Voando com a Garuda Airlines

in #travel7 years ago

Nosso voo com a Garuda Indonesia

Quando decidimos fazer uma viagem para a Ásia, a primeira passagem que compramos foi a de Londres para Jacarta. Sempre utilizo o buscador Kayak, que possibilita uma busca rápida dos preços de quase todas as companhias aéreas. Reservamos para o dia 18 de janeiro, 5 meses de antecedência. O preço foi bem razoável para um trecho só de ida. Pagamos £282.00, por passagem, na classe econômica e iríamos voar com a Garuda Indonesia.

O motivo de termos escolhido Jacarta como nosso ponto de entrada na Ásia foi o fato de ter sido um dos trechos mais baratos entre Londres e o Sudeste Asiático que encontramos, além de fazer sentido para o roteiro que queríamos fazer, claro.

O voo GIA089 para Jacarta, via Amsterdã, da Garuda Indonesia saiu do terminal norte do aeroporto de Gatwick, em Londres, sem atraso, às 11h35. Até Amsterdã são apenas 45 minutos de voo mas, mesmo assim, serviram um lanchinho rápido. Um wrap de tomate e queijo e um bolinho de coco e framboesa, que estava muito bom.

A aeronave, um boeing 777-300DR, fez o trajeto até Jacarta, com uma escala de quase 2 horas e meia em Amsterdã (lembrando que o horário da Holanda é 1 hora à frente do horário britânico). Apesar de ser o mesmo avião, tivemos que descer com toda a nossa bagagem de mão e aguardar no salão de embarque do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, até o novo embarque às 15h45.

Quando voltamos para os nossos assentos tinha uma garrafinha de água nos esperando e antes de decolarmos as comissárias passaram entregando um lencinho umedecido e uma pequena nécessaire, com um protetor de ouvidos, uma máscara de olhos e meias. No banheiro encontrei embalagens com escova e pasta de dentes.

O uniforme das comissárias é dos mais bonitos que já vi e estava dando um ar exótico para o nosso voo!

Uniforme da comissárias

Classe econômica possui fileiras de 9 assentos

Assim que decolamos passaram servindo uma bebida e salgadinhos e aproveitaram pra entregar o menu do jantar e café da manhã, com direito a duas opções, mas nenhuma era vegetariana.

Jantar

O jantar foi servido às 18h00. Não sou 100% vegetariana, mas prefiro não comer carnes, especialmente quando estou viajando. Como não havia me lembrado de solicitar refeições vegetarianas antes do voo, acabei tendo que escolher entre o frango ou a carne bovina para o jantar. Escolhi o frango, e até que estava bom.

Por volta das 23h00 serviram um muffin de mirtilos com uma garrafinha de água. Também podíamos buscar quantos salgadinhos, barrinha de cereais ou água quiséssemos.

A classe econômica tinha fileiras de 9 assentos no total, sendo três de cada lado e mais três no centro. Talvez pelo fato de ter vindo sentada no meio, achei meio apertado. O assento não deitava muito e achei um pouco desconfortável. Mas acredito que um voo de 13 horas e 50 minutos na classe econômica seja cansativo em qualquer lugar que sentasse.

Café da manha

O café da manhã foi servido às 8h00, no horário local (Jacarta está 6 horas à frente do horário britânico, nessa época do ano). Achei as opções meio estranhas, tinha arroz e frango para o café da manhã. Sempre acho que temos que adotar alguns costumes locais, mas o meu estômago não concordou muito com isso, ainda mais que o meu horário biológico estava me dizendo que eram duas horas da madrugada e nós estávamos praticamente almoçando! Fiquei meio enjoada com o cheiro da comida, que tomou conta do avião, e acabei não comendo muito. Mas sendo sincera, a comida estava boa, eu que sou meio enjoada para comer fora dos meus horários.

O sistema de entretenimento tinha várias opções de filmes, programas de TV e músicas. Ainda bem que tínhamos como ocupar as horas, pois apesar de ter internet a bordo, achei o preço bem salgado! USD 16.95 por apenas 3 horas de serviço.

Aterrissamos no horário previsto, às 11h25. O voo foi tranquilo e até agradável.

Li na revista de bordo que a Garuda ganhou o prêmio de melhor cabin crew em 2014, e o serviço continua excelente! Todos os funcionários tinham um sorriso no rosto!