O Praticante e o Fantasma ( contos Milenares)

in #sabedoria4 years ago

images (2).jpeg

Quando é que termina o círculo vicioso da vingança? Cada ação tem seu karma. O bem ou Mal vão se manifestar quando a oportunidade surgir.

Há um conto, num dos sutras budistas, que nos fala de um praticante de Budismo que vivia a 30km da cidade sravasti, na Índia.

Todos os dias , ia pedir esmola à cidade, onde havia um talhante(Açougueiro Br) muito amável e generoso que lhe dava sempre muita comida e o que ele necessitava para o dia a dia. Após sua morte, o talhante caiu nos reinos inferiores da reencarnação e tornou se num fantasma submerso no Rio Ganges. Muitas vezes era cortado e ferido por facas e machados que caíam no rio e estava em dor constante.
Considerava esse tratamento injusto, pois sempre havia dado generosamente em vida. Porque tinha ele de cair no Reino dos Fantasmas após sua morte? Supôs que pudesse ser seu karma por ter matado demasiado.

Sempre que o praticante me pedia algo, eu dei, pensou. Ele sabia que eu era um talhante. Porque não me disse que matar animais gerava mau karma? O talhante não se culpava a si próprio pela má conduta. Ao invés, culpava o praticante, e esperava no rio, por uma oportunidade para se vingar.

Por fim a ocasião surgiu. O praticante atravessava o rio num barco. Quando a embarcação estava no meio do rio, o fantasma do talhante apareceu e puxou-a violentamente, tentando virá-la. So que, nesse barco seguia também um sábio, que ao ver o fantasma zangado, perguntou lhe:
Porque estás a puxar o barco para o fundo?
O fantasma, zangado, apontou para o praticante.
É tudo culpa dele- respondeu com raiva. -quando estava vivo, dei -lhe todas as esmolas que me pediu, ele sabia muito bem que era errado matar, mas nunca me avisou. Por isso, cai no reino dos fantasmas, e agora sofro de atrozes, todos os dias. Vou arrastar esse praticante para a água e deixar que sinta o que eu tenho passado. Ou então viro o barco todo.

  • pensa bem - disse o sábio, calmamente.
    O sofrimento que vives agora, deve se ao karma de matança que praticaste quando estava vivo. Se continuar a guardar esse tipo de rancor e querer magoar o praticante, vais gerar ainda mais mau karma e experienciar mt mais sofrimento. Se sabes que o mau karma resulta em desgraça, porque não mudas o teu caminho agora? Liberta o teu rancor, abandona o teu ódio, ficarás livre de imediato. Quanto ao praticante que não te recordou que matar trás punição, ele gerou o seu próprio mau Karma, e terá de suportar as consequências.
    Ele tem razão pensou o fantasma, devia esquecer a minha vingança e abandonar o meu ódio, todas as coisas tem o seu Karma. Devo aceitar as consequências do que fiz no passado e não fazer mais mal a ninguém. Com este pensamento, sentiu arrependimento no coração e todo o seu ódio desapareceu. Juntou as mãos em direção d sábio em sinal de reverência. De repente, estava livre do Reino dos fantasmas. Afastou se, voando levemente. Havia sido libertado.

Y.H.

Um dos maiores problemas dos humanos aqui na terra, é não compreender que toda ação gera uma reação, que nada absolutamente nada! se desliga de uma coisa da outra.

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 63510.21
ETH 3068.27
USDT 1.00
SBD 3.81