Lembrar de onde viemos, para saber para onde vamos!! [reflexão]

in #pt7 years ago (edited)

dazzle.png

Hoje precisei resolver umas questões no bairro onde cresci e vivi até os 18 anos, bairro que também se localiza na Zona Sul de São Paulo, mas que tem uma lógica diferente do bairro onde vivo atualmente. Enquanto estava lá estava observando as mudanças que aconteceram nos últimos anos na região, e nas que aconteceram na minha vida também, e como certas coisas de certa forma ainda são iguais.

20180116_161701.jpg
Quando mudei, metade dessas árvores não tinham nem 1/3 do tamanho que tem hoje.

As crianças e árvores que eram pequenas quando mudei de bairro, cresceram, e fazem parte do cenário atual do bairro, andando, conversando, algumas com seus filhos, fazendo sombra, algumas com seus frutos, assim como meu conhecimento também cresceu e tem dado frutos, e espero que o crescimento e os frutos continuem a acontecer.

20180116_172437.jpg
Essa pracinha, que até um pouco antes de eu mudar, assim como vários outros espaços da região que viraram praças, era um lixão, mudou bastante também.

Durante muitos anos que morei no bairro, só havia lixo nesse espaço que hoje é uma praça. Lixo que as vezes atravessava a rua, alguns anos depois o lixão foi mudado para um espaço do outro lado da rua, mas as vezes ainda assim havia lixo, com o tempo, foram arrumando, mas quando mudei, não tinha brinquedos, e era bem vazia, hoje estava bem cheia de adultos, crianças e adolescentes, e lembra um pouco o meu círculo de amizades, que era bem vazio, e hoje está cheio de pessoas que considero, pessoas de todas as idades, que não são muitas, mas ainda assim, sei que estão comigo.

20180116_172452.jpg

Bem, o lixão, não mudou muito, ainda continua um lixão, só está com uma manutenção mais constante, porém, ainda assim tem muito o que mudar, assim como certas áreas da minha vida, que não estão um lixão(ainda bem) mas estão bem bagunçadas.

Olhando para tudo isso e tendo essas reflexões, vi que num geral, apesar de ter coisas para resolver, tanto o meu bairro antigo quanto a minha vida estão indo bem. As coisas que precisam melhorar, serão melhoradas!! Na minha vida estou fazendo planos para isso, e hoje afinei algumas ideias para contribuir com a melhoria do bairro também!!

Até porque, mesmo morando do outro lado da Zona Sul, sempre lembro do bairro de onde vim, tudo que passei, vivi, me serviu de ensinamento, de aprendizado, as coisas boas e ruins, os passeios, as caminhadas, as vezes que me envolveram em encrencas e por ter uma postura tranquila teve quem me tirou, as amizades, etc., e sinto que devo fazer o que posso para melhorar a região.

Sei que muitas pessoas não querem serem lembradas de onde vieram, por bons motivos como traumas, mas também por auto-preconceito ou soberba, e tem também quem vive no mesmo bairro desde sempre e nunca fez nada para mudar, muitas vezes até atrapalhando ou julgando quem faz.

Tem quem por preconceito me julgue por onde vivo atualmente ou me julgue por ser diferente de muita gente que nasceu e cresceu onde eu cresci. Mas sei quem sou, sei de onde vim, o que quero fazer e para onde quero ir, quero também levar comigo as pessoas que considero, levar as minhas regiões onde morei e moro além, e se puder, farei tudo isso!!

E nessa caminhada, falarei bastante do bairro onde cresci e sobre o bairro onde moro atualmente!! Espero que isso possa servir de inspiração para outras pessoas!!!

E você? De onde veio? Para onde quer ir? Quem quer levar? Compartilhe conosco!!

Se gostou dessa reflexão, dê um upvote, um resteem, se tiver alguma dúvida, crítica construtiva ou sugestões, comente, estamos aqui para aprender!! Grato pela atenção e até!!!

This post was written in Portuguese. Consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.

Sort:  

Teu post me lembrou uma porrada de filmes com esse mesmo tema tão complexo, @paulo.sar.

Reflexão garantida ao ler esse post. ;)

Opa, tem alguns para indicar? :p e grato pelo comentário!!

Ótima reflexão @paulo.sar. Refletir assim e ainda escrever faz bem à saúde mental!

Sim, é por isso que estou sempre refletindo e transformando minhas reflexões em algo útil, seja compartilhando-as ou testando para ver se procedem :) Grato pelo comentário!!!

Gostei da reflexão. Isso me fez lembrar quando voltei aqui pro meu bairro depois de morar por 12 anos em SP, muita coisa tinha mudado aqui e na minha vida também. Mas já estou planejando novas mudanças... é a vida :)

Opa, que bom que o post te fez lembrar e trouxe reflexões!! E que consiga realizar as mudanças que planeja! Grato pelo comentário!!

Obrigado por nos ajudar a praticar a reflexão sobre o tema e por me trazer boas lembranças da infância no meu bairro.

Opa, de nada, eu que agradeço!! E que bom que o texto conseguiu trazer boas lembranças para você!! Grato pelo comentário!!

Ótimo post!
Acho que essa reflexão de onde viemos é muito importante para valorizarmos o que conseguimos e nos ver onde falhamos e podemos melhorar.

Sim, é bem isso mesmo, que bom que a mensagem repercutiu desse lado aí :) E sempre que possível devemos melhorar!! Grato por coment
ar!!

Muito bom o seu post @paulo.sar! Acredito que onde nascemos e vivemos nossa infância é um dos lugares mais importantes, concordo que tem pessoas com muitos traumas, mas tudo faz parte da nossa jornada chamada Vida! Eu nasci em Santo André no ABC Paulista e sempre quando visito, vem tantas recordações e é sempre muito bom estar lá! Tenha um ótimo dia ;)

Opa, temos então aqui uma conterrânea!! Que bom que estar de volta onde você nasceu e cresceu é algo bom, que continue assim!! Grato pelo comentário e muitos ótimos dias para você também!!

Valeu! Não sei se já comentei com vc antes mas se quiser tb dá pra incluir o post no http://www.steemitworldmap.com, é só adicionar um código da localização a partir do FAQ no site. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Opa, já tinha visto você comentando em outros posts, pretendo no futuro fazer isso sim, grato pelo comentário e pela lembrança!! Sucesso e boa sorte para você também @wagnertamanaha!!

cara que texto incrível. Essa reflexão que mistura o crescimento pessoal com o a melhora de um espaço geográfico foi muito interessante.

Viemos exatamente do mesmo local, vejo que estamos indo para o futuro e quando penso quem vem junto, eu acredito que onde um de nós chega, todos chegam.

Opa, grato pelo elogio mano!! E vamos chegar com geral, é essa a meta!!

Parabéns pelo post, @paulo.sar! Me trouxe recordações muito boas dos lugares onde morei... estarei acompanhando!!

Opa, que bom que trouxe coisas boas para você!! Grato pelo comentário!!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59319.27
ETH 2469.45
USDT 1.00
SBD 2.45