Primeira imagem de um dos grandes mistérios do universo pode ser divulgada em 2018

in #science7 years ago

Planetas, estrelas, galáxias e tantos outros corpos celestes compõem o Universo. Todos eles são carregados de enigmas, curiosidades e preocupações para a humanidade. Além deles, existem os buracos negros, um dos maiores mistérios encontrados no meio de tudo isso. Eles são objetos astronômicos extremamente massivos e compactos. Neles, o espaço deixa de existir e o tempo para. Lá, a gravidade é tão forte que nem as partículas de luz conseguem escapar. Há infinitos buracos negros espalhados pelo Universo. Eles são divididos em dois tipos: estelares e supermassivo.

Tal constituição e complexidade até hoje não permitiram que os cientistas conseguissem uma única imagem, como acontece com tantos outros objetos. Pela primeira vez na história, o homem está perto de encontrar algumas respostas por meio de uma foto. Com ela, será possível visualizar os eventos da sua borda.

buraco-negro.jpg
Simulação de um buraco negro engolindo nuvens de poeira (Foto: Keio University)

Desde o início do ano passado, um grupo de cientistas do mundo inteiro está atrás de uma imagem do buraco negro supermassivo Sagittarius A* (o asterisco se pronuncia "estrela"). Ele fica centro da Via Láctea e possui quatro milhões de vezes a massa do Sol.

A iniciativa, chamada Event Horizon Telescope (EHT), ou Telescópio do Horizonte de Eventos, usa tecnologia de ponta para fotografar. Para isso, foram necessárias diversas antenas de rádio espalhadas pelo mundo. Todas interligadas simulam uma única com o diâmetro da Terra.

Quanto menor o comprimento dessas ondas, mas nítidas se tornam as imagens. O foco do EHT é enxergar o horizonte de eventos até onde é possível enxergar a luz. O diâmetro do Sgr A* é aproximadamente 44 milhões de quilômetros, equivalente a 30 vezes o tamanho do Sol.

Todas as informações já foram coletadas e estão em análise no MIT, nos Estados Unidos e no Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha. Tudo indica que neste ano tenhamos a primeira imagem de um buraco negro e não estamos falando de qualquer um.

Sort:  

Se existe algo que eu pagaria muito para ver é um buraco negro engolindo qualquer coisa. Acho magnífico o Universo e o seu poder e construir e destruir tudo. É filosófico e poético, ao mesmo tempo que lindo e horrendo.

Verdade, é tudo tão complexo e infinito que fica até difícil de descrever. Me sinto tão pequena e insignificante diante de tudo que ainda nem conhecemos e tantas outras coisas impossíveis de dominar ou chegar perto como um buraco negro.

Eu adoro ciência, principalmente assuntos ligados ao espaço. Para ler e entender estas coisas é preciso ver tudo de uma perspectiva e dimensão que faz a cabeça explodir. Estes dias eu assisti a uma série no Netflix chamada The Expanse que explora vários assuntos do resultado da colonizção do espaço pelo homem. Outra série que adoro e agora será lançada a segunda temporada é a Cosmos com o Neil Degrasse.
A primeira vez que eu consegui ter uma noção do que era um buraco negro, foi quando um processor de desenho lá da Escola Panamericana (nossa como faz tempo isso), que era formado em física, me explicou que o burcao não é um vazio e sim uma grande concentração de massa. É como se pudéssemo pegar o Sol e ir esmagando até caber na ponta de um alfinete. Imagina a força necessária pra isso (gravidade). De tão forte, a luz não consegue penetrar e faz uma curva, contornando o objeto denso. Uau!

É tudo muito impressionante e fascinante essas coisas ligadas à ciência. Agora, estou procurando aprender mais sobre o assunto. Tem um canal no YouTube bom a respeito chamado Space Today. Cosmos eu quero voltar a assistir, não sabia que eles iam lançar a segunda temporada.

Cosmos é muito legal. A forma como eles reunem história e conhecimento científico é brilhante. Aliás, a trilha do filme Interstellar é fantástica para se ouvir enquanto escreve. Produzida por Hans Zimmer, vale a pena assistir esse documentário da produção:

Obrigada pela indicação, vou assistir com certeza. Lembro que tinha falado da biografia do Elon Musk já está na minha listinha tb!!

Duvido que haja uma "imagem" fotográfica... Talvez interpretações de energia. Afinal de contas, não dá pra tirar foto do que não devolve luz. As leituras ainda devem ser algo incrível, mesmo assim.

Imagino que olhar diretamente para um buraco negro deva ser como olhar pra uma assombração de filme de terror... Você sabe que está ali, mas não vê. Que medo.

Na verdade, a foto é da borda mesmo. Vamos continuar acompanhando ;)

Sim... não do buraco negro em si, é o que eu quis dizer. Duvido que a foto de simulação deixe de incluir o que nosso olho não veria. Está lá e está retratado, existe, mas não significa que esteja próximo do visualmente observável.

Eu gosto muito desse tipo de assunto e seria massa assistir em tempo real esse imenso buraco negro!

Nem me fale! Quando resolvi abordar o assunto fiquei meio na dúvida se seria uma boa, feliz que tenha gostado. ;)

Fiquei ansioso em ver isto!

Vamos acompanhar, amigo! ;)

You're so nice for commenting on this post. For that, I gave you a vote!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 64112.50
ETH 3174.45
USDT 1.00
SBD 2.54