Termos e Siglas usados no mundo das Criptomoedas

in #termos6 years ago

FUD = Fear, Uncertainty, Doubt = Medo, Incerteza e Dúvida. Geralmente causado por notícias pouco cofiáveis que geram apreensão no mercado e resultam em quedas.

FOMO = Fear Of Missing Out = Medo de Perder.

HOLD ou HODL = Segurar suas moedas, não vende-las. É um termo conhecido na comunidade, para que as pessoas não se apavorem e saiam vendendo suas moedas quando o mercado está em queda. A versão HODL ficou famosa quando um bêbado entrou num fórum online para pedir pro pessoal não vender, mas escreveu “segurar” de forma errada.

PUMP and DUMP = pump é elevar e dump é descartar. É um artificio que grupo de pessoas usam para elevar artificialmente o valor de uma moeda, comprando grande quantidade dela e atraindo novos compradores, para logo em seguida vende-la em massa pra tirar o lucro, o que acaba jogando o valor da moeda lá embaixo.

SHITCOIN = uma moeda ruim, sem valor.

SCAM = golpe

WHALE = baleias = uma pessoa com muitas moedas, capaz de manipular o mercado.

BULL = touro = significa mercado subindo ou em alta. O touro representa isso porque ele ataca de baixo pra cima. Um mercado em alta é um mercado “bullish”. Notem que a marca CRIPTOMANIACOS aqui do canal, tem um touro... e isso não é a toa. ☺

BEAR = urso = significa mercado caindo ou em baixa. O urso representa isso porque ele ataca de cima pra baixo. Um mercado em baixa é um mercado “Bearish”.

ICO = Initial Coin Offering = Oferta Inicial de Moeda.

KYC = Know Your Customer = Conhecendo o seu Cliente = cadastro obrigatório onde você envia suas informações e documentos para ter acesso a um ICO, acessar uma corretora e coisas do tipo.

2FA = Two Factor Authentication = Autenticação em Duas Etapas. É uma medida de segurança, muito utilizada pelas corretoras, que exige que você insira um código enviado por SMS ao seu celular ou gerado por um app como o Google Authenticator, antes de conseguir acessar a plataforma.

BITCOIN = é a principal criptomoeda do mercado. Já teve mais de 90% de dominância, mas hoje representa cerca de 40% do valor do mercado de criptomoedas.

ALTCOIN = é o termo utilizado pra qualquer criptomoeda que não seja o Bitcoin, ou seja, são criptomoedas alternativas àquela que é a principal.

TOKEN = são criptomoedas com funcionalidades extras, ou seja, que tem utilidades além de servirem somente como uma moeda.

BLOCKCHAIN = é um sistema de dados que permite a criação de registros digitais de transações numa rede descentralizada. E é a criptografia que permite aos usuários fazerem estes registros sem a necessidade de nenhuma figura central. Isso significa que pessoas e computadores de todo o mundo trabalham juntos na criação de uma rede ao invés de uma rede ser criada por uma entidade central. E essa rede é viável e segura justamente devido a criptografia.

A tradução de Blockchain seria “Corrente de Blocos” e ela é formada por blocos de dados. Ela vai crescendo a medida que novos dados vão surgindo e sendo armazenados em novos blocos. Todos estes blocos ficam visíveis para qualquer um verificar.

Fork = é a divisão permanente de uma blockchain, por divergências quanto as regras originais dessa rede. O código de uma blockchain costuma ser aberto a todos os usuários e qualquer time de programadores pode decidir por fazer uma alteração a partir de determinado momento, o que irá gerar uma bifurcação na rede. Essa nova alternativa poderá resultar numa nova criptomoeda, já que suas características são diferentes da criptomoeda original. É por esse motivo que temos Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold e tantas outras versões de Bitcoin. Todas as versões provém do código original do Bitcoin, mas foram feitas alterações em algumas das regras, gerando um fork do Bitcoin original. Isso é bem comum e acontece com diversas criptomoedas.

PoW = Proof of Work = Prova de Trabalho

Consiste na validação do trabalho proveniente da mineração, ou seja, da força computacional que um usuário faz para resolver complexos problemas matemáticos, que validam transações, e ser remunerado com novas moedas. O Bitcoin e diversas altcoins usam este método de consenso para assegurar a autenticidade da cadeia de blocos.

Para simplificar, imagine que você está realizando uma prova de matemática com dezenas de outros estudantes, dentro de uma sala de aula. O primeiro aluno que conseguir não somente entregar as respostas corretas, mas também provar passo-a-passo, como chegou nas respostas corretas, ganha a recompensa. Isso irá demandar bastante processamento do cérebro e consequentemente irá consumir bastante energia do corpo do aluno.

Nesse exemplo, o teste de matemática seria a transação a ser processada, a sala de aula é o mundo, o aluno é o computador que processa os algoritmos complexos e seu cérebro é a força computacional. A energia do corpo seria a energia elétrica gasta nesse processo.

PoS = Proof of Stake = Prova de Participação

É uma forma alternativa de verificar e validar as transações ou blocos. Ela seleciona um “validador” com base em 2 fatores: na quantidade de moedas, ou seja, na participação que essa pessoa tem nesse sistema e também no tempo que essa pessoa tem posse dessas moedas. Quanto mais moedas e mais tempo você as tiver, maiores suas chances de validar uma transação e receber a taxa de transação.

As vantagens desse método são:

• Você não precisa de computadores caros e poderosos, qualquer pessoa com um laptop e uma conexão a internet pode ser um validador
• Esse método não tem um consumo de eletricidade absurdo como o Proof of Work,
• Validações, e portanto, transações mais rápidas e
• Validadores fiéis, já que por quanto mais tempo eles possuem uma parcela maior de moedas, maiores as chances que eles tem de serem selecionados.

P2P = Peer-to-Peer , que significa pessoa-para-pessoa, ou seja, é como as transações acontecem num ambiente descentralizado. Praticamente qualquer transação numa blockchain pode ser realizada assim, entre pessoas, sem qualquer necessidade de um centralizador, como uma loja ou banco.

Smart Contract = Contrato Inteligente

É um acordo inalterável guardado na Blockchain. Quando assinado ele jamais poderá ser modificado. Ele pode ser usado pra criar barreiras que precisam ser superadas para a liberação de determinada quantia de dinheiro ou de informações. Note que funciona como um contrato tradicional... quando você compra um imóvel, existe uma cláusula que diz que o imóvel está sendo transferido de uma pessoa para outra, com base no pagamento de uma quantia... só que pra isso ocorrer sem risco, as pessoas dependem de cartórios, advogados e bancos. No caso de um Contrato Inteligente, você não depende de qualquer intermediário, já que o contrato só é validado quando ambas as partes cumprem o acordo. Assim que seu depósito é validado na Blockchain, o imóvel é registrado automaticamente no seu nome. Esse foi só um exemplo, mas as possibilidades de uso aqui são praticamente infinitas.

IOT = Internet of Things = Internet das Coisas

Permitirá que dispositivos se comuniquem entre si de forma inteligente para facilitar nossas vidas. Serão carros se comunicando com a linha de produção de peças de uma montadora, celulares se comunicando com eletrodomésticos da sua casa e coisas do tipo, de forma a facilitar nossas vidas. Uma criptomoeda que atua nesse ramo é a IOTA, outra é o INT Token.

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 63026.81
ETH 3462.43
USDT 1.00
SBD 2.51