Pão Alentejano Artesanal

in #pt6 years ago

20170506195900.jpg
Finalmente decidi comecar a postar sobre a minha realidade aqui no Brasil. Quando no ano de 2004 vim de ferias para Fortaleza no Ceara me apaixonei por esta terra e tomei a opção de mudar de vida. Pronto fiquei. Mesmo sabendo que muitas coisas me iriam deixar com saudades. Uma delas foi o pão alentejano que se comia na minha casa, mesmo morando em Setubal se podia comprar numa taberna perto da GNR que não me lembro o nome. Como meu pai era natural de Elvas nos criou com esta maravilha no mundo dos pães.

Saudades do Pão
Aqui na região de Fortaleza ninguém fazia igual ou parecido então me arrisquei a tentar o que no inicio foi um enorme desafio a fazer pão português á maneira antiga sem a industrialização que hoje mata os sabores e aromas.
O trigo bem diferente do português, o clima, e outros fatores me levaram a perder dias, meses ate posso dizer anos testando para poder melhorar e finalmente poder dizer que hoje faco e comercializo Pão Português Artesanal tipo conhecido como Alentejano (Regiao ao sul do País onde se cultiva maior parte do trigo em Portugal).

Curiosidade uso o mesmo fermento ha 12 anos. Chamado de lêveda ou madre, nada mais é do que uma pequena bola de massa azeda
que retiro do pão antes de assar e guardo para usar na proxima vez.

Uns chamam de Sourdough outros de pão gourmet eu prefiro continuar a chamar de pão caseiro ou pão rustico.
É um pão que eu faço com muito carinho sem pressa pois tem uma fermentação lenta que le vai dar todo sabor que lhe é caracteristico.

Quero agradecer a quem me incentivou e ajudou no inicio desta aventura e que se transformou no meu negocio aqui no Brasil. Eles foram meus primeiros clientes e me apresentaram a grande parte dos hoje meus fieis compradores.
Hotel Bouganville na Praia das Fontes em Beberibe
Restaurante João do Bacalhau em Fortaleza
Restaurante La France tambem em Fortaleza

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Nunca experimentei este pão. Mas você é um cara que persiste, hein? Vai se dar bem no Steemit! Heheh é isso aí, parabéns pelos dotes culinários

Lendo até deu vontade de comer e de aprender a fazer!! Quando puder, compartilhe conosco a receita!! Grato por compartilhar essas informações conosco!!!

A receita é simples farinha de trigo, agua, sal e fermento. para cada kg de trigo 55% de agua sal 17g e o fermento varia conforme o tempo que a massa vai levedar. O segredo deste pão esta na arte de fazer.

Opa, vou começar a praticar o fazer logo menos então!! Grato pela resposta!!

Ah o pão alentejano e o leve sabor a fermento, imbatível! :))

Eu gosto muito de pão com aquele gostinho de fermento!

Para mim é o melhor pão em Portugal juntamente com a broa de Avintes, um dia destes faço um post sobre a broa de Avintes ehehe

vou aproveitar o tema e em futuros posts vou falar de outros pães que faço

Boa ideia!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by pataty69 from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Pão não industrializado é uma ótima! Está no momento certo hein? Hoje tá quase mais sadio fazer jejum do que comer a maioria das coisas que se vendem por aí! Desejo muito sucesso e que possa sempre vender alternativas saudáveis.

O grande desafio é criar algo saboroso e que nao faça mal. Tento na minha alimentacao usar o mais natural possivel quando cozinho nao utilizo produtos melhoradores prefiro os temperos tradicionais da cozinha mediterranea

Olá @pataty69, fiz um post mencionando você por causa da sua publicação! Se puder, espero que possa conferir : https://steemit.com/pt/@coyotelation/leitura-com-o-coyote-historia-praia-e-carnaval-002. Tudo em prol de uma boa interação para nossa comunidade #pt. Até mais!

Parabéns e sucesso nos negócios!

Obrigado lhe desejo o mesmo

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.13
JST 0.029
BTC 57685.75
ETH 3161.06
USDT 1.00
SBD 2.27