Madeira: A Pérola do Atlântico | Portugal

in #steemit7 years ago (edited)

No ano 2013 tive a oportunidade de viajar a Madeira, é uma das ilhas que compõe as Ilhas Madeira, é a maior e portanto leva seu nome. Madeira pertence a Portugal, encontra-se aproximadamente a umas 2 horas em avião desde Funchal, sua capital, até Lisboa a capital de Portugal ou como lhe chamam os portugueses "continente". Madeira encontra-se no Oceano Atlântico e para meu é definitivamente a Pérola do Atlântico, tenho estado lá várias vezes e a cada vez que vou me surpreende e apaixona mais e por suposto me custa me despedir da bela ilha, só esperando regressar.

Desta vez minha viagem não foi para nada planeado, foi algo muito precipitado no final de Outubro, mas bom por aí dizem que as coisas que não se planeam saem melhor e bom desta viagem não me posso queixar. É a primeira vez que estou em Funchal tão pouco tempo, foi só uma semana de modo que tive de fazer todo rapido para aproveitar o maior tempo possível, por suposto visitei a minha família e aproveitei para conhecer lugares novos que não tinha estado.  

Uma das coisas que mais amo em Madeira é caminhar, caminhar pelas suas ruas em Funchal, as quais estão cheias de restaurants pequenos e muito típicos, turistas caminhando que chegam a maioria em cruzeiros, flores formosas, música e o clima ideal, apesar de que a viagem foi já entrando em outono que em Europa é o início do frio, na ilha se mantinha um clima bastante fresco e agradável sem necessidade de usar grandes casacos ou botas, só sweaters singelos e jeans, sem esquecer por suposto sair com a câmara.  

Minha estadía foi em Funchal, mas visitei outros lugares como Machico, Calheta, Ponta Delgada, Camacha e Santana, onde são típicos as pequenas festividades religiosas, decorando as ruas com vistosos cores, como foi o caso de Machico quando lá passei.

Em Santana vi suas típicas casas, a maioria das casas hoje em dia nesta localidade já não têm este tipo particular de arquitectura, ainda que notei em alguns casos que as pessoas têm conservado suas antigas casas e construído uma nova ao lado de arquitectura moderna, penso que a maneira de conservar parte de sua história. A explicação deste tipo de casas deram-me seus mesmos habitantes, contaram-me que Santana é uma localidade na que chove muito portanto os tetos os construíam assim anos atrás para evitar que se filtrasse o água de chuva dentro de suas casas. Em alguns lugares, como restaurantes ou supermercados têm pequenas réplicas das casas que podes ingressar, eu por suposto não me pude resistir a isso.  

Ademais estive em lugares com vistas alucinantes como Ponta de São Lourenço, uma das vistas mas formosas que tenho visto em minha vida, de postal. Ademais passei por alguns miradouros, ainda que não tive o chance de ir até Pico do Arieiro, é o mais alto da Ilha, contaram-me que estando ali podes ver os aviões voando abaixo teu, definitivamente esse lugar está em minha lista de lugares que devo visitar.

Formosa vista, não é?, pois conto-lhes que aqui não só a vista te rouba o alento, a brisa é fortísima, enquanto vais subindo sentes um golpe de brisa normal, bastante soportable, mas num ponto se sente como um choque de brisas, acho que é algo bem como o ponto onde se entrelazan ou chocam os ventos do norte e do sul, algo assim também me contaram; a questão é que se pensam subir devem o fazer com bastante cuidado, não pretendam se acercar muito às bordas, aqui não há protecção de borda e a brisa pode nos fazer uma má jogada, muitos turistas tentando pôr a prova sua audacia caíram. Eu recomendo muitíssimo este lugar, a vista é um espetáculo, mas se deve ter cuidado, também lhes recomendo que não façam como eu e se vão passar por aqui recordem levar algo para amarrar seu cabelo se são de cabelo comprimo, ou sofrerão pelo cabelo voando.

As noites em Funchal são bastante frescas, ao mesmo tempo bastante animadas, para todo o tipo de gustos, podes ir tomar “ponchas”, a bebida alcoólica típica de Madeira e sem lugar a dúvidas a mais famosa, enquanto tomadas algo podes desfrutar de música ao vivo, já seja de fados ou uma interpretação de canções populares do momento por parte de artistas locais, podes ir a um dos tantos restaurants da zona e caminhar pela Av. do Mar, minha favorita para caminhar cerca do porto e com opções de comida perto. Depende da época na que viajem as noites começarão cedo ou pelo contrário muito tarde, para o mês no que fui a noite começava a uma hora normal, bom para mim normal que sou de Caracas e a noite aqui se põe entre as 6.00pm e 6.30pm. 

Uma noite decidi sair a caminhar pela Av. do Mar, encontrando com a surpresa de um carrito que vendia castanhas assadas, muito comum nesses meses, nunca as tinha provado e me encantaram, sentei-me justo no porto vendo um grande cruzeiro enquanto degustaba minhas castanhas, ao terminar entrei num local bem perto daí que tinham música ao vivo e um ambiente bastante agradável, onde podias identificar rapidamente um que outro alemão ou britânico que tinham abusado das ponchas já que os deixava em evidência seus grandes dotes para cantar.  

Foi uma noite incrível, ao igual que todos os dias que passei na Ilha, se têm a oportunidade de ir não a deixem passar, aproveitem nos meses de verão e outono para evitar as temporadas de chuvas que poderiam interromper seu percurso pela Ilha. Madeira tem milhões de coisas por ver e isto não é nem a metade, a verdade é uma ilha tranquila mas sempre podes conseguir algo que fazer, uma semana não é suficiente para a percorrer mas sim para sentir saudades.

Contem-me, têm estado em Madeira? que lugares recomendar-me-iam visitar para a próxima vez?   

Beijinhos!   


Instagram: @fatimacarolinablog   

Blog: https://fatimacarolinablog.blogspot.com   

Fonte: Meu blog: https://fatimacarolinablog.blogspot.com/2017/09/recorriedo-la-perla-del-atlantico.html  

Sort:  

Lindos lugares

Bom dia Fátima!! Muito bom post!!

Só uma coisa, como o pessoal aqui do Steemit não quer plágio, achas que conseguias verificar que é o teu blog... por exemplo um link no blog que direciona para o Steemit?

Assim vais ter mais votos e menos problemas.

Olá @maxjoy obrigada!

Sim, é meu post. Eu tenho um blog e ao final do post eu deixei o link para meu blog com o mismo post.
Este é meu blog: https://fatimacarolinablog.blogspot.com
Este é o post em espanhol, eu ponho aqui (Steemit) o mismo post mas também em português : https://fatimacarolinablog.blogspot.com/2017/09/recorriedo-la-perla-del-atlantico.html
Todas as fotografias são tiradas por mim também :)

Eu nao gosto do plágio, nao é honesto. Sempre deixo o link ao final do post para evitar confusão, mas também é uma boa ideia deixar o link que direciona para o steemit em o meu blog.

Bom dia e obrigada pelo comentario :)

Bom dia,

O pessoal aqui do Steemit, precisava de ver uma confirmação no blog. Até lá eles vão ficar na dúvida se é plágio ou não...

Se colocar um link no blog para o Steemit vai receber mais Upvotes

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 67435.35
ETH 3528.53
USDT 1.00
SBD 2.68