Músicas que grudam em nossas mentes. Por que isso acontece?

in #pt6 years ago (edited)

[ Fonte da Imagem ]

Seja a música boa ou ruim (mas isso geralmente acontece mais facilmente com as músicas ruins), quem aqui nunca se pegou viciado em uma música? Cantarolando mentalmente ou ouvindo-a a todo momento, desde o momento que acorda até a hora de ir dormir?

Eu lembro que na minha época de adolescente eu cheguei a ouvir as músicas "Bring Me To Life" e "My Immortal" (da saudosa e incrível banda Evanescence) até o nível da exaustão. Para todos os lugares que eu ia, eu estava ouvindo essas músicas e até quando eu queria esquecer essas músicas - tentando ouvir outros artistas e bandas - eu acabava voltando para elas. Foi uma fase que durou por alguns meses (e sim, sinto saudade daquela época, haha)!

No entanto, eu apenas a apreciava as músicas sem nunca ter tido a curiosidade de entender o por qual razão elas ficavam rondando a minha mente todo o tempo e me faziam querer ouvi-las insistentemente. Bom, agora eu sei o motivo... "Malditos" earworms

Criado pelo professor James Kellaris, da Universidade de Cincinnati o termo "earworm" ("minhoca de ouvido", em tradução literal) é utilizado para descrever o ato mental de repetição que envolve as músicas. Devido ao fato de estarmos desocupados, distraídos ou tão concentrados nas tais músicas - ainda que estejamos escutando outras ou até mesmo fazendo outras atividades -, quando nos lembramos de algum fragmento da letra ou da melodia / som, o nosso cérebro começa a trabalhar a todo vapor para criar esse looping musical que coça as nossas sinapses cerebrais.

Segundo Kellaris, uma saída para amenizar o problema - que pode realmente ser incômodo para muitas pessoas, caso a música que está grudada seja uma música ruim -, é repetir a música mentalmente ad infinitum (sim, exagere mesmo para se livrar do incômodo!). Ainda segundo o professor, as músicas que são mais simples em suas composições, bem repetitivas e com refrãos marcantes / rimados somados a oscilações de vozes repentinas tem mais chances de causar o efeito earworm na mente dos ouvintes.  

Essa conclusão só foi possível após os estudos realizados por pesquisadores da Universidade Dartmouth (EUA) colocaram voluntários para ouvir música. Sem aviso, a música parava. Quando a melodia era conhecida do ouvinte, o córtex auditivo continuava trabalhando, relembrando a melodia. Quando a música era desconhecida, a mente do sujeito ficava vazia. Para ocupar esse espaço, o cérebro começava a repetir o que tinha acabado de ouvir.

Algum earworm acontecendo na mente de vocês agora? Haha! ;)

Sort:  

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

I like your post and have read it out

Olá, @wiseagent :
Si que ten pasado, e é realmente molesto... sobre todo porque, como ti dis, soe ser música non mala... mais ruín
Bueno, o que viña....
Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia e a equipa de curación decidiu destacar este teu post na publicación O Garimpo: Provérbios, Anime, Povo Huni Kuin ... [11/Fevereiro]
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed


Votando esta notificación axudasnos a manter este servizo de curación.

reinado.gif

O nosso foi o voto 4 e o post xa tiña 6 horas e meia de antigüidade... que lindo ver como se recompensa ó bon traballo.
Non me lio mais que teño que matar uns "chunda chunda" que me fan uns earworms
Saúde.

Eu ja acordo com musica no cérebro e musica ruim hahahah ai pra esquecer demora

Já li sobre essa pesquisa, haha, não é facil né? Apesar que tenhoa uma facilidade em me desprender desses chicletes mentais.

É realmente muito tenso. O.o'

Dependendo da música então... Haha! ;x

Não tinha hora melhor para explicar isto se não logo após o carnaval haha peguei emprestado seu post e espero que não se importe! https://steemit.com/pt/@felipehukken/top-pt-post-do-carnaval

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.14
JST 0.030
BTC 58613.96
ETH 3153.58
USDT 1.00
SBD 2.43