You are viewing a single comment's thread from:

RE: O Objetivismo de Ayn Rand

in #pt6 years ago

Ayn Rand de fato trouxe um ponto de vista muito interessante através do Objetivismo. O Livro a Revolta de Atlas é uma obra de ficção fantástica, mas que ilustra desdobramentos prováveis de ocorrerem no mundo real dadas as mesmas circunstâncias.

A liberdade de se colocar em risco é o ponto chave. Não deve haver obrigação em pular na água para salvar alguém, mas tendo a pessoa esta atitude por espontânea vontade, as motivações pelas quais tal pessoa optou pelo auto-sacrifício em prol de outra podem também ser analisadas e não necessariamente de um ponto de vista estritamente "coletivista". Ao trazermos a tona o campo dos sentimentos por exemplo, e nos determos em um denominado "amor", logo perceberemos que o mesmo tem como uma de suas características justamente pensar (em muitos casos) no bem de outra pessoa mais do que no próprio.

Do ponto de vista econômico social, o objetivismo faz muito sentido, mas não estou certo de que o mesmo possa ser ampliado a todos os contextos sociais humanos.

Sort:  

Eu confesso que essa questão põe em conflito o meu lado racional e o meu lado emocional.

O meu lado racional me diz que com certeza nenhum altruísmo deve ser compulsório, obrigatório.

Mas por outro lado o meu lado emocional fica gritando "que absurdo não tentar salvar uma pessoa se afogando".

Exato, por isso vejo que o lado racional é importante e socialmente útil.
É por racionalidade que uma pessoa que tem ciência de que não sabe nadar, jamais iria pular na água, ela sabe que precisa preservar sua própria vida em detrimento da outra, por mais trágico que seja.
Minha única objeção é quanto se sacrificar por livre e espontânea vontade (havendo reais chances de sucesso no salvamento, seguindo o exemplo do texto). Ainda julgo imoral obrigar um indivíduo a realizar o salvamento, mas o fato de haverem pessoas dispostas a fazer tal ato levanta uma série de outras reflexões que do meu ponto de vista transcendem a experiência estritamente racional, física e social.

Belo texto!!!
É um privilégio lhe seguir!!!

Great post!
Thanks for tasting the eden!

Coin Marketplace

STEEM 0.23
TRX 0.12
JST 0.029
BTC 65236.24
ETH 3401.35
USDT 1.00
SBD 3.19