Mineração em Nuvem - A prova definitiva!

in #pt6 years ago (edited)

Mineração em Nuvem, compensa?
12-1024x512.png

Certo, já fui novato em BTC e aprendi muito ao longo de 2017. Eu vi muitas mineradoras em nuvem sumirem do mapa e levarem valores astronômicos de incautos. Mineradoras como a famosa Hashocean.com e o mais engraçado é que tinha a Hashocean.co, que era o golpe do golpe, que queria roubar os logins dos usuários pra poder roubar os BTCs.

hqdefault.jpg

Você pode, caso tenha paciência, olhar a lista com mais de 500 mil sites de tramóias, pirâmides, falcatruas, "oportunidades de negócio" e etc com mineração de Bitcoins e similares no link: http://www.badbitcoin.org/thebadlist/
É incontável, todo dia surge um novo esquema prometendo "Bitcoin fácil" pras pessoas e muitos mas muitos mesmo caem nesses contos do vigários (ref. https://pt.wikipedia.org/wiki/Conto_do_vig%C3%A1rio).

inteligente-6.jpg

Pois bem, foi então que eu, me achando o mais inteligente que todo o resto dos reles mortais da Internet, fiz minha super pesquisa e descobri que haviam algumas empresas que eram de fato "seguras". No jargão popular, empresas que "estão pagando direitinho". Fiquei pensando, puxa mas por que essas empresas me dariam dinheiro assim, de graça PARA SEMPRE?

almoco-gratis-cover.jpg

Por que é o que a grande parte dessas empresas prometia ou até promete ainda hoje. Mas ingnorei a lógica de que "almoço grátis não existe" e resolvi continuar na cagada.
Pesquisei muito mas muito mesmo e cheguei a um veredito. Escolher empresas nesse mercado que não falhariam comigo.

Genesis Mining
HashFlare
HashNest

Como foi essa escolha?

escolhaDC.png

Poxa, a Genesis chegou a mostrar por várias vezes que eles tem mineradoras e tal, já vi o suposto chefão deles no twitter fazendo vídeos das farms se explicando pelo atraso nos pagamentos.

Genesis-Mining-Logo1.jpg

Penso que hoje (Jan de 2018) está regularizado apesar de não chegar mais BTC todo dia na conta, dizem que é devido à taxa de trasferência e já estipularam um prazo mínimo pra saque, que chega de forma automática.
Update, é mais ou menos, acabei de olhar o site pra ver, tem merda no pagamento ainda.

pagtos.JPG

Para a segunda escolhida, a HashFlare. Uma empresa que despontava e as pessoas diziam que pagava melhor que a Genisis. Quem não quer mais lucro, não é mesmo? Aquele foguetinho do logo deles que parece o símbolo da Stellar Lumens, empolgava.

mineracao_em_nuvem_hashflare.jpg

"Agora sim, vou entrar nesse mundo dos "Bitcão", ficar por cima da nata, massa burra, que nada entende das criptomoedas e pá!" Claro, não pensava assim mas não tinha paciência pra ficar debatendo BTC com familiares e menos ainda explicar que eu não tinha BTC, que eu tinha um contrato com uma empresa da Estônia para minerar um "treco que ninguém pode pegar", um dinheiro virtual apenas. As vós piram em moeda que não é de lata, acredite em mim. Esforço demais para dispender.

HASHNEST1.png

E por último, a top das tops, a HashNest, conhecida por ser a fabricante das maiores ASICS de Bitcoin do planeta. Ela tem um pool de mineração próprio, quem não conhece o AntPool? Ela vende contratos de mineração e hosting de SUA PRÓPRIA MINERADORA no datacenter deles. O que poderia dar errado? A Genesis e a HashFlare poderiam fechar suas portas mas a Bitmain ou HashNest não, impossível. Ela iria se queimar com todo o mercado que também consome suas ASICS. É lucro certo, pensei!

Vacilei por algum tempo resolvi comprar, começo de 2017, todas as mineradoras iriam funcionar e eu ficaria rico, aposentado, pra sempre!!! Por que os cálculos eram super animadores. Eu ainda estava olhando o preço em dólar, não sabia fazer contas.

