O que é Blockchain ?

in saldopositivo •  4 months ago
Blockchain é uma tecnologia revolucionária, uma verdadeira quebra de paradigma, que vai mudar o mundo como o conhecemos, algo como a invenção da pólvora e da eletricidade. Só perdendo em importância talvez para a criação da própria Internet.


Acredito que sua utilização em escala global para as mais diversas áreas e aplicações seja apenas questão de tempo e maturação de aspectos técnicos a serem implementados. Assim como do aumento de sua aceitação, difusão e utilização por cada vez mais indivíduos. Imagino ser um caminho sem volta, apenas não temos como definir o tempo e a velocidade exatas de sua expansão no futuro.

Definição

Uma explicação simplificada seria dizer que a Blockchain é um banco de dados público e descentralizado que mantém registros imutáveis de forma digital. Mas vamos nos aprofundar um pouco nos seus elementos mais essenciais:

Blockchain é um sistema de registro criptográfico seguro e descentralizado, de código aberto, organizado em unidades chamadas "blocos" dispostas em uma cadeia, ou “corrente”, daí a origem do nome, da junção no idioma inglês de; Block = Bloco, e Chain = Corrente.


Uma “corrente” de blocos, encadeados, conectados uns aos outros e unidos por um elo de conexão que é a própria rede. De modo que um bloco não pode ser alterado ou removido uma vez que entre na cadeia. As transações (os blocos) são processadas de forma síncrona por vários agentes validadores, chamados de mineradores (normalmente cedendo a força computacional para validar e registrar os blocos).

Em virtude de suas características, a Blockchain torna desnecessária a confiança em qualquer pessoa, grupo, instituição ou corporação, para assegurar a integridade do registro.

Observe que os registros no banco de dados da Blockchain, são criptografados, no entanto o protocolo da rede é de código aberto. Além disto existe um incentivo econômico para os Stakeholders, isto é; os proprietários de Nodos, Mineradores e Usuários seguirem consensualmente o código.

Este protocolo por sua vez não é estático, pode ir sendo modificado através de Forks, divisões no protocolo da rede, que desta maneira pode evoluir e ser eventualmente alterado (por exemplo para corrigir uma falha de segurança, implementar melhorias, etc). Este dinamismo sempre depende do consenso da maioria, o que intensifica seu caráter descentralizado.

O principal é a plataforma ser transparente pra atrair confiança dos usuários. Uma maior demanda aumenta o preço, que atrai mais Hashrate (Mineradores) e Serviços (Nodos). Nodos são os usuários/empresas que armazenam a Blockchain. O Nodo (full node) nada mais é que o registro de todos os blocos desde o início da Blockchain, ou seja a Blockchain inteira.

Cada cópia do registro é atualizada em tempo real simultaneamente, assim cada Nodo armazena uma cópia do registro completo. Quando um novo bloco é processado e entra na Blockchain, ele é transmitido para todos os Nodos, e portanto não existe maneira de adulterar o registro. Existem muitos outros aspectos, mas não é o tema deste artigo abranger todas as questões técnicas e sim dar uma definição básica.

Princípios

1 - O aspecto técnico, das transações serem validadas simultaneamente por vários agentes, o que aumenta a segurança do registro.

2 - A descentralização na gestão, no controle e validação das transações, que permite registros livres e independentes da necessidade de confiança em um agente centralizador . Quanto mais descentralizada a rede, maior esta liberdade.

3 - A união e interação dos dois anteriores, que permite registros automáticos que, por serem descentralizados, não podem ser alterados por nenhum indivíduo em particular.

Isso gera um ganho de eficiência na automação do processo de registro (não é preciso existir um intermediário) e na confiabilidade (reduz o tempo com certificação, reduz o risco de fraudes, etc.)

Esses registros podem ser de transações financeiras, de estados de objetos, de identidade, de certificações, enfim, de qualquer coisa.

Exemplos

Imagine um cartório. Você paga para que ele possa dizer que a tua assinatura é válida ou qualquer outro documento é verdadeiro, já que ele tem fé pública.

Agora imagine que ao invés desse funcionário do governo, toda vez que qualquer coisa seja assinada todo mundo veja.

Não precisa mais do intermediário, já que todo mundo estava presente e era testemunha. É assim que a Blockchain funciona.

Cada transação é validada por cada computador na rede, então é em teoria muito mais seguro, já que é descentralizado.

Por exemplo quando você abre uma conta no banco e deposita dinheiro, qual sua garantia de que amanhã o dinheiro estará lá? A confiança que você tem no banco e no sistema financeiro como um todo, certo?

Quando você compra uma caixa de leite ou um pacote de biscoito no supermercado, qual sua garantia de que o produto tem os ingredientes descritos na embalagem? Ou de que o produto é sem lactose ou sem açúcar ou, enfim, cumpre alguma especificação sua? Ou de que ele está na validade? A sua confiança na empresa que produz, no supermercado e outros intermediários responsáveis pelo armazenamento, transporte, conservação e no governo que fiscaliza.

Os exemplos são muitos. Na nossa vida cotidiana, confiamos em muitos intermediários para manter a integridade das coisas que consumimos.

Desafios

A Blockchain é uma tecnologia que permite a integridade dos registros sem qualquer tipo de necessidade de confiança em intermediários e tudo de forma automática.

