Entre sapos e criptomoedas

in #steemit7 years ago

“Diga-me como serei medido, que eu te direi como me comportarei” -- Eliyahu M. Goldratt

 
Tenho postado por aqui sobre determinados assuntos da minha gama de interesses e que, aparentemente, alguns de vocês acharam convenientes ou proveitosos ao ponto de decidirem me "seguir". Então, eu poderia perceber que quando publico sobre, digamos, criptomoedas, aumente meu número de seguidores, curtidas e tal.

Perereca - Pixabay - Wikiimages

Mas o que aconteceria se de repente eu publicasse mais sobre assuntos que não coincidem com os interesses e até opiniões de meus seguidores? Para dar um exemplo, eu tenho uma simpatia por anuros (sapos, pererecas, rãs); gosto que visitem minha casa e em geral não me incomoda sua coabitação. O que muito provavelmente aconteceria se eu publicasse sobre sapos, é que eu perderia seguidores. Então, de certa forma, vamos ficando mais "amarrados". Não há dúvidas de que, se no meu canal voltado a tecnologia no Telegram, publicasse uma notícia sobre brócolis (e já o fiz, mas em canais apropriados, por achar relevante para seu público) várias pessoas deixariam de me seguir. Mas por lá eu posso participar de quantos canais eu quiser.

Já no Steemit, seremos "prisioneiros" de nossos seguidores, obrigados a manter alguma coerência com o que já publicamos no passado? Seremos consciente ou inconscientemente moldados para não desagradar nossa rede de atenção?

Ao fim e ao cabo, para a maioria, em maior ou menor medida, é isso mesmo. E esse não é um problema da comunidade, das pessoas que aqui participam, mas talvez uma lacuna específica do Steemit / Busy. No Telegram, Facebook, Reddit etc, é possível se organizar melhor em canais, grupos, páginas, direcionadas a interesses e públicos específicos. Por aqui, a única organização possível ocorre por meio de tags (às vezes, genéricas demais, como a #pt), para as quais sequer existe um mecanismo de subscrição.

No entanto, pode existir uma vantagem como efeito colateral: a estrutura do Steemit "força" o usuário a conviver com pontos de vistas diferentes. Justamente Facebook e outras redes são acusadas de formar "panelas", ou câmaras de eco, onde as opiniões dos usuários se reforçam e, em alguns casos, radicalizam.

"Nos meios de comunicação, o termo câmara de eco é análogo a uma câmara de eco acústica, onde os sons reverberam em um invólucro oco. Uma câmara de eco , também conhecido como câmara de eco ideológica, é uma descrição metafórica de uma situação em que informações, ideias ou crenças são amplificadas ou reforçadas pela comunicação e repetição dentro de um sistema definido. Dentro de uma câmara de eco, as fontes oficiais muitas vezes são inquestionáveis e opiniões diferentes ou concorrentes são censuradas ou desautorizadas. A maioria dos ambientes de câmara de eco dependem de doutrinação e propaganda, a fim de disseminar informação, sutil ou não, de modo a atrapalhar os que estão presos na câmara e a evitar que tenham habilidades de pensamento cético necessárias para desacreditar a desinformação óbvia." -- Wikipédia

 
Mas não estou certo se esse efeito colateral é mais importante que a própria "moléstia" (o fato de não dispormos de meios melhores de organizarmos conteúdo por aqui), já que, de uma forma ou de outra, as câmaras de eco se farão presentes por aqui também, e ainda por cima munidas do poder de pressão econômico.

Estaria você disposto ou disposta a "engolir alguns sapos" em favor de suas recompensas?

Sort:  

Boa reflexão, o steemit ainda é uma plataforma muito nova e de certo que muita coisa irá mudar. Em relação á organização penso o mesmo que tu, só temos as tags ou decoramos certos users. Mas de certo que isso irá mudar.

Sobre essa parte que você citou, de se "aprisionar" em relação aos conteúdos por conta dos seguidores, eu acredito que se toda a comunidade de fato, aumentar, vão surgindo mais nichos e grupos divididos com seus assuntos específicos... Mas por enquanto ainda estamos com esse receio de postar coisas mais neutras e leves para que não choquem muita gente.

Lembrei que quando lançaram o ChainBB, fórum online que roda no Steem blockchain, o pessoal que gosta do modo de divisão dos temas como no Reddit, festejou e deve utilizar até hoje. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 62205.55
ETH 2397.85
USDT 1.00
SBD 2.50