Brasil mostra a tua cara

in #ptmusic7 years ago

Considerado um dos maiores poetas dos anos 1980, o músico e compositor brasileiro Cazuza tinha facilidade para escrever suas letras marcantes, cheias de segredos de “liquidificador” e exageros. Com mais de 5 milhões de discos vendidos, ele deixou seu legado na Música Popular Brasileira (MPB), apesar da carreira curta interrompida aos 32 anos, em 1990.

Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou

(...)

Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador


cazuza.jpg
Em oito anos de carreira, conseguiu inspirar e fazer história (Foto: Musicastv/Divulgação)

Ele foi o primeiro vocalista do Barão Vermelho. Naquela época, em 1982, a banda era formada por por Frejat (guitarra), Dé (baixo), Maurício Barros (teclados) e Guto Goffi (bateria).

Eu quero a sorte de um amor tranqüilo
Com sabor de fruta mordida
Nós na batida, no embalo da rede
Matando a sede na saliva
Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum trocado pra dar garantia


O músico começou a experimentar o sucesso desde o lançamento do primeiro álbum do grupo. Um ano depois estourou com o hit Pro Dia Nascer Feliz, também cantado por Ney Matogrosso.

Me dê de presente o teu bis
Pro dia nascer feliz
Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar
E a gente dormir, dormir
Pro dia nascer feliz


Nessa mesma época, se desligou da banda para lançar seu disco solo, Exagerado. Pouco tempo depois, ele descobriu que havia contraído o vírus do HIV.

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

E por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais



Mesmo em tratamento, ele continuou com os lançamentos. Ao todo, foram quatro álbuns nessa época. Entre eles, Ideologia, em 1988. Os hits mais marcantes foram: Faz parte do meu show, Brasil e Blues da piedade.

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver


Ele morreu depois de lançar Burguesia e compor com Rita Lee Perto do Fogo.

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades


Confira o vídeo da apresentação dele no primeiro Rock in Rio, em 1985.

dicionario-musica.jpeg

Conheça mais sobre o projeto e veja todos os artigos já escritos:

Lista de artistas

Sort:  

muito bom o post

Muito obrigada!! Pode votar, então? Isso ajuda!! ;)

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Muito obrigada!!

Foi um grande poeta! Muito crítico, uma crítica inteligente. Pena que faleceu tão jovem. Por vezes me questiono se artistas assim, seriam produtores de conteúdos tao impactantes, se não estivessem consumidos por uma dor que gosto de expressar como dor da alma. E que faz com que suas escritas estejam repletas de empatia, mas suas vidas pessoais uma busca de prazer que nunca se sacia, levando a esse estilo de vida tão destrutivo. É uma questão que reflito bastante. Boa nostalgia lendo os trechos! Obrigado!

Vejo que a dor e tristeza acabam sendo uma grande fonte de inspiração para muitos, inclusive falei uma vez disso por aqui. Um exemplo disso é esse poema de Vinícius de Moraes:

Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis.
Deixa-te de histórias
Some-te daqui!

Muitas pessoas se identificam com a tristeza ou dor alheia pq tb se comparam a ela, mas nem sempre se expressam. Já outras que nem são tão tristes assim acabam usufruindo em momentos que acham conveniente.

Mas, muita vezes a dor pode ser destrutiva sim, viver de forma exagerada é um risco. A arte tb deve ser apreciada com um pouco de moderação. Alguns podem dizer que ela salva, como disse Ernesto Sabato: “A arte me salvou. E por isso minha arte é trágica”. Ele disse isso depois de estar à beira do suicídio por duas vezes.

No entanto, eu discordo temos diversos exemplos de artistas, inclusive comediantes que expressam o contrário. Enfim, bem complexo, tb reflito a respeito. rs Eu que agradeço. Boa semana!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigada!!!

Saudações, dona Letícia.
Excelente texto. Uma pessoa de Q.I. muito alto, tanto que consegue enxergar questões que poucos enxergam e ainda as transforma em música.
Uma pena que possuía um certo transtorno de personalidade ligado á excessos e ausência de cuidado com saúde que obliterou sua vida. Algumas dessas personalidades musicais possuem a mesma raíz desse problema.
Uma pena, imagino que seja algo que se repetirá eternamente e sempre veremos esse ciclo.

Obrigado pela postagem, Letícia. Bom dia!!

Obrigada, Juliano! Infelizmente, os artistas carregam uma veia de loucura a mais que as pessoas "normais". Tb acredito que isso vai se repetir bastante. É como dizem os astros tem uma tendência de morrer aos 27 anos. Mas, não tem muito o que fazer, eles acabam optando por isso. No fim, deixam suas obras para apreciarmos. Boa semana!!

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 65921.21
ETH 2622.37
USDT 1.00
SBD 2.69