As cientistas mais conhecidas da história

in #science6 years ago

Dando continuidade a série de publicações sobre mulheres inspiradoras para o bem ou mal. Dessa vez, listo 7 cientistas que marcaram a história da ciência.

mulheres-ciencia-historia.jpg
Primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa)

Confira e relembre algumas contribuições femininas para o desenvolvimento da sociedade

Marie Curie (1867 – 1934)

A “mãe da física moderna”. Conhecida por sua pesquisa pioneira sobre radioatividade, Marie foi a primeira mulher a ganhar um Nobel. Ao todo, foram dois: o primeiro em 1903, em Química; o segundo em 1911, em Física.

Ada Lovelace (1815 -1852)

Primeira programadora da história. Além de matemática e escritora inglesa, era filha do poeta Lorde Byron. Sua pesquisa em motores analíticos baseou a invenção dos primeiros computadores. As observações dela sobre os motores são os primeiros algoritmos conhecidos.

Katherine Johnson

Nascida em 1918, Katherine foi uma física, cientista espacial e matemática estadunidense. Ela deu suas contribuições para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA para calcular o trajeto do primeiro voo tripulado americano para o espaço. Sua história foi retratada no filme Mulheres Além do Tempo, de Theodore Melfi.

Sua figura também será lembrada por meio de uma linha de bonecas da Barbie, chamada de “Mulheres Inspiradoras”. A Mattel divulgou a notícia nesta terça-feira. Além dela, outras 16 mulheres ao redor do mundo recebem a homenagem.

May-Britt Moser

Nascida em 1963, é uma psicóloga e neurocientista norueguesa. Vencedora do prêmio Nobel, ela é reconhecida pela sua descoberta de células neurônios responsáveis pelo sistema espacial cerebral. O estudo ajudou na compreensão de problemas neurológicos cognitivos, como mal de Alzheimer.

Virginia Apgar (1909 -1974)

Virginia era médica norte-americana, especializada em obstetrícia e anestesiologia. Ela é conhecida pela criação da Escala de Apgar, exame que avalia recém-nascidos em seus primeiros momentos de vida. Desde a descoberta, conseguiu diminuir as taxas de mortalidade infantil drasticamente em todo mundo.

Elizabeth Arden (1884- 1966)

Formada em enfermagem, começou suas descobertas dentro de casa usando leite e gordura para criar cremes. Aos poucos, nascia as primeiras fórmulas dos produtos de beleza. Atualmente, sua marca é uma das mais valiosas empresas de cosméticos.

Nise da Silveira (1905- 1999)

Aluna de Carl Jung, a brasileira foi uma psiquiatra renomada. Também é conhecida por sua luta contra contra métodos agressivos de tratamento, como choques e confinamento. Em 1936, durante a Intentona Comunista, foi presa por possuir livros marxistas. Nesse período, conheceu o escritor Graciliano Ramos. Ele a transformou em uma personagem de seu livro Memórias do Cárcere.

7 filmes protagonizados por mulheres
A mensagem da Terra para o Universo

Sort:  

Pelo que estou conseguindo acompanhar por aqui, estes seus post sobre mulheres estão demais! E são tantas que é difícil elencar algumas, não é mesmo? Muito obrigada por compartilhar. Abraços.

Sim, bem difícil mesmo! Depois, fico lembrando de algumas que não citei, mas são tantas, não tem nem como... hahah Eu que agradeço! =)

Olá, @leticiachiantia : Hoje Duplo parabén!!


Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia, e hoje ademais, relativas ó día da Mulher. A equipa de curación decidiu destacar este teu post na publicación O Garimpo do día da Muller
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed


Votando esta notificación axudasnos a manter este servizo de curación.

reinado.gif

Muito obrigada!! =)

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigada!

Estudo e trabalho no Instituto, que antes era Hospital Dom Pedro 2, e hoje Instituto Municipal Nise da Silveira! Ela revolucionou a medicina psiquiátrica no Brasil. Depois do retorno do asilo politico, ela ainda teve que vencer uma cultura, desde a machista, a cultura de uma medicina que era daquela forma, não era uma medicina ruim, era o que era, mas não o bastante, precisava ser mais humana, mais inteligente, menos orgânica. E de uma vida de luta, vivemos uma realidade pouco percebida, porém magnifica, de que a cultura da medicina mudou, mesmo que muito a melhorar, ela mudou os rumos da medicina psiquiátrica brasileira. Sou de uma geração que foi tomada pela história, os psiquiatras ainda são vistos como o que a história nos trouxe, e os pacientes ainda sofrem o preconceito de ser pacientes psiquiátricos, mas em suas casas, e com médicos que aprenderam que medicina não se faz só com dados, se faz com amor. Sou da geração que aprendeu com a Dra Nise da Silveira, que não existe nada mais importante do que saber em relação a nossa função, que não somos nós que ensinamos, somos os que aprendemos.

" Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas"
Nise da Silveira

Nossa, impressionante essas informações. Pelo seu relato é bom perceber o quanto ela é respeitada no meio, principalmente. O bom tb é que tem uma visão equilibrada e de bom senso, algo meio raro nos dias de hoje. Essa frase realmente muito boa. Obrigada!! Abraços e bom fim de semana =)

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.12
JST 0.027
BTC 65661.21
ETH 3443.12
USDT 1.00
SBD 2.32