Porquê eu recuso projetos de startups!

in #startups6 years ago (edited)

image.png

Frequentemente eu recebo propostas de pessoas dizendo que estão abrindo uma startup e querem que eu entre no negócio para receber porcentagens dos lucros.

Pois bem; vou explicar por que eu rejeito estas propostas; para isso, vou deixar minha última resposta para a pessoa que me fez, hoje, uma proposta dessa (claro, vou excluir apenas o nome da pessoa).

Email resposta:
Obrigado pelo retorno!

Quanto ao sistema, embora eu não saiba a finalidade, os módulos são coisas triviais. Até o momento, do que me apresentou, não consigo ver dificuldades em nada.

Quanto a entrar em algo para ganhar percentual, seguinte:

Eu tenho vários projetos que eu coloco para frente sempre nos tempos disponíveis, e acredito que uma ideia sem quem a planejou não vai para frente.

Por outro lado penso que se é para arriscar, entrar em algo sem garantia alguma, é melhor lutar pelos meus sonhos.

Não me leve a mal, e nem quero ser indelicado, mas gostaria que refletisse sobre alguns pensamento de alguns programadores (inclusive o meu), mas antes quero te contar algo que conheci de um motorista da Uber no mês passado, quando peguei Uber (chamado Carlos) e fui dialogando com o mesmo.

Você deve conhecer o aplicativo Waze não? Então é um GPS. E o Carlos, motorista da Uber me contou que muito antes de surgir este projeto ele teve esta ideia, com todos os detalhes, na verdade ele disse que ainda tem alguns diferenciais que não me contou, eu também não perguntei.

Ele conta que procurou um programador para fazer, mas ninguém queria receber por porcentagem, um dos programadores propus desenvolver por 15 mil, ele não quis investir. Tempos depois ele recebe uma ligação de um amigo dele, o mesmo amigo dele que o chamou de louco quando ele teve a ideia e disse assim: Cara me diga que foi você que fez o aplicativo; pois é, não foi o Carlos. O Waze foi comprado pela Google por aproximadamente 1,3 bilhão de dólares.

Quanto ao meu pensamento, eu recebo no mínimo uma proposta dessa por semana, sim por semana, infelizmente tenho que recusar todas.

Mas meus pensamento, sem querer se grosseiro:

Por que um programador entraria em uma ideia onde só tem risco para ele? Pois se a ideia não der certo ele perdeu tempo e muito tempo, acredito que se oferecer ao menos o básico para o programador você terá mais sucesso. Como internet, aluguel do escritório, telefone, café que o programador toma muito (não é meu caso), além de custos extras, pois programador que se prese, se atualiza diariamente, sim eu disse “diariamente”. Pelo menos eu e os que conheço que considero bons são assim.

Se você não acredita na sua ideia a ponto de investir nela, por que um programador deveria? Se demonstrar que quer ajudar pelo menos com o básico, que não tem condições de pagar a totalidade do projeto, pode ser algo bom e você terá mais chance de conseguir alguém para entrar no projeto.

Desejo sucesso, se quiser melhorar a proposta podemos seguir, alias, isso me parece um ERP, tem muitos por ai, precisa ter um diferencial.

Abs,

Leandro Henrique

Para conhecer mais sobre mim acesse meu site https://henriquereis.com
 — -SIGA ME NAS REDES SOCIAIS — -
Skype: emtudo
Twitter: twitter.com/emtudo
linkedin: https://www.linkedin.com/in/emtudo
Facebook: https://fb.com/emtudo
Página fb: https://fb.com/emtudocasts

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 63585.64
ETH 3035.86
USDT 1.00
SBD 3.84