E aí veio o banho de água fria

imgHandler.jpg

No decorrer de 2017, conheci o grupo Bitcoin no Face, mas já havia feito a merda. Eu sinto muito em dizer mas eu fiz isso, me dá raiva só de lembrar mas eu fiz. Já havia comprado as merdas dos contratos, não havia mais o que ser feito. Todo mundo me dizia que eu estava errado. Mas o ser humaninho é assim mesmo, não quer dar o braço a torcer. Quem vai querer dizer que aquelas férias caras que você pagou foram horríveis? Que o hotel não era bom? Que a cultura local era um lixo? E que tudo era mais caro do que você imaginava? Isso a gente guarda, né? Só posta no face as "fotos fazendo biquinho",kkkk!

Bem, as informações tavam ali, estampadas no site das mineradoras, mas estava cego, queria lucro de qualquer forma, veja:

contrato genesis.JPG

Então, claramente o que isso significa é que seu contrato é aberto, ele terminará quando 25THS não gerar mais que $ 7 em bitcoins por dia.
Ontem mesmo recebi um valor de 0.00327465, já não tem mais constância, "quando dá" eles enviam, depende das taxas. Estão enviando a cada 5 dias ultimamente, antes era a cada 2, depois passou a 3 dias, agora tá dando 5 dias.

Veja o que tem no site:
genesis.JPG

Update: 12/20/2017
Due to growing fees on various networks and some exchanges raising their minimum deposit thresholds we have raised the minimum payout threshold for Bitcoin, Litecoin and Zcash. Click aqui for a complete list, but for easy reference the changed values are:

Bitcoin 0.003 BTC (was 0.0025)
Ethereum 0.075 ETH (was 0.05)

Agora a continha, regra de 3 composta:

Se 25 THS é 100%, 5 THS é X. Ou seja, 5 THS é 20% do valor. Se eu tenho 5THS que gera 0.00327465 a cada 5 dias, quer dizer que eu gero 0.00065493 por dia, equivalente a aprox. 10.99USD (BTC 16,783 USD hoje 5-Jan-2018). Como meus 5THS representam 20%, se você pega os 10.99USD e multiplica por 5 (equivalente a 25THS), você tem o montante de 54.95USD por dia. OU SEJA. 25THS minera 54.95USD por dia. Isso tá bem perto de 7 dólares. Se o preço do BTC voltar a valores de Agosto ... os contratos devem ser provavelmente cortados. Mas se você não acredita nisso, você acredita que o BTC vai subir ... então, você deveria estar investindo nele e não em uma camada maluca de atravessadores com cáculos obscuros que diz que vai te pagar mas que poderia dar tudo errado?

Ah, isso acima é para o contrato da Genesis, ok? Mas está em todas as mineradoras. Busque pelo contrato e leia que você vai descobrir que as operações são encerradas e você fica a ver navios.
Como curiosidade, uma das mais descaradas, cara de pau mesmo, é a Eobot, que não investi e não é objeto dessa pesquisa mas vale comentar, ela diz que:

eobot.JPG

"Cloud mining should be considered as no more than a fun, recreational activity and not a source of income or investment. Investing involves risk, including possible loss of principal".

Tá de palhaçada né? Quem é que investe dinheiro de forma recreacional? Por diversão? O George Soros e o Tio Bill Gates talvez, e de certo eles não fazem isso com mineração em nuvem. Tá lá no site, se não apagaram, dá uma olhada nos termos: https://www.eobot.com/terms

math-formula-pencil-960x540.jpg

Vamos aos números, à matemática. Lembrando que vou usar aproximação pois nem tudo foi tão simples, comprei BTC em Dez-2016, com cotação mais baixa e outra no começo de 2017, cerca de dia 10-Jan, o preço estava variando entre 900 e 1100. Vou usar o valor do dia 1-Jan pra facilitar os cálculos. Até por que eu comecei a minerar em uma em final de Dez e outras em começo de Janeiro.

mining.JPG

cotacao BTC.JPG

Essa última, HashNest, tem um diferencial. Você pode vender o poder de mineração numa espécie de bolsa interna da Bitmain, curiosamente o valor da S9 de forma fracionada chega a ser de 4 a 6 vezes maior que a compra de uma mineradora S9 completa em 31-Dez-2017.
Retorno pela venda do THS por aproximadamente 0.3584BTC.

images1.jpg

E aí? Dá lucro?

No fim, o MITO MINERAÇÃO está desfeito.

