BRASILIA, TERRA VERMELHA - A minha escrita no meio da semanasteemCreated with Sketch.

in #pt7 years ago

brasilia mausoleu27.jpg
(Memorial Juscelino Kubitschek)

Brasília é a capital do Brasil. Uma capital construída de raiz no meio do nada, como algumas outras capitais do mundo: Washington, nos EUA e Camberra, na Austrália.

catedral brasilia 3.jpg
(Catedral de Brasília)

Foi desenhada a régua e esquadro, nasceu do sonho de um homem, o então presidente Juscelino Kubitschek, que contratou os melhores arquitetos para a conceberem, como Oscar Niemeyer e outros tantos excelentes, se bem que menos famosos.

parlamento brasilia 31.jpg
(Praça dos 3 Poderes)

É uma cidade moderna e desafogada, embora me tenham dito que foi pensada para 500 mil pessoas e hoje vivam lá 3 milhões. Mas ainda assim é ampla e nela andamos com um sentimento de imensidão.

palacio brasilia 4.jpg
(Palácio da Alvorada)

Andei a vaguear e a fotografar os lugares emblemáticos da cidade, como a catedral, o santuário de D. Bosco, a praça dos Três Poderes, o palácio do Planalto, e outros.

igreja brasilia6.jpg
(Santuário D. Bosco)

Tudo construções e locais modernos e de arquitetura contemporânea. Gostei muito. E reparei que, apesar desta intervenção do homem, da obra feita, a terra em Brasília é vermelha. Vermelha de raiz, crua, até rude, bela.

ponte brasilia 1.jpg
(Ponte Juscelino Kubitschek)

Como que a afirmar a Brasília: aqui estou eu, foi daqui que nasceste, eu sou a tua mãe, a tua génese, as tuas entranhas. Porque não há obra que o homem faça que não tenha a natureza a servir-lhe, se não de inspiração, pelo menos de molde.

praça brasilia 8.jpg
(Congresso Nacional)

Isabel
www.isabelnolasco.com

Fotos: Brasília, Brasil.
Tiradas com a minha Canon EOS 5D MkIII, editadas em Lightroom.

!steemitworldmap - Lat: 15° 48′ 0″ S Long: 47° 51′ 50″ W - Brasília, Brazil.

Um bom resto de semana, amigos!

To read this post in English click the link https://steemit.com/writing/@nolasco/brasilia-red-land-my-inspirational-writing-for-the-midweek

*se gostou deste post talvez goste destes:

https://steemit.com/pt/@nolasco/tomar-decisoes-a-minha-escrita-no-meio-da-semana

https://steemit.com/pt/@nolasco/gosta-de-viajar-a-minha-escrita-na-nova-semana

https://steemit.com/pt/@nolasco/a-sorte-da-trabalho-a-minha-escrita-e-fotos-para-o-fim-de-semana

Sort:  

Brasília por ser uma cidade planejada e única, diferente de todas as outras, ela desperta ódios e amores, menos a indiferença. Eu particularmente gosto da cidade, mas não do clima que a política relegou a ela.

Pois, @discernente, infelizmente o homem tanto é capaz de obras grandiosas e causas nobres como também pode destruir, desde a nossa confiança ao nosso planeta. Obrigada pelo seu comentário, bem haja!

Wonderful you like them!

Vou ser sincera, de todos os lugares que gostava de visitar no Brasil, Brasília nunca esteve na minha lista. Com este post "abriste-me o apetite. ehehehe. Beijinho grande, minha querida.

Eu sei, querida. É que é mesmo bonita. Vai... Obrigada, beijinhos mil!

Parabéns @nolasco, o teu post foi escolhido entre os melhores que eu li durante essa semana. Podes ver o post neste link

Oh, muito obrigada, @camoes, fico imensamente feliz! A ir para o link em 3,2,1!

Thanks kindly :))

@nolasco , belíssimas fotos , excelente texto .

Muito obrigada, bem haja, amigo!

Belas fotos @nolasco!! Grato por compartilhar conosco!!!

O prazer é todo meu! Obrigada!

Um lugar tão bonito e impestiado com políticos corruptos hehe

Pois, mas isso não é exclusivo de Brasília... Antes fosse... Essa espécie maligna está em toda a parte!

Tem toda razão! Hehe

:) :( enfim, vamos exercendo a nossa cidadania sempre que possivel!

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.16
JST 0.029
BTC 61438.76
ETH 2384.57
USDT 1.00
SBD 2.58