GUERRA E PAZ - A minha escrita no meio da semanasteemCreated with Sketch.

in #pt7 years ago

Sempre vivi na paz, em paz, em lugares de paz. Não sei o que é a guerra, porque nunca vivi em guerra, nunca experienciei o terror da guerra. Se calhar nem sei escrever sobre ela. Leio muito sobre a(s) guerra(s), as notícias, os refugiados. Estou informada. Mas nunca vivi um ambiente de guerra, não senti a dor excruciante de perder tudo, o terror da perseguição, que adivinho ser algo que nos atravessa as entranhas e nos aguça os instintos, de uma forma que só os animais sabem fazer.

window in the wall 1.jpg

Que baixa todos os cenários que conhecemos e mostra a destruição. Que nos priva de tudo a que estamos habituados, até aos gestos mais simples, como nos sentarmos a uma mesa e beber um copo de água. Porque deixa de haver uma e a outra. Nem sei se consigo imaginar, se é possível imaginar. Por isso respeito e tenho compaixão por todos os que nela viveram ou vivem, acolho as causas, não me dou ao luxo de ser contra os refugiados, de criticá-los. Porque quem o faz dá-se a esse luxo.

corner.jpg

O que sei eu?! Sei que são pessoas como eu, mas que não tiveram a mesma sorte ou a oportunidade de viver em paz e na paz.
Há que ceder ao nosso espírito de solidariedade, sermos humanistas, acreditar, de uma vez por todas, que não há cidadãos de 1ª e de 2ª classe.
Somos todos humanos, somos e temos o direito de ser todos iguais.
Sei que isto pode parecer utópico, mas ninguém que nunca viveu em guerra se deve, sequer, atrever a criticar.

Isabel
www.isabelnolasco.com

Fotos: Fortaleza, Balibó, Timor-Leste.

Tiradas com a minha Canon EOS 5D MkIII e editadas em Lightroom.

Uma boa semana, amigos!

To read this post in English click the link https://steemit.com/writing/@nolasco/war-and-peace-my-inspirational-writing-for-the-midweek

*se gostou deste post talvez goste destes:

https://steemit.com/pt/@nolasco/humanidade-a-minha-escrita-na-nova-semana

https://steemit.com/pt/@nolasco/attraversiamo-a-minha-escrita-no-fim-de-semana

https://steemit.com/pt/@nolasco/gosta-de-viajar-a-minha-escrita-na-nova-semana

Sort:  

Awesome post, I really enjoyed it. I hope you appreciate the vote!

Thanks, my friend! Will reciprocate!

Beautiful!

Thanks kindly :))

É uma sensação inimaginável pra mim, realmente estar em estado de alerta deve ser horrível, pensar que a qualquer momento você pode morrer por uma situação que acontece no seu país e você não tem nenhum envolvimento.
Eu acolheria e ajudaria também as pessoas nessa situação e não desejo isso pra ninguém.
Paz!! Gostei do post.. abraços

Muito obrigada pelas suas palavras, estou completamente de acordo consigo, @araujo. Fico contente de saber que o Steemit tem humanistas de verdade! Bem haja!

Lindo texto :)

Obrigada, minha querida!

Muito bom!! Não criticar e ter um mínimo de compaixão, não é algo de utópico mas sim algo que deveria ser comum... penso eu...

Totalmente de acordo, e contente por concordar comigo, @maxjoy!

Excelente!!! É muito difícil sentirmos o que vai na alma de quem tem que abandonar tudo e deixar para trás uma vida, um lugar e a família. Parabéns minha querida pelo teu belo texto. Beijinho grande,

Obrigada minha querida, sabia que ias gostar. Deus nos livre da guerra! Mil beijinhos!

Fantastic framing on these photos!

Oh, I'm really happy that you like it! Cheers, my friend!

Minha amiga,
Passei de "raspão" por guerra. Isto é, por países em guerra, mas sempre com a possibilidade de voltar calmamente ao meu país. Não passei por mais que falta de água, pouca comida e muita limitação de movimentos. Nada mais que ter que por o lençol nas janelas para não apanhar um tiro.
Aqueles que não compreendem o que é ser refugiado, ter que abandonar tudo e sem esperança de voltar são os que estão sentados no melhor do mundo e incapazes de olhar à volta. Mesmo os que no nosso mundo vivem mal e tudo reclamam não têm ideia do que é não ter nada. Experimentem só 24h sem água e sem saber quando a haverá. Nem falo do medo, dos tiros, não ter sequer uma aspirina.
Beijos

Querido amigo,
Cairia o Carmo e a Trindade se esses refastelados estivessem 24 horas sem água. Não vivendo a guerra na realidade, porque, como dizes, temos a pátria para regressar, acho que, com as nossas experiências, ganhamos sensibilidade e damos valor ao que nela temos. Ao mesmo tempo que desvalorizamos o supérfluo, que dele têm os refastelados que nos rodeiam. Acho que a nossa experiência nos faz pessoas melhores, mais humanistas, e ao mesmo tempo mais intolerantes para com quem se queixa de barriga cheia.
Mil beijinhos com saudades!

Muito bonito @nolasco! Eu por acaso sempre vivi num sitio calmo mas sempre vivi em "guerra" com o meu pai.. agora ja andamos os dois mais calmos, mas foi dificil enquanto eu fui criança, ter um pai sem orgulho do filho!..
Steem On! 😉

O que não nos mata faz-nos mais fortes! Empatia é muito importante. Que corra tudo bem! Obrigada, @em3di. Steem on! ;)

É verdade! Obrigado eu @nolasco! Tudo correrá bem! Abraço, @em3di. 😉

:)), abraço, caro amigo @em3di!

Abraço @nolasco! 😊 👍

Abraço de volta @em3di :))

Concordo plenamente, querida @nolasco. Na verdade, quem critica, deveria antes experimentar, se envolver na situação e sentir na pele o que eles sentem. E então, assim, talvez nem tivessem mais nada a dizer. Apenas fazer. Fazer algo pra ajudar e assim humanizar-se.
Adorei o texto. Tem o poder de derrubar máscaras e abrir os olhos.
Forte abraço!

Obrigada pelas suas palavras sempre tão clarividentes, minha querida @cleateles! É bom saber que no mundo todo ainda somos presença e podemos ajudar a fazer dele um lugar melhor. O Steemit é uma comunidade fantástica. Lhe quero bem, forte abraço para si também!

Eu também lhe quero muito bem, querida @nolasco! Sou grata por ter lhe encontrado aqui. :D

:) :) <3 <3 Beijinhos mil minha querida!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59111.01
ETH 2441.11
USDT 1.00
SBD 2.45