O aprendizado / conhecimento é melhor assimilado quando é desafiado.

in #pt7 years ago (edited)

Quantas vezes nós tentamos aprender alguma coisa nova e por mais que nós tentemos (das mais diversas formas possíveis e imagináveis), aquele determinado conhecimento parece que nunca consegue encontrar a sintonia correta com o nosso cérebro (e quando consegue, nós não o absorvemos / aprendemos em sua totalidade)?

[ Fonte da Imagem ]

Onde está o problema? Bom é difícil precisar (porque cada caso é um caso... logo, existem variantes diferenciadas para cada pessoa), mas quem sabe não está na motivação que está fazendo você querer aprender aquele determinado assunto?

Por exemplo, eu decidi aprender Inglês porque eu sempre gostei do idioma desde a primeira vez que eu o ouvi (na época do Ensino Fundamental), mas assim como todo mundo que tenta aprender algum idioma novo, eu tive as minhas dificuldades... Então, eu precisava encontrar uma maneira de quebrar isso (porque até então, Inglês para mim era algo "fácil" de aprender simplesmente pelo fato de eu gostar do idioma).

Eis que um dia, a minha professora me pergunta: "Você gosta de jogar vídeo game?! Se joga, qual é o seu jogo favorito?". Eu respondi animado: "Claro, professora! É Resident Evil.". Em seguida, ela pergunta: "E você já ficou preso em alguma fase? Sem conseguir avançar porque não sabia mais o que fazer?". Eu respondi de imediato: "Aff, várias vezes. Mas eu sempre procuro ajuda de alguém que já jogou o jogo antes e pronto."

Eis que vem a luz no fim do túnel...

"Se você entendesse um pouco mais de Inglês... Talvez entendendo um pouco mais da história do jogo e o que os personagens conversam você não conseguisse ir adiante sozinho?" disse ela, com um sorriso / tom meio irônico típico de um detetive no rosto (haha!).

A partir daquele momento, eu sempre procurei prestar atenção em porque eu estava querendo aprender um novo idioma (porque apenas gostar não iria resolver tudo). E aquele aprendizado nunca foi esquecido, porque é algo que sempre tento associar quando eu me desafio a aprender / fazer algo novo. Se não houver uma motivação concreta o suficiente para isso, eu posso até tentar por curiosidade... Mas eu já vou consciente sabendo que as minhas chances de não obter o êxito que eu espero são altas.

Encontrar as minhas limitações me faz ter noção das indagações que eu preciso fazer a mim mesmo para poder chegar até onde quero. É um desafio no modo "single player" (a diferença é que não existe nenhuma competição).

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigado mais uma vez, @brazilians! ;)

Eu comecei a estudar inglês como um reforço para minhas notas baixas, quando vi, percebi que gostava e então nao parei mais. Desde então sempre que possível uso tudo na versão inglês.

Eu também faço isso, @vempromundo. Meu notebook, smartphone, televisão... Enfim, tudo o que eu puder configurar para "Inglês", eu configuro. Isso ajuda muito.

Muito interessante essa visão. No geral não somos ensinados a lidar com desafios e as falhas, não somos ensinados a pensar, na realidade quem busca fazer isso é encarado com baderneiro e bagunceiro e isolado, e o que é pior, a capacidade de ir além acaba sendo distorcida por rótulos. Aos poucos tenho percebido que isso tem mudado graças a pessoas que conseguem enxergar isso e incentivar de forma positiva como a sua professora! Um dos meus sonhos é apoiar as pessoas que fazem isso e ampliar os caminhos de quem buscar ir além, e bom ver que não estou sozinho e que há oportunidades para isso!! Grato por compartilhar essa inspiração!!!

Por nada, @paulo.sar.

Eu quem agradeço pela leitura e comentário. Me sinto muito realizado em saber que as coisas que eu penso (e escrevo) estão conseguindo inspirar pessoas.

Sei que vou falar uma coisa aqui que vocês vão achar estranho mas meu cérebro se divide em três partes , um lado quer aprender , o outro lado tem preguiça e no meio esta o déficit de atenção , será que tem cura ?

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 56615.57
ETH 2387.60
USDT 1.00
SBD 2.30