You are viewing a single comment's thread from:

RE: 500 Anos da Reforma Protestante - A Minha Análise Como Católico

in #religion7 years ago

Confesso que eu me assustei um pouco no começo do seu texto. Os comentários sobre Martinho Lutero pareciam apenas atacar o indivíduo em si e não o movimento. Felizmente eu me reservo a ler tudo atentamente e entender o ponto de vista do autor (não que no seu caso tenha sido necessário uma interpretação), uma vez que vc abordou os maiores problemas da Idade Média em relação ao movimento protestante. Não sou contra uma comunidade que fomenta e provê recursos para a igreja, não importando para mim a religião. Também acredito que se o Estado é Laico, não deveria haver intervenção do Estado para a Religião e vice-versa. No entanto, há algumas práticas, principalmente das igrejas evangélicas que vão demais além da conta e não passam de estelionato simples e puro. Casos de vendas de produtos que prometem milagres, deveriam ser sim regulamentados pelo Estado e passiveis de punição caso o individuo se sinta lesado. Esse é um assunto que da dias de conversa e foi de longe o que mais me chamou a atenção aqui até agora, mesmo não sendo religioso. Excelente post, opinativo e bem estruturado. Grande abraço @jsantana

Sort:  

A sua analíse é pertinente @querberuz e agradeço as suas palavras gentis. Com relação ao papel do estado, não sou a favor de nenhuma ação do mesmo. Não sei se é por que sou anarquista e não vejo no estado legitimidade para regular nada, mas sou a favor de cada um no seu quadrado. Sou a favor da separação Igreja - estado.

Com relação a Martinho, sim. A minha critica vai para ele. Um homem que durante toda a sua história só proferiu mentiras e muitos caíram e cairão nas suas ideias toscas reformistas. Entendo que a Igreja Católica cometeu muitos abusos, mas nada melhor do que o tempo para curar as feridas.

Valeu!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 58248.35
ETH 3136.18
USDT 1.00
SBD 2.36