Separando o joio do trigo: Facebook vs. Steemit.

in #pt8 years ago (edited)

[ Fonte da Imagem ]

Antes da discussão, uma curiosidade: 

A parábola de separar o "joio do trigo" é originária do Novo Testamento, de uma das Parábolas, quando Mateus, durante o Juízo Final anunciava que os anjos iriam separar os “filhos do maligno” (o joio) dos “filhos do reino” (o trigo).

Você já usou essa expressão na sua vida? Provavelmente sim. Pode não tê-la utilizado através de palavras, mas certamente já a utilizou através de ações tentando separar o que há de bom e de ruim na sua vida, para que a mesma possa seguir um curso tranquilo, mais proveitoso e feliz.

Pouco tempo depois de eu ter descoberto o Steemit, eu tenho notado que as minhas entradas / postagens no Facebook - que já não eram tão frequentes há um bom tempo - estão cada mais menores (realmente em queda livre). E posso dizer que eu estou muito satisfeito com isso.

Escrever no Facebook não me dava muito prazer e não despertava o meu hábito de leitura (ainda mais agora, que a coisa tá correndo solta e tudo se resume a "memes", "brigas políticas" e muito "mimimi" social). Enfim, era mais uma questão de manter a socialização / contato com colegas e amigos mais geograficamente distantes, além de poder ficar atualizado com relação aos trabalhos dos artistas cujo trabalho eu admiro e gosto de saber das novidades.

Por vezes eu tive vontade de publicar algumas das minhas ideias, mas eu já estava convicto de que o meu esforço em escrever não seria recompensado de maneira nenhuma (tanto pessoalmente quanto financeiramente). Eu iria apenas conseguir alguns "likes" de quem provavelmente nem se daria a ler a postagem por completo. 

No começo, o Facebook era como uma areia movediça (ou como o desenho Caverna do Dragão, haha... tudo era diversão e quando você pensava em sair, era "tragado" por alguma nova postagem e assim o fluxo de "dependência" da rede iria se renovando, ainda que eu não percebesse isso por completo na época)... Mas com o tempo, foi ficando desinteressante, chato e extremamente maçante.

Eu precisava encontrar um local onde eu pudesse conhecer pessoas que se importassem com o que eu estava escrevendo, de um local que me motivasse a ler, a ter novas ideias e onde eu pudesse interagir com pessoas que estivessem na mesma vibe de "ler" e "escrever" que a minha... Então, eis que o surge o Steemit, como uma luz no final do túnel.

Acredito que não é exagero nenhum de minha parte afirmar que os perfis dos usuários do Facebook vs. usuários do Steemit são completamente diferenciados. A questão não é exatamente uma superioridade intelectual (porque existem intelectuais nas duas plataformas), mas sim... O mal uso das palavras para criar conceitos, formar ideias e despertar bons hábitos... Enquanto no Facebook tudo é mais pobre, no Steemit é tudo mais rico. 

Não tenho certeza se algum dia o Steemit vai conseguir superar o Facebook em questão de números de adeptos, mas pelo tempo que eu já participo por aqui... Eu já posso dizer com total propriedade que em questão de qualidade, o Steemit é incontestavelmente imbatível e inovador nesse duelo de plataformas digitais.

Sort:  

Eu era um assíduo postador de conteúdo no facebook e quando notei que lá não havia retorno, e aqui sim, migrei para cá com a consciência tranquila.

Eu deixei o Facebook de lado mais pelo motivo de que eu estava perdendo muito tempo lá, e que eu poderia estar fazendo coisas mais produtivas neste mesmo tempo, a única coisa que eu gosto de lá são os grupos, mas ainda bem que eu descobri o steemit.

Coin Marketplace

STEEM 0.04
TRX 0.32
JST 0.086
BTC 60144.09
ETH 1576.73
USDT 1.00
SBD 0.42