Entrevista com o Criador do Grupo "Steemit Brasil"... o ilustre @andre3301! Comemorando 200 membros!

in #pt6 years ago

Como já mencionei várias vezes, o que mais me anima na Plataforma Steemit é a minha interação com a comunidade brasileira. Entrei no grupo Steemit Brasil na minha primeira semana e encontrei um lugar onde me sinto confortável para expor minhas dúvidas e trocar experiências.
Como sou muito curiosa, decidi fazer umas perguntinhas para o nosso amigo André, o criador do grupo, e ele tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre a plataforma em si e cryptocurrency em geral...

IMG_8011.JPG

André como você descobriu o Steemit?
Fazendo pesquisas sobre ico e altcoins, comecei a cair cada vez mais em páginas do steem, fiquei curioso e fiz a conta.

O que te incentivou a criar o grupo Steemit Brasil" no Telegram?
Tenho essa mania, quando gosto de algo novo crio um grupo no Telegram para atrair pessoas que pensam como eu.

E como encontrou pessoas para entrar no grupo? Você fez um post?
As primeiras fui chamando por meio de comentários, fiz posts.... todos os posts em br que fazia colocava um ps. para entrar no grupo.

Como você vê o crescimento da comunidade brasileira no Steemit?
As pessoas em geral, não só os brasileiros, vêm atraídas por um discurso implícito do Steemit de dinheiro fácil. A gente vê os posts do trading e acha que é tudo maravilha (depois que vai conhecendo os bots, percebe que não é tão lucrativo assim) então acho que a tendência é: muitas aberturas de conta, um pouco de uso e depois abandonam, alguns poucos vão ficando. Acho que um paralelo interessante é o G+, onde a Google tentou pegar o nicho do Facebook, mas por muitos anos ficou uma cidade deserta com poucos entusiastas perambulando de verdade.... porém quando os webmasters começaram a perceber que o SEO do G+ era muito bom, migraram grande parte dos seus esforços para lá. Acho que vai acontecer algo bem semelhante com o Steem. A atração não será exatamente os pagamentos, mas como é um site bastante acessado, o SEO dele é muito forte. Muitas pessoas ainda não perceberam isso.

Você pode falar um pouco sobre SBD, STEEM & STEEM Power?
STEEM é o token principal da plataforma. Ele tem uma natureza inflacionária, ao contrário do Bitcoin por exemplo que é deflacionário. Isso significa que o supply aumenta conforme o tempo, desde que o numero de usuários também aumente. Isso não reflete necessariamente no decréscimo do valor. Hoje em dia o market cap é de uns 70mil BTC que daria quase 800mi dólares, o que é bem significativo se considerar a idade do token. É um dos Top 30 do mundo, na frente de outros tokens bem sólidos como Stratis e Waves;

SBD é o Steem Based Dollars, em teoria deveria servir como uma paridade para o USD em 1:1 para evitar altas volatilidades no token principal. Porém o supply dele é muito baixo (10milhões) então, sempre que o market cap aumenta desse valor, o preço do SBD acaba subindo também, normalmente com um efeito elástico bem acentuado. Existe essa tendência do valor do STEEM seguir o valor do SBD que eu acredito ser puramente psicológica, mas pode ser bem explorada como um indicador bem sólido para fazer trades..... se o SBD sobe muito mais que o STEEM, pode trocar por STEEM sem medo porque com certeza o STEEM vai acabar subindo também;

Steem Power não existe. Não há um token com esse nome. O que acontece quando você dá Power Up, é que o sistema compra um terceiro token chamado VEST. Diferentemente do STEEM, que é inflacionário, as VESTS são deflacionárias, isto tem um supply fixo... dessa diferença entre o STEEM e a VEST, vem o valor do voto.
Um exemplo simplificado, hoje no mercado existem 1000 STEEM e 1000 VESTS. Eu dou um Power Up de 10 STEEMs, que são trocados por 10 VESTS e na minha conta do Steemit aparece que eu tenho 10 SP.
Eu tenho então 10VESTS/1000 STEEM 1% do direito a STEEMs por meio das VESTS, que são como ações do Steemit. Você compra uma % da 'empresa'.

