CORDEIRO IMOLADO OU BODE EXPIATÓRIO
Porque Nosso Senhor Jesus Cristo é o Cordeiro Imolado que tira o pecado do mundo e NÃO É o bode que expia o pecado do mundo?
A resposta é simples.
É porque o cordeiro se oferece como vítima inocente enquanto que o bode não quer ser vítima.
A experiência mostra que o carneiro (cordeiro), na hora do sacrifício, estende o pescoço se oferecendo para morrer... e, quando é golpeado, solta uma lágrima. É uma experiência marcante e dificilmente o algoz, sensível, deixa de se emocionar.
Porém, o bode, na hora de morrer, foge, grita, se apavora e transforma a circunstância num ato de violência. Ou seja, o bode é utilizado como exemplo de punição para avisar, a um determinado grupo que, se não pararem com tal comportamento incômodo, todos sofrerão a mesma punição.
Portanto, o carneiro (cordeiro) é aquele que, sem culpa, se oferece sem oposição ao sacrifício para salvar o outro, ou os outros, de uma injustiça.
Então, a resposta à pergunta inicial é a seguinte:
Nosso Senhor Jesus Cristo é o cordeiro imolado que tira o pecado do mundo porque se ofereceu, livremente, em sacrifício, como vítima inocente, para nos livrar da escravidão do pecado.
Se voltarmos o olhar para a situação política, na qual estamos vivenciando atualmente, com esse raciocínio percebemos que não há cordeiros. E os bodes expiatórios são os expoentes do conservadorismo sendo censurados pelas grandes mídias e pelas mídias sociais.
No caso do Lula, nem se pode falar em bode expiatório e muito menos de cordeiro. Pois o Lula é bandido corrupto e foi preso para expiar o seu próprio erro.
Todos os PTistas sabem que o Lula é culpado, mas protestam apenas porque outros que também erraram, como ele, não foram presos ainda...