"Doutor" não é título por convenção... É título por merecimento.

in #pt7 years ago (edited)

Há alguns anos atrás, eu trabalhei na função de office boy em um escritório de advocacia. Entre altos e baixos, eu permaneci nessa empresa por 2 anos e depois pedi demissão.

Um dos motivos? Então vamos ao relato...

[ Fonte da Imagem ]

Logo quando eu comecei a trabalhar no escritório, eu fui instruído pelo chefe setorial a chamar todo e qualquer advogado do local de "Doutor". No momento eu fiquei calado, e não questionei a instrução. Mas no meu dia-a-dia, a minha "técnica" para não entrar em conflito com nenhum deles - já que o meu contato direto com eles era muito limitado - , funcionava ao começar com uma saudação "Oi!", "Bom dia / Boa tarde!" + falar do assunto do trabalho... Então, para exemplificar:

"Bom dia! O fórum não estava funcionando e os processos terão que ser revisados apenas no outro dia."

Ponto final. Nada do título de "Doutor" no meio da comunicação.

Com exceção do chefe dos advogados, eu não chamada ninguém de Doutor(a), porque ele era o único que tinha o título para ser chamado de tal forma. E olha que ironia, ele era a pessoa que não fazia a mínima questão de ser chamado de "Doutor". Além dele, havia uma advogada que eu julgava ser "farinha do mesmo saco" que os demais - porque eu mal conversava com ela -, mas que após algumas situações, eu vi que ela pensava diferente. 

O tempo foi passando, até que um dos advogados (o pior deles, que era filho de juiz e achava que tinha o rei na barriga) me questionou sobre o fato de eu nunca ter chamado nenhum dos advogados do setor - com exceção do chefe - pelo título de "Doutor":

"Ora, se nós somos advogados... Você deve começar nos chamando de doutor(a)."

Eu repliquei, calmamente (e sem tom irônico):

"Mas o senhor tem Doutorado?"

[ Silêncio da parte dele. ]

Depois disso, a minha atitude foi a de ignorá-lo e sair para resolver os meus afazeres na rua. No final dia, eu fui chamado pelo chefe setorial e tomei aquela bronca "de leve", porque alegaram - falava o chefe, sem citar nomes... mas também nem precisava, porque eu já sabia quem tinha feito o "mimimi" - que eu havia faltado com respeito para com os advogados.

Na época eu me estressei um pouco (mas tudo internamente, porque esses sentimentos não valem à pena serem externados... principalmente quando eu já havia encontrado uma saída), mas 1 mês depois eu pedi demissão, sem entrar em maiores detalhes. 

Ao deixar o escritório, apenas uma advogada me chamou à parte e me disse uma coisa que eu nunca esqueci: 

"Você é um jovem muito impetuoso. Isso vai te trazer alguns problemas, mas você já tem consciência disso, não é? [ risos ] No entanto, se mantenha firme porque isso faz parte da sua essência. E cá pra nós, só merece ser chamado de Doutor aquele que realmente estou para tal. Vá em paz e obrigado pelo ótimo trabalho!"

Enfim, não importa a hora, lugar ou a profissão... Da minha boca só sair a palavra "Doutor" quem fez por onde merecer isso.

Sort:  

Infelizmente o Brasil é o país do "você sabe com quem está falando", e onde ter estudo vira título de nobreza. Isso só vai acabar quando percebermos que toda profissão é igualmente importante, e que uma não vive sem a outra.

O mais "engraçado" nessa questão de "estudo virar título de nobreza" é um país que tem por uma das políticas principais levantar a bandeira da educação. Triste demais isso!

This comment has received a 3.79 % upvote from @kittybot thanks to: @discernente.

Hahahha sou assim também, falácia da autoridade comigo não funciona.

Uma vez em um acidente de trânsito o cara perguntou minha profissão e eu falei que era ator, ai ele ja emendou "bem, eu sou advogado..." na hora ja cortei ele falando "legal, mas eu acho que pra essa batida é melhor a gente levar para um latoeiro ou algo do tipo"

Ai ele falou "como fica a situação agora?"

Entao eu disse "vou pagar, ou quer resolver de outra forma?"

Ai ele achando que eu estava ameaçando perguntou "que outra forma?"

Ai eu "sei la, o carro é seu, você que decide, não sei porque ta me perguntando"

Ai ele me deu um cartao que fiz questão de devolver e falei "passa o numero que anoto no celular, hoje em dia cartao serve pra nada, só pra gastar papel"

Ate hoje to esperando ele me ligar para pagar o conserto e ele não ligou. Daria algo em torno de 30 reais.

Acho que o título dele não faria um "pobre ator" arcar com os custos.

Paciência, melhor pra mim.

Então realmente, nesse aspecto nós somos muito parecidos... Haha!

Cara, uma dúvida, tu fez b.o.? Papo sério, sempre que rolar umas paradas, dessa, faz um b.o., mesmo que tu tiver errado, e principalmente se você tiver certo.

Não fiz porque o carro q eu tava dirigindo não fez nada, e o dele fez uma ralada que nao chegaria a 100 reais de prejuizo.

Ai fiquei esperando ele se decidir o que fazer, já que a unica parte lesada tinha sido ele.

Entendi, mas é uma dica que veio a mim quando fiquei sabendo de alguns amigos que se envolveram em acidentes, estavam certos, ou ficou o dito pelo dito, e o outro lado foi e meteu um processo. O boletim de ocorrência serve para nos resguardar...

Eu até hoje não sei por que cargas d`água que doutor é melhor que mestre...
Os jedis eram mestres ou doutores? os níveis mais top de uma arte marcial são mestres ou doutores?

Tá tudo errado essa vida!

"Os jedis eram mestres ou doutores? " huashuashuashuashaushaushaushaushasuhasuhuashuashuashuashuashuashuashuashaushaushuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashaushuashuashuas se rolar uma treta entre um doutor ou mestre, eu coloco meus sbd no mestre :p

E pensar que essa tradição vem lá da época do império e muitos tentam manter... eu chamo médico de doutor as vezes por causa de outras línguas, mas nem médico deveria ser chamado de doutor se não tiver doutorado...

E sobre trabalhar em locais como esse que você citou... prefiro ser um "Steemer" e trabalhar para mim mesmo.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 62892.68
ETH 2581.23
USDT 1.00
SBD 2.73