O primeiro amor de Phoebus

in #pt4 years ago

image.png
O primeiro amor de Febo Apolo foi Dafne, filha de Peneo; Esse amor não foi produzido por acaso ignorante, mas pela raiva cruel de Cupido. O deus de Delos, Apolo, orgulhoso da vitória sobre a píton, viu Cupido dobrar o arco com a corda esticada e disse-lhe: “O que você está fazendo, garoto lascivo, com armas dos corajosos? Essas armas são mais adequadas aos meus ombros, pois sou capaz de causar ferimentos graves a uma besta ou a um inimigo e, de fato, acabei de matar o Python, aquele que cobria tantos hectares com sua barriga fedida, agora inchado pelas minhas inúmeras flechas. Seja contente, criança, por provocar alguns casos de amor com sua tocha e não se apodere de glórias que são minhas ”. Cupido, filho de Vênus, respondeu assim a Apolo: “Seu arco, Febo, pode passar por todas as coisas, mas o meu passará por você; e como todos os animais são inferiores aos deuses, assim a tua glória é inferior à minha ”. Assim falou Cupido e, batendo as asas, voou no ar para parar na fortaleza escura do monte Parnaso; da aljava, ele pegou duas flechas de efeitos diferentes: a que faz o amor fugir; o outro a produz. Quem produz amor é ouro e brilha em sua ponta afiada; Aquele que o faz fugir é franco e lidera sob o junco. O deus Cupido apunhalou na filha ninfa de Peneo a flecha que faz o amor fugir; com a flecha que a produz, feriu a medula do deus Apolo depois de perfurar seus ossos.
Instantaneamente, um se apaixona e o outro foge do amor, desfrutando dos esconderijos das florestas e dos despojos dos animais capturados, assim como a deusa Diana. Uma fita prende os cabelos bagunçados de Dafne. Muitos a fingiram, mas ela rejeitou os pretendentes, independentes e sem homem, andou pelas florestas inacessíveis, sem se preocupar com o deus Hymenaeus, do Amor ou do casamento. Peneo, seu pai, costumava dizer-lhe: "Minha filha, você me deve um genro". Peneo, seu pai, costumava dizer-lhe: "Minha filha, você me deve netos." Daphne, que odiava as tochas que acompanham o casamento como um crime, inundou seu rosto bonito com um rubor embaraçoso e passou os delicados braços em volta do pescoço do pai e disse:
"Querido pai, permita-me aproveitar minha virgindade: isso foi concedido anteriormente à deusa Diana, seu pai." Peneo concorda sem hesitar (mas, Daphne, essa beleza o impede de ser o que você quer e sua beleza se opõe aos seus desejos).
Apolo está apaixonado e, vendo Dafne, ele deseja se juntar a ela. E o que ele quer, ele espera e até seus próprios oráculos o enganam. Assim como a palha clara é queimada quando as orelhas são separadas, assim como os campos são queimados pela tocha que um caminhante, por acaso, empurrou muito perto ou deixou já prestes a amanhecer, o deus Apolo se envolveu na chama do amor Desta forma, todo o seu coração está queimado e ele alimenta a esperança de um amor fadado ao fracasso. Apollo observa que Daphne tem cabelos pendurados no pescoço sem prendê-los e "e se eles os arrumarem?", Ele diz. Ele vê que os olhos dela brilham com fogo, semelhantes às estrelas; veja seus lábios, o que não é suficiente para ver; Ele elogia mais da metade dos dedos, das mãos, dos braços e das pernas nuas: se algo está oculto, ele o imagina ainda melhor. Mas ela foge, mais rápido que a brisa leve, e não para com as palavras de Apolo, que a chama: “Filha ninfa de Peneo, fique, eu imploro! Você não é perseguido por um inimigo; Fique, ninfa! Assim o cordeiro do lobo foge, assim a corça do leão, assim as pombas com asas trêmulas da águia, cada um de seus inimigos. O amor é a razão pela qual eu sigo você. Ai de mim! Não caia, que os espinhos não marquem suas pernas que não merecem lesões, não sou a causa de sua dor. Os lugares que você está indo são bruscos: corra mais devagar e pare seu voo, mais devagar eu irei segui-lo. Pergunte quem você quiser; Não moro nas montanhas, não sou pastor, não sou tolo que vigia seu gado e seus rebanhos aqui. Você não sabe, inconsciente, você não sabe de quem está fugindo e é por isso que está fugindo. A terra de Delfos, Glades, Tenedos e o palácio de Pátara me servem; Júpiter é meu pai. Através de mim você descobre o que será, o que foi e o que é. Para mim, a poesia é acompanhada por música que vem das cordas. Minhas flechas são certamente precisas, mas uma flecha foi mais precisa que a minha, a que causou uma ferida no meu coração anteriormente vazio.
Novo evento é medicina e o mundo me chama de "curandeiro", e o poder das ervas depende apenas de mim. Ajuda-me, que o amor não cura com ninguém e não serve sua técnica que serve a todos! "
Apolo se ofereceu para falar, mas Daphne, o chefe de Peneo, foge em uma corrida assustadora e a história com a palavra na boca; E então a linda: vi o corpo nu de Dafne, os lados opostos agitando o vestido e uma brisa leve retornando aos meus cabelos. A fuga aumentou sua beleza. Mas o jovem Apollo a apoia mais para desperdiçar seus elogios e, como meu amor, ele segue seus passos no passado. Como o galgo que viu uma mentira no campo aberto e com suas patas procura o galgo em sua presa e sua salvação (como um, ao lado dele, espera acusá-lo imediatamente e fareja os infernos com seu focinho estendido; ele duvida se ele foi capturado , escapa dos mesmos delitos e deixa para trás o focinho que tocou): foi assim que o deus e a donzela correram, um é rápido por causa da esperança, o outro por medo.
No entanto, quem persiste, ajudado pelas asas do amor, é mais rápido, ele não está na trégua, ele apenas a estende, ele está lá nos cabelos derramados pelo pescoço. Daphne, de suas profundezas, pálida e vencida pela agitação rápida, digo apontando para as águas do Peneo: “Ajuda-me padre; se os rios são divindades, mude e perca esse número ruim que eu gosto demais! Acabei de terminar este apelo, um sonho pesado invade seus membros: uma casca fina envolve seu peito eterno, seus cabelos crescem como folhas, seus braços como galhos; suas partes, há um pouco de velocidade, converge em raízes perigosas, no lugar da face é o dossel. Apenas a beleza cai sobre ela. Ainda assim, ele ama Apollo e, colocando a mão no tronco, ainda quer latir com o coração sob a nova pele e abraçar os braços como se estivesse em pé, das abelhas à madeira. No entanto, a madeira evita os besouros.

Apolo diz a Daphne: “Como você não pode ser minha esposa, pelo menos você será minha árvore. Seu cabelo sempre terá você, louro, minha cítara terá você e minha aljava terá você. Você acompanhará os generais latinos quando vozes felizes cantarem o triunfo e longos desfiles visitarem o Capitólio. Nos portões de Augusto, você estará de pé, fiel guardião de seus batentes, e protegerá o carvalho no meio. E como minha cabeça é jovem com seus cabelos cortados, você também tem a perpétua honra de uma sempre-viva. Apolo falou assim; o louro assentiu com seus galhos recém-formados; seu copo parecia se mover como uma cabeça.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 64349.20
ETH 2673.53
USDT 1.00
SBD 2.83