Minha experiência com a rede Akasha

in #pt6 years ago

Atendendo o pedido do @paulo.sar resolvi falar sobre minha experiência em uma dessas redes sociais semelhantes ao Steemit que tem surgido por aí. Assim como o @d4rkflow citou em seu post, descobri algumas várias plataformas baseadas em blockchain e num primeiro momento pensei: -Vou ficar rico!

Mas as coisas não são bem assim! =(

A verdade é que em termos de avanço e solidez, por enquanto ninguém bate o Steemit. Todos os projetos que encontrei ainda estão em fase de desenvolvimento ou já estão no ar porém extremamente vazios e carentes de conteúdo. Muitos utilizam sistemas bastante diferente do que usamos aqui no Steemit, mas claro, é questão de aprender. Estamos dando o primeiro passo para uma onda de redes sociais descentralizadas, vai virar febre, a questão é saber quantas irão conseguir se tornar sólidas e com uma moeda de real valor. Por isso, quando falam que o Steem é uma moeda muito fraca, eu preciso discordar. Apesar da baixa, uma média de 5USD para a moeda está muito bom!

akasha 00.png

De todas as redes, a que mais consegui me aprofundar por hora é a Akasha! O que vem ser a Akasha? Bom, vamos lá, quem sabe traduzindo o "about" da página oficial fique mais fácil de entender:

"Acreditamos que a liberdade de expressão, o acesso à informação e a privacidade são direitos humanos fundamentais que devem ser respeitados tanto na internet como na vida real. Através da AKASHA, queremos demonstrar que é possível conseguir isso, consagrando os direitos humanos básicos no código e abordando as coisas de forma diferente. Não é informação que quer ser livre - somos nós.
Como uma palavra, AKASHA ([आकाश) tem raízes em sânscrito e significa "éter" em seus sentidos elementares e metafísicos. A antiga civilização de língua sânscrita visava akasha como uma rede de informação metafísica conectando a humanidade consigo mesmo e com um conhecimento infinito. Neste paradigma, pensamentos, idéias, sentimentos e experiências são armazenados para sempre e compartilhados através do Akasha, o banco de dados universal que conecta vários planos de existência. AKASHA é uma experiência social e tecnológica que permite que nossa memória coletiva, sentimentos e idéias ecoem livremente em toda a existência da humanidade."

A premissa é ótima, mas no final das contas é só um jeito bonito de falar a respeito de uma rede social, o que fará a diferença na Akasha? Eu particularmente ainda não sei. Minha experiência com ela está bem no começo. O que posso afirmar é que ao basear-se em Ethereum, ela sem dúvidas passa muita confiança, assim como o Steemit, terá uma moeda interna, nesse caso AETH (Akasha Eth), corrijam-me se eu estiver errado, por favor.

akasha 02.png

Algumas coisas tornam o sistema diferente do que estamos acostumados. A começar por que Akasha é um aplicativo baixado para o computador e não um site na web. O por que disso? Não sei ainda, como viram eu não pesquisei o suficiente e nem deveria fazer um post! Mas suponho que tenha a ver com o conceito da carteira da moeda e sua segurança ao ter o programa instalado em sua rede ao invés de acessar a nuvem por um site. A aventura do Akasha começou com o cadastro de meu email para requisitar a versão beta, tudo que recebi foi um "obrigado por registrar". Vasculhei o que pude e de formas bastante obscura acabei chegando até algum link de download da versão alpha no GitHub. Baixei a versão referente ao Linux (ainda sofrendo para compreender os comandos básicos desse sistema que tanto gosto mas nada entendo) e instalei. Porém, para minha infelicidade Akasha precisa passar por um processo de encontrar peers, coisa que se tornou totalmente infrutífera nessas primeiras tentativas, demorei muito para descobrir um relatório com erros que não consegui resolver. Até que muito tempo depois alguém do Akasha me respondeu um email a respeito de como utilizar, sugerindo basicamente isso: -Apenas coloque seu email no site e lhe avisaremos quando será lançada a versão beta!

Naturalmente não me contentei e expliquei que eu havia encontrado uma versão alpha que porém não funcionava e queria saber o que fazer para resolver! O indivíduo então sugeriu que eu entrasse no canal do discord para que trocasse informações com a comunidade?!

Ok! Eu fiz isso. E por sorte achei no setor de anúncios de novidades o link para a versão pré-beta 0.6.2 chamada de EMERGENCE. Baixei-a e deixei procurando Peers. Demorou, demourou. Mais de 4 horas para conectar. Mas conectou! Fiz meu cadastro, dei uma explorada superficial sem compreender muito bem ainda o funcionamento mas gostei do visual, gostei do sistema, o método que a rede é disposta, tudo é suave e agradável. Custa descobrir se vai pra frente. Depois do primeiro acesso, todos os outros (como agora que abri para tirar prints) levam mais ou menos 10 minutos para carregar os peers antes de abrir a tela de login.

akasha 03.png

A timeline é separada em tags, acredito que essa visualização é personalizável, ainda não experimentei modifica-la, mas farei alguns testes.

