Acumular Patrimônio - Qual o melhor investimento?

in #saldopositivo2 years ago (edited)


Se alguém tivesse uma bola de cristal, poderia dizer qual ativo vai render mais, no entanto não foi dado a nós seres humanos, o dom de prever o futuro, e somente é possível saber qual foi o melhor investimento em um dado período, olhando pelo retrovisor.

O melhor investimento com certeza é investir em si mesmo, conhecer, estudar, praticar e desenvolver habilidades que te tornem um bom profissional, se esforçar, ser produtivo e criativo, é isto que vai aumentar a sua remuneração e te deixar rico e não este ou aquele investimento em particular.

Poupando parte desta remuneração, ai sim você começa a acumular patrimônio e pode alocar capital em ativos dentro de uma carteira de investimentos. O poder dos aportes é sempre muito superior a melhor taxa de remuneração de qualquer tipo de aplicação financeira. Para compreender melhor este conceito leia os artigos:

Invista em Si Mesmo
Invista em Si Mesmo e Foque no Processo

Não existe melhor investimento, existem investimentos diferentes, com suas características próprias, particularidades, vantagens e desvantagens, e adequados para cada perfil e objetivo pessoal do investidor. Por exemplo, se você tem um objetivo de médio prazo, como comprar um carro novo ou um imóvel daqui a 5 anos, seria mais adequado investir em Renda Fixa, de preferência comprando títulos públicos do Tesouro Selic, ou Tesouro IPCA com prazo de vencimento próximo a data em que pretende adquirir o bem.

Por outro lado ao aplicar em ações na bolsa de valores ou em criptomoedas, pode acontecer uma crise bem no momento em que precisar do dinheiro, e você ver o valor de suas ações ou criptos despencarem no período. Na Renda Variável o ideal é que não exista prazo de saída, e que você continue nele enquanto ele possuir valor. Para o sócio não existe Stop, a não ser que o ativo em questão se deteriore em seus fundamentos.

No momento presente, como você não tem como adivinhar o futuro, o que você pode fazer é colocar as chances a seu favor e escolher ativos que já possuem valor atualmente, e portanto potencial de se valorizar ainda mais no futuro. De modo que a pergunta deveria ser melhor formulada, já que não existe melhor investimento e sim bons investimentos. A pergunta correta seria: O que é um bom investimento?

Ao mesmo tempo você precisa diversificar e não colocar todos os ovos na mesma cesta. Devemos atentar para uma questão fundamental: Por melhor que seja o investimento, por mais que você confie em uma empresa ou projeto na blockchain, se todo o seu capital estiver nele, você estará correndo um risco desproporcional.

Não se deve investir numa única coisa pois o risco de perder tudo é 100%. Isto é matemática básica, se você investir em 10 ativos e um der errado você perde 10% do seu capital. Se tiver 20 e algum deles virar pó, você ainda assim terá perdido somente 5% do seu patrimônio total. E assim por diante... Eu recomendo que você nunca tenha mais do que 2% de seu patrimônio total em um único ativo de Renda Variável.

Dando all in em algo você fica exposto a perda total, caso tudo dê errado. Por mais sólido que seja o ativo ou classe de ativos que pretende-se investir, sempre há uma parcela de risco de algo extremo ocorrer. Para nós, pequenos investidores amadores, muito mais importante do que saber quanto podemos ganhar, é nos perguntarmos quanto podemos perder? Prédios desabam devido a terremotos, e ótimas empresas vão a falência da noite para o dia, já aconteceu e acontecerá de novo, só não sabemos onde e quando. Ter mais ativos te protege destes eventos. Um bom gerenciamento e controle de risco é pré-requisito para se tornar um investidor qualificado.

O que devemos buscar é uma carteira diversificada de bons investimentos e tentar permanecer neles o máximo de tempo possível. Assim você estará aliado ao fator tempo, deixando ele trabalhar a seu favor. O tempo que se permanece sócio de um ativo de valor, é um fator exponencial na equação do crescimento dos juros compostos, um dos elementos mais importantes no enriquecimento.

Logo a pergunta chega em um novo nível: O que são bons investimentos, e quais são os bons investimentos? Esta deveria ser a pergunta correta. Os bons investimentos são aqueles que possuem valor. Uma das características fundamentais que faz um ativo ter valor é que ele seja o mais real possível. Por exemplo; um imóvel, uma loja, ser sócio de empresas, ser cotista de um fundo de investimento imobiliário, investir em uma cripto relacionada a um projeto de grande utilidade, etc. Para compreender melhor este tema veja os artigos:

O que Significa Investir? - Parte 1
O que Significa Investir? - Parte 2

Pode-se notar que a Renda Fixa, por ser nada mais que uma dívida da entidade emissora, prometendo pagar um prêmio (juros) ao final do prazo contratado, é o investimento menos real, pois está lastreada apenas na confiança que se tem na entidade para a qual você emprestou dinheiro (em breve farei um artigo exclusivo sobre Renda Fixa).

Portanto na Renda Variável (Ações, Stocks, Fiis, Criptos) embora exista um risco maior (o negócio dar errado, cair os lucros, falir, etc.) por outro lado os ganhos potenciais são infinitamente superiores caso os ativos em questão continuem mantendo e gerando cada vez mais valor no futuro.

Imagem: Bastter

No entanto não subestimem a Renda Fixa, ela é importante na nossa carteira de investimentos, devido ao fato de que é mais previsível (você já sabe desde o início quanto receberá). Nossa razão precisa de uma certa dose de previsibilidade, que nos mantém tranquilos e nos protege de nós mesmos.

Se ficássemos expostos demais a Renda Variável nosso emocional começaria a pesar aumentando as chances de em momentos muito desfavoráveis da economia entrarmos em desespero e vender nossos ativos em pânico na baixa. Só a diversificação salva.

Agora vamos a parte que interessa para adquirir o conhecimento e preparação necessária para escolher os bons investimentos. O que é um ativo real? Por que algo possui ou deixa de possuir valor? Já falamos um pouco sobre isso nos artigos citados a cima, mas vamos nos aprofundar mais e o principal, agora vamos começar a nos concentrar nas características mais específicas que fazem de um bom investimento ser o que é. Que dados devemos analisar para escolher nossos investimentos? Como analisar e acompanhar estes dados? Não deixem de ler os próximos artigos.

Leia mais em: Pedro Canella - Todos os Artigos

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Um dia espero entender melhor os investimentos, e com esse texto e com os outros que vou ler com mais calma me ajudar bastante! :)

Parabéns pelo texto!

obrigado. o importante é colocar em cada ativo somente o capital que aceita perder, aprender a analisar os fundamentos para escolher bons investimentos, diversificar bastante em muitas classes de ativos, como RF, ações, Fiis, stocks, criptos, e se possível imóvel, e focar no longo prazo. quanto mais tempo conseguir permanecer em um bom investimento, sem ficar girando seu patrimônio, mais terá no final.

Tem uma frase que eu gosto muito: Eu junto ouro e prata não para ficar rico, mas para não ficar pobre.
É a única maneira de manter seus bens sem depender de um pedaço de papel que é garantido pelo governo, que o emite quando quer, gerando inflação e reduzindo seu valor de compra.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

verdade, como reserva de valor, o ouro ainda protege mais que o dólar, como ficou demonstrado no gráfico do post.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by pedrocanella from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.