A massa de internautas (me imaginei a Dilma agora, kkkk) dizia que a HashFlare "pagava mais", na realidade foi a que menos pagou, que menos devolveu meu dinheiro. Mas e agora, vamos comparar?

Para o caso de ter ficado com o BTC, não ter "minerado em nuvem", tivesse feito HOLD(segurado) no BTC, eu teria 1.95BTC que equivaleriam em Dez-2017 (Cotação do fechamento 14,156 USD) 27,604 USD ao passo que "minerando" eu juntei 0.962 tirados quentinhos da nuvem (KKKKKKK) e por sorte, consegui vender meu poder de mineração na Hashnest totalizando 1.32BTC.

Eu não conto com esse segundo valor por que esse BTC já era meu, não tem por que devolver pro bolo da conta total. Minerado mesmo foi menos de 1BTC. E vai piorar, a dificuldade vai aumentar mais e mais daqui pra frente e se o BTC não afirmar as pernas nos preços, esses contratos todos são cortados e os futuros mineradores em nuvem ficarão de fora como já expliquei acima.

Veja aqui uma tabela caso tivesse feito HOLD (Segurado o BTC).

hold.JPG

É inegável o retorno do valor em dólar mas não foi por conta da mineração, eu simplesmente perdi praticamnte 1BTC minerando, se tivesse mantido e vendido na grande alta de 19mil dólares em Dezembro, tinha feito uma puta grana.
E hoje? No dia de hoje ele está custando 16K mais ou menos.

Veja essa comparação caso o Bitcoin se mantivesse estável em dólar.

resultadosemvariacao.JPG

Por isso que eu digo. A conta não deve ser feita em dólares, NUNCA.
Se o BTC cai, você está fora da mineração, não há hipóteses mas se o BTC for seu, estiver na sua carteira, você pode esperar uma retomada dele no futuro.

Oras, se pra mineração retornar com lucro o BTC precisa subir de preço, por que não comprar o PRÓPRIO BTC e esperar ele subir? Pra que adicionar um layer, uma camada, um atravessador que na minha opinião, está gerando uma possibilidade de sumir do mapa e parar de pagar? Como já aconteceu tantas outras vezes?
Pra que gerar mais risco do que o necessário?

Veja algumas dúvidas frequentes, retirei isso do BTC Facebook ainda hoje. A idéia não é expor ninguém mas sim, sanar as dúvidas.

Screenshot_20180105-172008.jpg

Screenshot_20180105-172028.jpg

Nunca a vida que em 6 meses 0.01 vai virar 0.03 na Hashflare. Fora que o principal já foi pro vinagre faz tempo.

Conclusão

conclusao-tcc.png

Na Genesis 0.75 BTC eu recuperei 0.417 BTC
Na HashFlare 0.6 BTC eu recuperei 0.28335241 BTC
Na HashNest 0.6 BTC eu recuperei 0.26 BTC

"Ah, mas em dolar compensou Razi". Eu não estou minerando dólar, estou minerando Bitcoin, que fique claro.
"Ah, mas é longo prazo Razi". Meu amigo, minha amiga, a dificuldade aumentando todos os dias, 2018 vai ser ainda pior.

Para esse ano, 2018.

miningfim.JPG

No caso da HashFlare, eles cortaram os prazos vitalícios em Agosto de 2017. Já tomei na tarraqueta. Recebo até Agosto do ano que vem, momento em que o contrato será encerrado, muito provavelmente o valor não baterá os 0.6 investidos. Se em 6 meses a dificuldade cair pra iguais de Abril de 2017, eu vou conseguir chegar a 0.28335241 x 2 = 0.56670482. Ainda, me fodi em dobro por que eles aumentaram os limites de saque, espero que até proximo de Agosto eu tenha o suficiente pra sacar de forma que eles não me obriguem a reinvestir pra sacar o que já era meu entrando assim num looping infinito.

pagtos.JPG

Para HashNest, eu tirei o que já era meu, o lucro mesmo foi de 0.0184BTC. Não me fodi, por pouco.

miningfim2.JPG

Na Genesis, se pá vou ver esse valor em 4 anos pois 0.00327465 a cada 5 dias se a dificuldade parasse HOJE, seriam mais 16 meses pra ter de volta ... E de volta o que mesmo? Aquilo que já era meu!
Os 0.75 BTC. ISSO, se não inventarem algo de acabar com contrato vitalício igual aconteceu com a prima dela, HashFlare.

