Encontrando conteúdo em português no SteemitsteemCreated with Sketch.

in #steemit2 years ago (edited)

Não é difícil encontrar publicações no idioma de Camões dentro da plataforma:

As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram:
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

Bom, não precisa ser exatamente na linguagem de Camões, pode ser em um português menos poético e mais cotidiano...

Pode-se encontrar artigos usando o operador "site:" em buscadores tradicionais como Google e Qwant (clique para ver exemplos aqui e aqui), assim como no buscador especializado Ask Steem, e usando a pesquisa interna do Steemit (que recorre a um mecanismo personalizado do Google). Observe que, em qualquer desses casos, os posts levam de alguns minutos a vários dias para serem indexados e aparecerem nos resultados.

Para encontrar artigos em ascenção, novos e "hot", a maneira mais precisa é usando hashtags:

hashtag pt-br.png

#pt-br: Talvez a marcação mais recomendável para conteúdo brasileiro. Os códigos de linguagem e região, como o pt-BR, são amplamente usados na internet, e podem servir de dica sobre o público de destino de determinado conteúdo para o Google e outros buscadores. Milhões de sites usam essa convenção para localização de conteúdo e idiomas de interface. Da mesma forma, usam-se as marcações pt-PT para conteúdo em português destinado primariamente ao público de Portugal, pt-AO para Angola, pt-MZ para Moçambique, e por aí vai.
#pt: Dentro da cultura do Steemit, a tag "pt" é atualmente a mais utilizada tanto por usuários de Portugal quanto do Brasil e outras regiões de falantes de português. É bastante frequente, por exemplo, que estejam intercalados na linha do tempo da hashtag "pt", tanto artigos sobre criptomoedas como posts sobre turismo e culinária portuguesa.
#br: Alguns publicam alternativamente tanto sob a marcação "br", como sob "brasil", "portugues" e "portuguese". Curiosamente, a tag "portugal" leva majoritariamente a posts em inglês.

Veja também: Analysis of the tag #pt [Portuguese language community] | FAQ (Perguntas Frequentes) Steemit em diversas línguas, incluindo português | STEEMIT becomes MULTILINGUAL | NOW you're speaking my language! (Share your translation STEEMGIGS!)

E para outras informações, mais técnicas, sobre o uso de códigos de idioma: IETF language tag (em inglês) | Código de idioma IETF (em espanhol) | ISO 3166-1 alpha-2 (em inglês) | Language Designators with regions

Sort:  

Eu visitei os links de pesquisa que você sugeriu e me parece que eles estão retornando apenas resultados que tenham o pt-br no título do post. Não parece encontrar os posts com a tag escolhida. Será que fiz alguma coisa errada?

Oi Ignis, coloquei aquelas consultas como exemplo. Mas você pode substituir pelos termos que desejar no campo que fica na parte superior do buscador escolhido.
No caso do Steemit, você pode substituir o termo na própria barra de endereços do navegador, ou, especialmente se forem vários termos, usar o campo "Search" lá em cima, perto da lupinha.

Sim, isso eu entendi! Quero dizer que só está retornando os resultados da pesquisa que tenham o termo procurado no título, e não os posts marcados com as tags.

Nos buscadores tradicionais como Google e Qwant, a pesquisa é ampla, não buscam pelas tags específicas. Para resultados precisos com as tags, tem que usar o Steemit mesmo. Por exemplo, clique para acessar os posts em ascenção com a marcação #pt (mesmo que "pt" não esteja no título) e os novos posts com a marcação #pt-br (mesmo sem "pt-br" no título).

Muito bacana seu post.
Já achei alguns brasileiros nas pesquisas e estou adicionando.
Interação é a chave do sucesso aqui!

Um olá desde o país de Camões :)