"Sebo": Porquê as lojas de livros usados recebeu esse nome?

in #pt6 years ago

[ Fonte da Imagem ]

Eu não sei quanto a vocês, mas comigo, já aconteceu várias vezes de eu pensar a respeito da origem dos nomes de alguns locais que eu costumo visitar com uma certa frequência... Mas que por algum motivo ou outro, eu acabo desistindo de procurar.

Hoje foi a palavra "sebo" que ficou martelando na minha mente, ao terminar de assistir uma matéria sobre a comercialização / trocas de livros antigos em pequenas capitais do país. É um termo tão comumente utilizado todos os dias, mas que muitas pessoas podem não saber como explicar... Não por ignorância, mas simplesmente porque não tiveram a curiosidade de procurar sobre o assunto.

Quer fazer um teste?

Pare por algum momento e pensa rápido: Você saberia respondre o porquê uma loja que comercializa vários tipos de livros antigos recebe o nome de "sebo"?

Historicamente - ainda que não oficializadas - acredita-se em duas versões:

1. Atribui-se a criação do nome devido ao hábito das pessoas lerem livros muito próximos a velas, que quando derretidas, acabam por engordurar os livros. Mas é uma versão desatualizada - e descartada por muitos - porque o termo "sebo" popularizou-se apenas no ano de 1960.

2. A "teoria" mais aceita é explicada pelo escritor e etimologista Sérgio Rodrigues e pelo herdeiro do Sebo Brandão (criado no estado do Recife há mais de 60 anos), Eurico Brandão Jr: O termo "sebo" teria sido inventado como uma forma de brincadeira a partir da ideia de que muitos livros eram excessivamente manuseados e por isso acumulavam muita gordura em suas páginas (por isso, ficavam sujos). 

Segundo Brandão, o primeiro livreiro no Brasil a usar a palavra "sebo" foi o seu pai e em virtude disso, os estrangeiros o chamavam de "Mr. Sebo" por acreditarem que esse era o nome dele.

E aí, pessoal... Vocês gostam de visitar / comprar livros em sebos?

Sort:  

Amo sebos no entanto acho essa palavra muito ruim, lembro de sebo de carneiro, de banha, coisas assim hahahaha

Só encontrei essa palavra aqui no Brasil referente a venda de livros usados, em Portugal chamavam alfarrabistas.

nunca entendi qual é a desse @cornholio!

pois é, @pataty69! Alfarrabistas é mais interessante que sebo! xD

Eu também não simpatizo com o nome "sebo", haha! ;P

Eu passo horas e horas em alguns sebos aqui em Fortaleza. Me divirto garimpando livros sobre trading, economia mas se aparecer alguma reliquia eu compro.

Também tenho o habito de garimpar sebos, vira e mexe você encontra umas raridades escondidas entre as pilhas. Ia muito por conta de livros de teatro, peças e também pra comprar vinil.
Imaginava essa explicação, pq já vi uns livros bem sebosos mesmo... hahaha
Valeu por compartilhar essa informação!

Eu sou fascinado pela origem das palavras, mas nunca tinha me perguntado pela origem de "sebo". Apesar de a segunda explicação parecer mais convincente, ainda penso que pode ter algum outro tipo de origem. Fiquei realmente curioso sobre isso hahaha
Adoro ir em sebos. Já encontrei coisas muito boas neles. Há aquela sensação de revirar montes e montes de obras desinteressantes sempre com a possibilidade de se deparar com um grande tesouro perdido. Alguns brincam que, em sebos, não é você que encontra o livro, mas sim ele que te encontra.

Olá, @wiseagent : Veña de onde veña a palabra... adoro o sebo con tapas duras...


Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia e a equipa de curación decidiu destacar este teu post na publicación O Garimpo: Mellores Posts 20/Fevereiro
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed


Votando esta notificación axudasnos a manter este servizo de curación.

reinado.gif

Olá, @wiseagent .. Non sabiamos do sebo, e encantounos este post.... ;-)


@steembookx percura e visibiliza post relacionados cos livros, livrerías e bibliotecas e BookCrossing
Teu post foi votado, re-blogueado e mencionado no post Posts #resenhalivros #clubedolibro semana 8/2018
Obrigada polas túas contribucións.

Votando esta notificación ajudas a manter este projeto de curadoria

criticalibros.jpeg

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 64231.88
ETH 3128.59
USDT 1.00
SBD 3.95