WATCHMEN (Série de TV): Primeiras impressões.

in review •  25 days ago 

Alternativa Nerd

Uma das estreias mais aguardadas do canal HBO, Whatcmen, finalmente iniciou ontem sua jornada na TV e a considerar apenas esse primeiro episódio, o saldo (apesar de aparentemente estar causando uma divisão clara entre críticos especializados e o restante da audiência, público em geral) é bastante positivo.

A série é baseada no graphic novel escrito por Alan Moore (com um trabalho de arte realizado por Dave Gibbons). Na trama, os núcleos centrais são o crescente aumento das tensões durante o período da Guerra Fria e a influência que os destemidos vigilantes mascarados (contando com uma ajuda extra: um ser todo-poderoso e com motivações relativamente misteriosas) exerceriam na história da sociedade mundial.

IndieWire

O roteiro, ao que parece, é bem focado em questões sociais e não perde tempo em criar momentos tensos e cheios de reflexão (um campo fértil para ótimos debates) embora tenha um ritmo relativamente lento às vezes. Em evidência, uma temática que há alguns anos já vem ganhando cada vez mais espaço dominou o primeiro episódios (e possivelmente seguirá sendo desenvolvida nos próximos): o problema gerado pelo renascimento dos movimentos envolvendo a supremacia branca.

Dirigido por Nicole Kassell, o momento mais tenso e violento desse episódio é - sem dúvidas - a reprodução do massacre racial ocorrido em Tulsa, em 1921. A combinação de terror e caos é apresentada de uma forma visceral (e que naturalmente gera revolta em qualquer cidadão de boa fé e com o senso crítico apurado), onde membros da Klu Klux Klan incendeiam estabelecimentos e atiram em cidadãos negros a queima roupa.

Den of Geek

Procurando mostrar esse evento através de perspectivas diferentes, o roteiro investe em pontos de vista que propiciam o telespectador um entendimento mais intimista e mais humano sobre todo o horror que se estabelece em uma brutal sequência de 5 minutos onde a série consegue mostrar todo o seu futuro potencial (com destaque para os aspectos visuais, que são um atrativo extra e denotam o excelente trabalho de produção que foi realizado).

Há também a questão que envolve o dualismo em relação ao modo como os "super-heróis" são vistos e ao longo dos próximos, é bem provável que a série se debruce ainda mais sobre situações que joguem os holofotes nas questões que envolvam preconceito e a segregação social. Em um dos outros momentos mais importantes nessa estreia, ficou clara a tensão entre os policiais e criminosos quando os oficiais se vêem tendo que esconder suas motivações (esconder a todo custo que trabalham no departamento de polícia) e usar uniformes com máscaras.

TV Insider

O mix de elementos inéditos presentes na série de TV com os elementos que transformaram esse título em um produto revolucionário no que diz respeito a maneira como as pessoas passaram a enxergar e a consumir as HQ's é bem pensado (mas precisa ganhar mais espaço e evoluir um pouco mais). Há um cuidado especial por parte dos showrunners em manter a originalidade e relevância da fonte... Ao mesmo em que se trabalha com a implementação de novos temas e práticas.

As referências ao material original estão por todos os lados, mas em meio a tantas "homenagens", existe um espaço cativo para mostrar todas as novidades e conexões com os problemas da sociedade atual, que em sua crescente ainda vivencia uma gama de outros problemas tão abomináveis quanto os de antigamente... De alguma forma, tudo está interligado e a série está carregada com muito combustível para queimar uma boa parte desses problemas.

Collider

Personagens criados com uma proposta moderna e com motivações consistentes (apesar de todos serem falhos em suas características pessoais) são figuras interessantes de serem acompanhadas... Principalmente por causa do desempenho de alta qualidade do elenco, que tem nomes de peso como Jeremy Irons e Regina King.

Conclusão: Eu já estou com o hype nas alturas para acompanhar os próximos episódios e bem ansioso com o que está por vir! Se a série não decepcionar, fará parte do hall das melhores produções da HBO.


LINK DA SÉRIE:
https://www.themoviedb.org/tv/79788-watchmen?language=pt-BR

MI NOTA: AA (8/10)

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 100% para todos os posts que usam a tag #pt.