You are viewing a single comment's thread from:

RE: [Portuguese Version] Artigos Científicos Aleatórios - Síndrome de Húbris: Como o Poder Corrompe

in #science6 years ago

Muito obrigada por compartilhar e, claro, vale um reestem.

Enquanto lia, um filme mudo, só de rostos, passava na minha cabeça.

Sobre a prevenção, acha possível que alguém com tendência a esta síndrome seja capaz de sair de cena antes que a situação se agrave?!

Sort:  

Obrigado pelo comentário tmarisco.
Respondendo à pergunta: sinceramente não acho que qualquer pessoa com esta síndrome saia do cargo que ocupa pelo seu próprio pé. Para isso acontecer, tem que ser uma pessoa com uma humildade e inteligência emocional acima da média. O mundo político e empresarial está repleto de poderosos que tombaram porque não souberam escutar a realidade. Sair da redoma, falar com as pessoas simples e contratar mensageiros das más notícias pode ser um antídoto para a húbris. Esperemos que este post ajude a mudar a mentalidade daqueles que se identificam com a síndrome, esperando assim a suavizar comportamentos.

Obrigada pela resposta e, como deve ter percebido, a minha pergunta foi retórica. De todas as maneiras, só acho que há cura e não uma prevenção. As ações que sugere para evitar o mal maior são uma excelente medida, devem estar presentes desde o início e cultivadas ao longo da vida desses potenciais sociopatas. Por estas e por outras, acho importante ter uma educação (em todos os ciclos) com mais disciplinas de humanidades.

Quando você disse que muitos tombaram, atendo-me somente nos que sobrevivem, pensei logo nos "madalenas arrependidas" que, depois de uma rasteira grande na vida profissional e social, sofrem, refletem, recomeçam e até viram filme. XD

Seguindo para a última parte da sua resposta, sinceramente, não sei até que ponto um sociopata conseguiria se identificar como tal. Até fiquei curiosa e vou perguntar para amigos psicólogos (se for da área ou souber, ficarei feliz por me esclarecer este "grilhinho" bobo).

Mais uma vez, obrigada pelo belo post e pela oportunidade de discutirmos isto nesta plataforma.

Abraços,

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 67578.10
ETH 3250.74
USDT 1.00
SBD 2.64