akasha 04.png

Como bom desbravador fui lá cravar uma bandeira, não achei informações sobre brasileiros ou qualquer material em português quando procurei, quem sabe eu apenas esteja procurando no lugar errado, mas resolvi fazer essa postagem para chamar atenção do pessoal e aguardar a chegada dos náufragos. Ao lado vocês podem observar um quadro com minha reputação, ali chamada de Karma (sem dúvidas esses conceitos indianos e sânscritos me ganharam facinho), sou um ninguém perto da tal Julia em termos de Karma. Mas isso vai mudar! ;)

akasha 05.png

O sistema de voto é semelhante, porém parece que o downvote é mais fácil de ser usado do que no steemit. O número de tags parece ser muito maior também.
Irei explorar com calma esse novo mundo e prometo contar para vocês se o negócio começar a fluir!

akasha 06.png


Obrigado por ler! Aguardo sua opinião!

DQmWwVwHZgGvHaPCtZZtyzn6o78yRrPQqcCXCHECVo92WhE.jpeg

Assinatura STEEMER 1.jpeg

Sort:  

@thomashblum, Parabéns! O teu post foi votado e resteem pelo Projeto Camões!

camoes sign.gif

PROJETO CAMÕES - LÍNGUA PORTUGUESA NO STEEMIT!

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Valeu amigo :)

Quando ficar rico, chama nois hhuahuaha
Tô brincando, mas vc viu como funciona a carteira?

Vi sim, amor. Não estou muito crente disso ainda, mas parece que já tenho um valor em Eth lá para utilizar na rede. Um bônus, mas preciso pesquisar melhor, pode deixar que te aviso quando eu montar o acampamento.

Interessante. Poderei dar uma olhada em breve.

Acredito que projetos como esse evoluirão muito rápido e muito em breve, é tudo questão de tempo e questão de descobrirmos coisas novas rs

Sim cara, creio que esse ano trará muitas novidades em termos de redes descentralizadas. Já me cadastrei numas 4 destas por garantia, mas cada uma exige muito tempo para pegar o jeito, são mundos diferentes.
Vale a pena dar uma olhada!

É questão de tempo mesmo. Aos poucos eles vão evoluindo e logo se tornarão grandes. O negócio é percebermos isso no começo e investirmos nessas plataformas o quanto antes.

Eu gosto de aventuras e se tem Eth misturado melhor vou aguardar mais dicas sobre essa rede por agora estou a 100% no steemit

Boa, amigo. O Eth é muito forte, uma boa base para a plataforma, também me dedico principalmente aqui, mas quero começar a estudar bem desde já essas redes para me adiantar legal nas próximas oportunidades! hehe.

O visual é igual do Tweetdeck, bem legal, só resta saber se vai vingar, mais para frente quando sair o beta vou me cadastrar.

Realmente se assemelha ao Tweetdeck, acredito que vai firmar sim, bombar mesmo nem o Steemit bombou ainda, haha. Mas a tendência é crescer cada vez mais (ambos).
Valeu.

Gostei do relato, vou ficar atento a novidades!! Grato por compartilhar conosco seu conhecimento sobre!!

Valeu amigo, e obrigado pelo incentivo! Apesar de eu ter tentado caprichar nos detalhes, ainda sei pouco do funcionamento profundo do sistema da plataforma, mas conforme eu avançar lá, manterei vocês informado!
:)

Pô, achei que foi bem detalhado!! De nada e eu que agradeço por ter aceitado a proposta!!

Eu entrei no Akasha há um 3 meses e até agora somente fiz a minha intro. Estou esperando eles realmente lançarem a plataforma pra eu "cair pra dentro". Valeu!

Legal cara, não te achei lá, mas também não dediquei muito tempo pra compreender tudo! Quero dissecar o sistema pra não perder tempo quando lançarem! Valeu

Fiquei curioso com essa plataforma, mas será que é tão fiável como o steemit?

Ela tem tudo para se tornar uma plataforma sólida sim, amigo. É muito bem estruturada, o pessoal tem um projeto muito interessante. Acredito que com o tempo se tornará uma forte "concorrente" do Steemit.

Que jornada de persistência! Linux, plataforma, alfa, beta, discord, email, helpdesk...

Achei muito interessante e sua história, que me fez navegar junto. Parabéns pela paciência até chegar a utilizar a plataforma, incluindo insistir após receber o "brilhante" conselho de colocar o e-mail lá e ficar aguardando.

Gostei bastante da visão em "cards". É o que falta na maioria das plataformas mesmo. Esse negócio de 1 post por linha é muito demorado.

Fora que, toda hora, 10 minutos pra abrir não é pra qualquer um! A insistência valeu esse belo post! Parabéns! Em breve desbravaremos e faremos assentamentos em todas essas plataformas com #pt :D

Não foi fácil! haha! Mas fiquei feliz de enfim conseguir acessar, apesar do sistema ainda em desenvolvimento. Já se mostra uma rede muito promissora. Também achei o visual agradável e a leitura de cada tag com seu espaço fica bem mais dinâmico! Sem dúvidas, temos o mundo para desbravar! Valeu!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 62907.89
ETH 3379.73
USDT 1.00
SBD 2.50