco tags!
No enlaço de cada braço, deixo o meu abraço. Rimadim assim, ó! (a rima é pobre, digna de salário de professor, mas é sincera)

Achei lindinho ! Hihihi
Melhor abraço , ao estilo #trovadores (o original)
Hahaha

Bom fim de semana prof

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63837.42
ETH 2539.78
USDT 1.00
SBD 2.65