#DICIONÁRIO DA MÚSICA# - "Jack Johnson"

in ptmusic •  21 days ago

Antes mesmo de se tornar cantor, essa fera do mundo do surf (que inclusive fazia filmes sobre esse esporte) aventurava-se apenas no mundo das ondas. Quer dizer, pelo menos até os seus 17 anos, época em que ele sofreu um acidente durante uma competição que o deixou em stand by por 3 meses.

Durante esse meio tempo, ele começou a compor algumas músicas mas a carreira de cantor ainda não havia surgido, porque aos 18 anos ele ainda estudou cinema na Califórnia e depois de uma viagem com amigos, lançou o seu primeiro documentário (um total de 3 antes de começar a carreira de cantor).

Fonte: Divulgação (All Music)

Sua jornada musical começou por causa do amigo (e também cantor) Ben Harper, que o incentivou e o indicou para uma gravadora. Logo depois, ele chegou a gravação do seu primeiro álbum, intitulado Brushfire Fairytales (lançado em 2001). Com a boa receptividade (de críticos e também dos fãs de seus trabalhos anteriores), o direcionamento não poderia ser outro: mais álbuns a caminho.

O álbum sucessor, lançado em 2003, foi o On And On. Mas foi apenas com o terceiro álbum (intitulado In Between Dreams) que ele alcançou o auge da carreira e se consolidando nesse meio, obtendo o 2° lugar no tão disputado Top 200 da revista Billboard. A partir desse álbum, todos os seus álbuns posteriores (até o momento, mais 4) foram gravados pela Brushfire Records, sua própria gravadora.

Participações em grandes festivais (como Glastonbury), programas de TV, shows e tours de sucesso marcam a carreira do cantor de voz suave e personalidade leve, gerando um som que muita influência de artistas como The Beatles, Rolling Stones, Bob Marley, Jimi Hendrix, Bob Dylan e gêneros musicais como Surf Music (conhecido como aquele tipo de som para ouvir sentado / deitado na areia da praia) e o Rock Alternativo.

Fonte: Divulgação (Live, Love & Relax)

Som afinado (quase sempre acompanhado de um violão), uma voz no estilo soft (praticamente sem nenhum tipo de melisma, mas que ainda sim consegue chamar à atenção), além do carisma e da presença de palco que agrada aos fãs durante suas apresentações são apenas algumas das características que marcam o talento desse americano que atualmente está longe dos holofotes de grandes premiações e cenários fonográficos justamente por manter a sua essência musical (que por sinal, continua ótima!), optando por não se render as transformações harmônicas e composições vazias que buscam apenas dinheiro.

Quer conhecer mais do trabalho dele? Dá um play e sente o som:

[ Discografia ]

"Brushfire Fairytales" (2002)
"On and On" (2003)
"In Between Dreams" (2005)
"Sleep Through the Static" (2008)
"To The Sea" (2010)
"From Here to Now to You" (2013)
"All the Light Above It Too" (2017)

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Maneiro, muito boa a música. Está sendo trilha desse fim de tarde de sábado.

·

Qualquer trabalho desse cara é muito bom! Perfeito para ouvir e relaxar (principalmente se você estiver na praia, haha).

Hello @wiseagent, thank you for sharing this creative work! We just stopped by to say that you've been upvoted by the @creativecrypto magazine. The Creative Crypto is all about art on the blockchain and learning from creatives like you. Looking forward to crossing paths again soon. Steem on!

·

Thanks.