A minha experiência com Kefir ;)steemCreated with Sketch.

in #pt6 years ago

Este mês fez dois anos que chegaram a minha casa os primeiros grãos de kefir.

P1000030.JPG

Nunca tinha ouvido falar deles antes, eram parte do meu desconhecido, mas assim que surgiram numa conversa, despertaram logo a minha curiosidade, comecei a pesquisar e descobri o quão poderosos e versáteis eles são, todas as propriedades e benefícios que nos oferecem e quase sem trabalho da nossa parte.

Há quem faça caretas quando o vê num frasquinho submerso no leite, mas eu achei-lhe logo piada e não me fez "confusão" nenhuma, ofereci-lhe um lar, “comida” e ele retribui-me.

P1000023.JPG

Houve alturas em que ou por não me apetecer consumir, ou por me ausentar maiores períodos fora de casa, o deixei a “dormir” mas sempre que eu regressava e o retirava dessa latência ele reagia e sem ressentimentos voltava a trabalhar em sinergismo comigo e por isso o considero como um bom amigo de família. :)

P1000034.JPG

Já fiz muitas doações desses grãos desde então, pois esses “meninos” crescem muito e como não gosto de deitar fora o excedente, ando sempre a perguntar aos meus amigos, conhecidos e até desconhecidos, a partir de páginas no Facebook para esse efeito. (Kefir e Kombucha Portugal - GRUPO DE PARTILHA)


Um resumo sobre o kefir, conhecido também como flor de iogurte e que pode ser um poderoso aliado para a nossa saúde.
É um alimento probiótico que voltou a estar na moda, mas que na verdade trata-se de um alimento milenar.
Possui bastante valor nutricional e sobretudo propriedades terapêuticas.
É produzido através da fermentação do leite (a partir de uma colónia de microrganismos).
O seu principal benefício é o facto de facilitarem a digestão e a absorção de nutrientes.
Os grãos assemelham-se a uma couve-flor e são compostos por partículas brancas e gelatinosas, que contêm bactérias, leveduras, proteínas e açúcares complexos. Podem ter o tamanho de uma ervilha ou uma noz, maiores ou mais pequenos, estes grãos de kefir fermentam em leite animal (o leite de vaca) ou vegetal (leite de coco, soja ou arroz, etc).
Rico em proteínas, vitaminas e minerais, tem propriedades antifúngicas e antibióticas, podendo ser uma ajuda na prevenção de vários problemas de saúde.

Alguns dos seus benefícios:

  • Ajuda no equilíbrio da flora intestinal e contribui para a absorção de nutrientes;
  • Facilita a digestão;
  • Diminui o colesterol;
  • Melhora a densidade óssea e combate a osteoporose;
  • Tem um efeito tranquilizador do sistema nervoso (sendo benéfico para quem sofre de depressão ou distúrbios do sono, por exemplo);
  • Aumenta a resistência a infeções em pessoas saudáveis;
  • Previne problemas de vesícula, fígado ou rins;
  • Pode ser usado como tratamento de problemas dermatológicos como acne, eczemas, psoríase ou alergias, por exemplo;
  • Sintetiza vitaminas do complexo B;
  • Pode ser indicado para pessoas com ligeira intolerância à lactose, visto que as suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose durante o processo de fermentação.

Fonte: http://www.vidaativa.pt/a//


Como preparar o iogurte de Kefir:

Depois de adquirirem os grão de kefir, deverão acondiciona-los num frasco de vidro e cobri-los com leite, aguardar entre 12 a 24 horas (para um efeito mais laxativo mas ainda com vestígios de lactose) ou entre 24 a 48 horas (para um efeito mais obstrutivo e sem qualquer lactose).

P1000026.JPG

Com a ajuda de um coador de plástico, com rede em plástico também, porque os grão de kefir não podem entrar em contacto com os metais, (isso iria destruí-los) coar o iogurte entretanto formado para um copo, tigela, ou um armazenador ao vosso critério, consoante o queiram consumir logo ou vir a armazenar no frigorífico para um consumo posterior.

P1000036.JPG

Voltar a colocar os grãos no frasco de vidro ou num outro já previamente lavado e bem seco uma vez que a agua da rede como é tratada, também poderá prejudicar a integridade dos mesmos, voltar a cobri-los com leite, tapar com uma tampa em plástico ou com um pano e um elástico à volta, para evitar a entrada de outros agentes que não façam parte daquela comunidade :) e já estão prontos a fazer nova fermentação.

P1000039.JPG

Guardar num local sem incidência direta do sol e no verão no local mais fresco da casa e de preferência no escuro.

O meu truque para os deixar a “hibernar” por alguns dias, (o máximo que fiz foram duas semanas mais ou menos) é coloca-los num frasco maior e com maior quantidade de leite e frigorífico com os “meninos”. :D


Comecei por o tomar simples no início, tipo shot :D por causa do seu sabor, passado algum tempo já o tolerava facilmente (afinal era como um iogurte natural), mas com o passar do tempo fui adaptando-o ao meu estilo de vida e de momento faço com ele os tão badalados “Overnight oats” para o pequeno almoço, o qual passo a ilustrar nas próximas fotos.

P1000032.JPG

Ingredientes necessários para fazer o Overnight oats:

  • Grãos de kefir
  • Leite
  • Aveia
  • Muesli
  • Banana

P1000040.JPG

P1000041.JPG

P1000043.JPG

P1000044.JPG

P1000046.JPG

P1000047.JPG

P1000048.JPG

P1000049.JPG

P1000050.JPG

P1000053.JPG

P1000056.JPG

P1000057.JPG

Coloco aproximadamente 3 colheres de sopa de aveia, 5 a 6 colheres de iogurte (aqui já podemos usar a colher metálica), envolvo bem a aveia no iogurte, depois fatio a banana e por fim como toping o muesli.
Faço tudo isto na noite, entretanto repousa no frigorífico para depois se poder comer ao pequeno almoço.

Et voilá!

P1000060.JPG

Bom apetite :)

Podem encontrar mais receitas em:

(https://www.vidaativa.pt/a/overnight-oats-receitas/)

Existe também o grupo no telegram para falantes de português:

(https://t.me/joinchat/HOd7SRGRHe1RzXN_9B0Bw)

Bom fim de semana a todos!! ;)

IMG_20180202_191038-ANIMATION.gif

Sort:  

Tem realmente bom aspecto :D

Assim come-se que é uma maravilha! :)

Tenho de experimentar isto!

Se quiseres grãos tenho muitos pra dar :D

Moras longe!

O kefir foi uma boa alternativa para mim porque tenho intolerância a lactose, ele dá uma diminuída... Mas fui indisciplinada e não consegui cuidar dos meus. Ja tomou de água com açúcar mascavo? esse eu acho ruim. kkkkkkkk o gif ficou engraçado

Hehehe acontece por vezes, por enquanto ainda consegui manter os meus. Kefir de água ainda não experimentei, mas à cerca de um mês deram-me kombucha que é parecido e talvez daqui a uns tempos relate a minha experiência também. Obrigado ;)

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by capit4 from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 62205.55
ETH 2397.85
USDT 1.00
SBD 2.50