#DICIONÁRIO DA MÚSICA# - "Norah Jones"

in ptmusic •  last month 

Uma mistura eclética rege o trabalho dessa cantora (que também é compositora e pianista). Indo do Jazz ao Blues e caminhando do Folk até encontrar-se com o Soul, essa norte-americana tem um timbre de voz suave e envolvente, marcante pela simplicidade e maciez das notas que emite.

Pittsburgh Symphony Orchestra

Originalmente Geetali Norah Jones Shankar (ela é filha de indiano), mas depois de mudar para os Estados Unidos e viver - desde os quatro anos - com a mãe, ela mudou oficialmente de nome (aos 16 anos) quando pensou em seguir carreira na música e percebeu que precisaria de algo mais comercial para a sua identidade... Surge então, Norah Jones.

Antes da carreira no mundo da música começar, ela estudou no Booker T. Washington High School for the Performing and Visual Arts e na University of North Texas (onde formou-se em jazz/piano). Mas a música falou mais alto e ela começou, em 1999, a tocar em sua banda (chamada Wax Poetic) antes de optar por uma carreira solo.

Esse novo caminho só aconteceu em 2002, quando lançou o seu álbum de estréia: Come Away With Me e o sucesso foi automático. Sucesso de vendas (números superando a marca dos 23 milhões), de crítica e de público, esse trabalho que magicamente mistura o Jazz e o piano de forma cativante (explodindo com dois single... "Come Away With Me e "Don't Know Why") lhe rendeu - em 2003 - nada menos do que oito premiações Grammy.

Albumism

Seu segundo álbum (Feels Like Home) chegou em 2004, e introduziu elementos da música country. Uma surpresa que agradou novamente, e a faz ganhar mais três prêmios Grammy, em 2005. Consolidando-se de vez na carreia musical, a ascensão teve caminho certo e ela foi ganhando cada vez mais espaço (seja na TV, nas revistas, nos festivais e em colaborações com outros artistas).

A carreira seguiu com mais 4 álbuns em estúdio (e ao vivo), um EP, DVDs + alguns trabalhos paralelos) e embora nos termos de vendagens os números tenham caído consideravelmente (afinal, o gênero que ela canta não é popular e a indústria da música de uns tempos pra cá só respira lucro materializado através de muito dinheiro) a qualidade do seu trabalho permanece intocada.

Personalidade simples, carisma natural, ela é uma artista que canta com alma, fazendo isso pelo prazer genuíno de cantar (e suas apresentações ao vivo deixam isso muito claro). Renovando-se a cada lançamento (sem perder a sua essência sutil e singela), ela mostra porque ainda merece o reconhecimento que conseguiu e com certeza tem lugar cativo dentre as cantoras mais importantes do mundo.

Norah é um talento que precisa ser (re)conhecido pelo máximo de pessoas possível. Fica aqui a minha fica para quem ainda não conhece o trabalho dela:

[ Discografia ]

"Come Away With Me" (2002)
"Feels Like Home" (2004)
"Not Too Late" (2007)
"The Fall" (2009)
"... Little Broken Hearts" (2012)
"Day Breaks" (2016)

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Não tenho certeza se já ouvi. Tenho vaga lembrança do nome dela.
Vou procurar no meu Deezer aqui xD

PS: e me chama no Discord cara. Preciso falar com você kkkk

Posted using Partiko Android

·

Você já deve ter ouvido um som das antigas dela sim, haha!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Fala @wiseagent, blz? Conheci a Norah através do filme Magnólia, que tem sua música "one is the number" na introdução. Acho a voz dela linda demais.
Tô testando responder aquilo pelo Partiko. Farei o possível pra voltar, hehe.

Posted using Partiko Android

·

Tudo na paz, @thomashblum? Que satisfação aparecer por aqui novamente depois de tanto tempo, haha! Estais planejando um comeback definitivo?

Sobre a Norah... Sinceramente, eu nem consigo descrever o quanto a voz dela é sensacional! :D