No fim das contas é isso. Você dá seu dinheiro pra receber ele de novo no futuro através de um indexador extremamente volátil, o Bitcoin. Pra quem foi trouxa como eu, apenas financiamos o pool de mineração da HashFlare que nos cuspiu quando já tinha tudo pago e agora vai minerar pra ela a custo praticamente ZERO de investimento, operacional ela ainda terá, claro.
Se o BTC cai, seu contrato acaba, se ele rende, aí é que você receberá a sua mineração a cada dia mais e mais difícil.
É jogo de ganha-ganha somente pro minerador.

poupanca.jpg

Se a idéia era fazer uma poupança forçada, faz um consórcio, é mais garantido e a taxa de administração é bemmmmm menor.

Mineração em Nuvem é Ilusão mermão!!! CORREEEEEEEE DISSO!!!

"Mas Razi, e se eu minerar em casa?"

Isso é um outro tópico para outro alguém mas juro que, não vou gastar meu dinheiro para descobrir.
Meu feeling é: Deixe isso com quem é especializado como os Chineses.

que você pode fazer para ganhar dinheiro e definitivamente entrar no mundo das cryptos?
Uma sugestão minha ...
Se você tá iniciando agora com BTC ou até quem já é mais velho nesse mundo e não conhece, aproveita que tá lendo esse texto na plataforma Steemit e abre uma conta agora.

Não dói nada, você não precisa gastar nada e o pagamento é em Steem dólar, que hoje tá valendo USD 8.43 cada.

Pode ser uma boa idéia participar de uma rede social que te paga ao invés do Facebbok que não te dá nada.
Aqui você minera seu cérebro e se o conteúdo for de boa qualidade, como esse aqui, você ganha dinheiro.

Depois de se registrar, volta aqui e me dá um upvote, poxa!
Tô aqui passando esse baita bizu pra ti! Só aqui você já enconomizou uma grana gigantesca e pode até começar a lucrar com algo realmente pautado em blockchain, algo de verdade.
"Brigado. De nada!"

Sort:  

Muito bom post! bem completo. Eu pesquisei mt no inicio, e comecei com a genesis mining, e depois HashFlare. Tinha ficado com essa duvida em relação hashflare, se seriam os novos ou todos não seriam mais vitalícios, passei a msm coisa que vc. O dash da genesis mining, caiu a mineração exponencialmente com aumento do valor. Acabou que ganhei pq minero há um bom tempo, mas eles sacanearam muito, ainda mais que estava com eles há mais tempo. No final, nem acho q vale a pena minerar tbm. Muito melhor ficar aqui, com uma comunidade interativa, e ganhando por bons conteúdos. E mais ainda, escrevendo a historia, afinal é um banco de dados que vai perpassar gerações, caso eles não vendam.

Então, agora eu penso o mesmo mas tive de amargar a história. Não teria como vender, o Steem é das pessoas que compram as moedas. É descentralizado!!!! Isso é o lindo da história.

Um dos melhores artigos que li nos últimos tempos em relação à experiências com as moedas digitais e suas mineradoras...
Parabéns pelo ótimo e esclarecedor artigo, ajudou muito a entender esse novo mundo de moedas digitais....
Valeu!!!

Valeu @raziel.com pelo seu relato! Muito completo, uma pena que tenha perdido esse investimento, mas sem duvidas aqui no steemit o papo é outro e estamos indo bem.

Certamente! Aqui o papo é outro!

You got a 2.06% upvote from @mercurybot courtesy of @raziel.com!

This post has received a 2.95% upvote from @msp-bidbot thanks to: @raziel.com. Delegate SP to this public bot and get paid daily: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP Don't delegate so much that you have less than 50SP left on your account.

This post has received a 7.49 % upvote from @sleeplesswhale thanks to: @raziel.com.

This post has received a 19.05 % upvote from @moneymatchgaming thanks to: @raziel.com. Upvote this Post to Support the MMG Community on Steemit! :)

This post has received a 2.39% upvote from @lovejuice thanks to @raziel.com. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

This post has received a 0.55 % upvote, thanks to: @raziel.com.

You got a 0.44% upvote from @allaz courtesy of @raziel.com!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.12
JST 0.027
BTC 64835.34
ETH 3516.12
USDT 1.00
SBD 2.36