Quem avisa amigo é(?) [reflexão - relato]

in #pt7 years ago (edited)

Estive um pouco longe da steemit por causa de alguns acontecimentos que fizeram com que eu reavaliasse minha vida(que ainda é jovem) até agora, e nessa reavaliação surgiram algumas reflexões sobre quem sou, o que vivi e sobre oportunidades. E gostaria de compartilhar algumas dessas reflexões nessa volta, para que possam vir a servir para alguém nesse momento atual individualista da sociedade.

Durante diversas fases da minha vida, tive pessoas que chegaram até a mim, e passaram uma visão, me deram um conselho, que mudou os rumos da minha vida. Professoras e professores, diretor, amigas e amigos de familia, amigas e amigos de familia, parentes, até desconhecidos com quem não tinha ou tenho amizade.

Algumas dessas pessoas não estão mais vivas, seja por idade, seja porque seguiu o caminho que por ter experiência me aconselhou a não seguir, outras não dialogo mais, por n motivos, e outras que ainda estão do meu lado.Mas tudo isso entre muitas outras coisas fez-me ser quem sou.

Teve conselhos, avisos e visões que pouparam minha vida, que me ajudaram a ser mais paciente, mais dedicado, mais esforçado, mais empático, mais coerente, a me poupar, entre várias outras vantagens e teve conselho feito de forma negativa que também por ter acesso a outras pessoas que traduzissem, serviu para coisas positivas.

E nessa caminhada percebi que isso, entre vários outros, é um privilégio, nem todo mundo tem pessoas para guiar, nem todo mundo tem mentoras e mentores, conselheiras e conselheiros, amigas e amigos esporádicos ou constantes, e esse entendimento fez com que buscasse ser uma espécie de mentor/conselheiro para as pessoas que acredito merecer.

Essa atitude fez com que alguns fatos desagradáveis viessem a acontecer, porque muita gente ainda age meio que naquela ideia "se conselho fosse bom não se dava, vendia" e suas variantes. E ao contrário de me desanimar, tudo isso serviu de aprendizado e inspiração, inclusive por ainda ter quem me guie, pessoas que estão também aqui nessa plataforma, e aprendi que viver com e por essa postura é um caminho árduo,que no geral é positivo, e que uma das formas de evitar esses problemas, é que muitas vezes se é preciso ser seletivo, saber escolher bem a forma e o momento, mas fazer sem temer.

E com essa ideia, escrevi esse texto, porque acredito que esse caminho é cada vez mais necessário. Num momento de crise de diversos valores, estruturas e afins como o atual, muitas pessoas precisam de receber e de compartilhar apoio, atenção, conselhos e afins, e isso tem que se espalhar.

Fica a reflexão e o pedido para que quem recebeu conselhos, apoio e afins, compartilhe, seletivamente, mas compartilhe, porque é a união, o cuidado, o apoio entre nós que faz com que cresçamos. E se alguma coisa negativa ou mal entendido sair, que saibamos e possamos contornar sem desanimar, porque a construção futura é algo que pode contribuir para outras gerações posteriores.

Se gostou desse texto dê um upvote, um reestem, comente, se discorda, concorda, tem alguma crítica construtiva, dúvida ou sugestão, comente abaixo que estamos aqui para aprender e melhorar continuamente!! Grato pela atenção e até!!

This post was written in Portuguese. Consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.

Sort:  

Acho que você tem razão, estamos passando por tempos que tem pedido essa volta à convivência e ao compartilhamento em vários níveis. Mas sinto também que estamos fazendo isso de forma um pouco desajeitada ainda. Eu aprendi a me comunicar diminuindo ruido e de maneira não agressiva depois de algum tempo interagindo com as pessoas, profissionalmente ou pessoalmente pela internet. No Brasil, ser mais direta na hora de expressar o que se pensa, por exemplo, é entendido como grosseria e aos poucos eu fui aprendendo algumas formas de amenizar essa percepção. Por outra parte, ainda recebo muitos comentários verdadeiramente grosseiros e agressivos à guisa de convencimento através de ataques pessoais. Já passei por pessoas usando de técnicas de argumentos desonestos, técnica que usa de manipulação para vencer debates. Aprender a passar por esses percalços sem se ferir também foi um importante aprendizado pra mim.

Sim, lidar com as pessoas sem se ferir é um aprendizado importante! E grato pela leitura!!

Conselhos sempre são bem vindos. Geralmente gosto de conversar quando preciso tomar decisões, mas alguns acontecimentos me ensinaram que deve se escolher poucas pessoas pra partilhar a situação que pede uma decisão. E explico o porquê... Você conversa com uma pessoas e ela tem um conselho, a segunda pessoa terá um conselho diferente. Melhor parar na segunda. Se você tem dois conselhos, terá dois caminhos e isso já é o bastante pra saber o que deve fazer já que existem dois conselhos e sua visão sobre o que quer fazer.
Cara... Se entra uma terceira, quarta ou mais pessoas com mais um conselho... Digo por mim, endoida tudo! Sua decisão demora a ser tomada por ver tantos caminhos e todos parecem bons!
Das vezes que conversei com duas pra poder ver qual seguia, sempre consegui ficar tranquila depois. Da vezes que escutei mais de 2... Bom... Tem decisões que não tomei até hoje. kkkk
Ótimo post, @paulo.sar!

Opa @cleateles, é bem isso mesmo, e as vezes dependendo de quem for é bom não compartilhar para não prejudicar o desenvolvimento da ação, sempre é preciso ser crítico, e sobre decisões, as vezes não é o tempo :) grato por ter lido!!

Lembrei que qdo comecei a trabalhar recebi muita ajuda e conselhos, qdo achei que estava mais estabilizado comecei a oferecer ajuda aos mais novos. Em uma ocasião, depois de contar uma destas histórias que me ajudaram, o garoto comentou: agora q está numa boa, vc quer fazer igual fizeram com vc. Depois notei que ele tinha razão, achando que era a melhor forma de retribuir comecei a repetir de forma automática, nem sempre eu pensava na realidade de quem estava ouvindo. Ficava falando mais pra mim do que pra ele. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Pois é @wagnertamanaha, as vezes fazemos por nós mesmos, mas as vezes é mais pelos outros mesmo, principalmente quando há riscos envolvidos na ação, enfim, é preciso aprender como contornar tudo isso sem deixar de compartilhar conhecimento :) grato por ter lido!!

Pois é, depois que percebi isso só dou conselhos quando me pedem. De resto comento com parábolas tipo "10 vezes cair, 11 vezes levantar", "quando os elefantes brigam quem sofre é a grama" ou "se uma tartaruga estiver em cima de uma árvore não mexa com ela pois alguém bem grande colocou ela lá", mesmo assim com cuidado, afinal, como diz um provérbio árabe: "fale a verdade e saia correndo". :-) Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Pô, grato por compartilhar esses provérbios, muitas reflexões!!

Congratulations @paulo.sar! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of comments

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Ótima reflexão! Conselhos são sempre bem vindos! Basta saber qual deve seguir para o seu sucesso! Parabéns!

É isso mesmo @coyotelation!! Grato por ter lido!!

Opa, muito bom tê-lo de volta! Eu sinto falta de dividir preocupações, muitas vezes só de ter alguém para conversar já ajuda muito. E quando encontramos alguém que já passou por aquela situação, melhor ainda ;)

Ah, sim, as vezes um ombro amigo já é uma coisa excelente, e se a pessoa tiver bom senso e compartilhar a visão dela conosco pode nos abrir horizontes!! Grato por ter lido!!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 58269.26
ETH 3067.65
USDT 1.00
SBD 2.25