Expressões/Calão do Porto - Portugal

in #pt7 years ago

No norte de Portugal, mais na zona do Porto temos expressões muito típicas, muito de nortenho. Na cidade do Porto, além do sotaque "marabilhoso", já agora "biba ao Porto, carago!" existe muitas expressões que só mesmo ditas cá no norte fazem todo sentido.

porto1.jpg

Fonte

Aqui apresento algumas expressões dos nortenhos de Portugal

porto3.jpg

  • "Adianta um grosso" = Não vale de nada
  • "Andar de cu tremido" = Andar de carro
  • "Aquele foi dentro" = Aquele foi preso
  • "Arrotar postas de pescada" = A gabar-se
  • "Alto basqueiro" = Barulho
  • "Bais toda lampeira" = Vais toda vaidosa
  • "Bateu a caçoleta" = Morreu
  • "Bater o couro" = Engatar
  • "Bergar a mola" = Trabalhar
  • "Bou dar de frosques" = Sair
  • "Bujão" = Rabo
  • "Bezana"/"Estás como o aço" = Bebedeira
  • "Cabides" = Cruzetas
  • "Chaço" = Carro Velho
  • "Chamar o gregório" = Vomitar
  • "Chuço" = Guarda-Chuva
  • "Está toda comida do cérebro" = Maluca
  • "És boa como o milho" = Jeitosa
  • "Estrugido" = Refogado
  • "Grizo" = Frio
  • "Jeco" = Cão
  • "Ladra-me baixo" = Fala-me baixo
  • "Laurear a pevide" = Passear
  • "Levar nas bentas" = Levar um estalo
  • "Mandar bitaites" = Palpites
  • "Picar o ponto" = Namorar
  • "Choldra" = Prisão
  • "Sostar" = Preguiçosa/o
  • "Morcom" = Estúpido
  • "Bai-me à loja" = Não me aborreças
  • "Sertã" = Frigideira

Bem, agora desculpem-me mas vou dar de frosques!


teste.jpg

Portugalcoin.gif

#PT is our Tag!

Sort:  

Espetáculo, digo eu! 😋 Eu vivo um pouco mais a norte, no Minho, mas há muitas expressões partilhadas: estrugido, cruzeta, chaço, chamar o greg(ório), vergar a mola.

ahaha mais um português por cá, que bom :) @martusamak.
Tu de onde és?
Amanhã é dia de vergar a mola ahahah.
Abraço

Sou de Lisboa, mas conheço algumas dessas expressões. São mesmo giras! :)

Ahah eu adoro usar estas expressões :)
Obrigado por comentar e ler o post.
Abraço.

Ora essa, gosto muito das suas publicações :) Agora espero uma com expressões tipicamente lisboetas :P

Fiquei contente por saber que gosta muito das minhas publicações :)
Sim, irei fazer. Gosto muito de Lisboa portanto não falho.
Muito obrigado pelas suas palavras :)
Abraço

Que legal cara 😁 Bom saber como se fala aí. Gostei do azeiteiro parolo e andar com o cú tremendo. Aqui em Recife temos algumas girias também, como: "Vou chegar" = Vou embora , Tabacudo = Lerdo, Visse? = Você entendeu?, dentre outras😁👍 Valeu macho!

Isto é calão/giria mais da zona do Porto em Portugal. Temos expressões bastante engraçadas ahaha vocês aí também tem muitas. "Vou chegar" = Vou embora, troca tudo ahahaha
Abraço @jsantana

Um dia consigo ir aí p ver as varinas. Dizem que é um espetáculo a parte ;) XD
Li cada frase com o sotaque rssss Sensacional!
Obrigada ;)

Aqui é as senhoras típicas da zona da ribeira. Podem ter um sotaque bastante forte, mas são uma simpatia.
Ahahah imagino o que se riu!
O Porto é uma naçãoooo! ahaha
Abraço!

São essas mesmas q quero ouvir. Hehehehehe
Abraços

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63607.88
ETH 2506.13
USDT 1.00
SBD 2.59