Ou seja, eu sei que o produto está na validade ou usa os ingredientes X ou Y ou que o dinheiro estará lá na conta, independente de ser obrigado a confiar em algo ou alguém que detém o verdadeiro controle do serviço em questão.

Sendo assim elimina muitos custos com compliance, certificações, fiscalização, fraudes, etc. Além de possibilitar mais eficiência e agilizar todo o processo.

Para a Blockchain poder ter essas características, ela precisa ser descentralizada. Ninguém pode ter o domínio majoritário da rede e quanto mais gente participar da rede, menor a chance de adulteração deste registro.

Por outro lado, se ninguém pode modificar os mecanismos da rede, nem empresas, nem governos, nem ninguém, então não dá para ser regulada e não daria pra nenhum juiz ou autoridade mandar "fechar" a rede. Esse é um desafio do mundo real e em muitos casos um obstáculo à aceitação.

Existem outros desafios técnicos também pra rede aguentar processar muitos registros simultaneamente de forma descentralizada sem perder velocidade e eficiência, ou até mesmo vir a travar ou "engasgar".

Como a Blockchain é impossível de ser regulada e impossível de ser controlada por uma empresa, o que muitas empresas e governos vêm fazendo é pegar algumas das melhorias da Blockchain e criar tecnologias parecidas, mas centralizadas, mas neste caso meio que ela perde a sua essência pois o órgão controlador de algum modo poderia ter o poder de adulterar os registros.

Projetos

Muito se ouve falar em Bitcoin mas muitas pessoas não sabem toda amplitude e envergadura de possibilidades e aplicações desta tecnologia. Existem vários projetos em Blockchain. O Bitcoin seria a tentativa de replicar digitalmente uma moeda forte, com todas as suas características mais desejáveis tais como ser reserva de valor, medida de valor e meio de troca, além de indestrutibilidade, etc. (no estilo das antigas moedas de ouro) e servir como moeda e meio de pagamento digital.


Temos também o Ethereum: uma plataforma em Blockchain que pretende ser um grande sistema operacional mundial, uma máquina virtual na qual seria possível rodar todo tipo de aplicações descentralizadas. Como por exemplo Contratos Inteligentes, que funcionam exatamente como programados sem qualquer possibilidade de modificação, censura, fraude ou interferência de terceiros.


As possibilidades são muitas e em artigos futuros poderemos discutir cada uma delas em particular, para entender suas funções, características, mecanismos, e elementos. Para quem quiser se aprofundar veja todos os projetos rodando atualmente na Blockchain acessando:

Cryptoasset Categories

Ah e o Steem? É uma Blockchain relacionada a redes sociais e mídias, na qual os autores podem monetizar seu conteúdo (textos, fotos, músicas, vídeos) on-line, não apenas publicações próprias, mas também as de seus seguidores, amigos e comunidade.


A plataforma não se resume só ao Steemit e disponibiliza inúmeros projetos, veja:

Steem Projects

Além de dezenas de possíveis novas aplicações provenientes das recém-lançadas SMTs:

Smart Media Tokens

Devo dizer que no Steemit tudo ainda é novidade para mim, mas posso afirmar que estou totalmente fisgado, entusiasmado e confiante em um futuro promissor onde poderemos alçar altos voos e crescer juntos com a rede, tanto financeira como espiritualmente. Mãos a obra!

Imagens: Pixbay

Leia mais em: Pedro Canella - Todos os Artigos.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

A revolução começou foi agora com uma criptomoeda criada por mim......a OtárioCoin

·

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Olá @pedrocanella,

Obrigada pelo ótimo texto com vários exemplos. Eu ainda sou bem iniciante no mundo das cryptos e até então não entendia o que era realmente uma blockchain e agora seu texto ajudou a clarear muitas coisas.

Sucesso sempre!

ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil
·

Que bom que ajudou, eu também demorei a entender, tanto que não comprei Bitcoin em 2014, quando custava só uns trocados, devido ao meu desconhecimento. Eu não compreendia do que se tratava e por isso tive medo de investir. Se eu tivesse estudado o assunto na época não teria pensado duas vezes. Está ai o poder de conhecer no que se vai investir: a tranquilidade. Obrigado pelo comentário e pela leitura, prometo me esforçar mais para escrever textos cada vez melhores.

·

Muito obrigado !! Vou até comemorar hoje com 1 cerveja! Prometo continuar me esforçando para escrever bons textos.

Então, criou-se um novo mundo com as criptomoedas, mundo este ainda a ser desvendado, o interessante que mesmo em tão pouco tempo, já existe tantas especulações....Eu sou iniciante, conheço muito pouco, porém, extremamente entusiasta em aprender e agregar a cada dia mais conhecimento...
Você elucida muitos caminhos no texto. Parabéns @pedrocanella!

·

Eu ouço falar de bitcoin desde muito tempo atrás, mas não sabia bem o que era, e como sou muito desconfiado, não investi na época, e só fui começar a estudar o tema a fundo poucos meses atrás. De qualquer modo tem que ter muita cautela, pois tudo é muito novo, e a maioria dos projetos em blockchain, inclusive o steem, por enquanto ainda tem um futuro muito incerto. Mas não se pode negar que é uma tecnologia fascinante que trás muitas novidades e possibilidades e muitos de nós estamos entusiasmados, enquanto outros ainda tem muita dúvida e desconfiança. Espero que nós, os entusiastas, façamos a balança pender para o nosso lado e que os ventos das mudanças comecem a soprar ainda mais cedo...

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by pedrocanella from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.