Amanhã (pelo STEEM ser inflacionário) existirão 1010 STEEM no mercado, mas eu ainda tenho 10SP - 10 VESTS. Porém 1% do STEEM hoje não é mais 10SP, mas sim 10.1 SP... então eu teria direito a ter 10.1SP.... de onde vem esses 0.1SP? É concedido a mim como poder de voto, esses dividendos, pela idéia da rede social do sistema, serão repassados, não apenas para mim, através de self-vote (que aliás eu acho totalmente de boa) como para os amiguinhos em quem eu voto. Ou seja, não está sendo criado dinheiro do nada, o voto é apenas a valorização da % de ações de STEEM que eu tenho através dos meus VESTS... o STEEM POWER pode subir na sua conta, mas seu número de VESTS é fixo, a menos que você compre mais realizando um Power Up.

Você acha que é válido investir em Steem?
Certamente! Um token de transferência rápida, gratuita, liquidável. e que ainda tem uma máscara de utilidade social e remunerativa ... considero bem sólido.

Quais foram as maiores mudanças que você reparou na plataforma desde que começou?
Com certeza o público brasileiro/português aumentou. Não se vê sempre as mesmas figurinhas no trending do #PT por exemplo, o exploit tem diminuído, porque hoje em dia utilizar bots para votar tem um valor esperado negativo. Então eles são usados para promover posts mesmo e não para explorar o pool.
Mas eu comecei faz pouco tempo, final do ano passado, então não mudou muita coisa,
teve a inclusão do STEEM em mais exchanges que aumenta a liquidez, e aumentou o valor do STEEM em relação ao dólar também.

Qual a sua opinião sobre Bots?
Depende... tem bots e bots... tem bots curadores, bots votadores, bots escritores, bots que ficam mandando spam nos comentários. Acho que o Steemit é uma rede social de bots, onde alguns humanos perdidos tentam interagir... isso pode ser bom ou ruim. De maneira geral, achamos que os bots são ruins, porque só percebemos os bots mal programados. Mas tem muitos experimentos de Inteligência Artificial avançada rolando hoje no Steemit e nós interagimos sem mesmo perceber que não há um humano por trás. Eu sou um exemplo disso.

Na sua opinião, quais são as limitações do Steem/Steemit hoje?
Na plataforma: a falta de conhecimento das pessoas faz elas acharem que só porque elas fizeram um post bom, elas têm direito a muitos votos. E acho bem ruim não poder deletar/editar posts com mais de 7 dias.
Nos tokens: o supply muito baixo do SBD.
No ecossistema: o fato que as VESTS ainda estão fortemente concentradas nas mãos de poucos
e estes inventam regras malucas para se proteger - tipo, se usar bots, leva flag - claro que não vai levar flag, eles só querem que você continue pequeno.
A única regra escrita do Steemit é: "não perca sua chave privada", o resto, é lapidável pelos próprios usuários, claro que o consenso gera bom-senso, mas os seres humanos têm uma forte tendência a maquiar a covardia com o discurso de ética.

Qual a sua visão sobre o futuro de cryptocurrencies como um todo?
Acredito que o' todo' verdadeiramente seria a tecnologia blockchain, sendo as cryptos apenas uma ferramenta para interagir com essa tecnologia. Nosso modelo econômico é relativamente recente e falho, então, como um dos principais problemas da atualidade, é a aplicação mais clássica que a blockchain está tendo. Mas ela virá com funcionalidades que ainda nem conseguimos conceber. Assim que o atual sistema cair, poderemos focar em coisas mais importantes. Resumindo, elas agem na parte econômica porque nosso modelo econômico é o que está mais quebrado no momento, depois de concertar os erros, vamos focar em inovações de verdade.

Qual as dicas que você daria para o pessoal que está começando no Steemit?
Aprendam sobre o Bitcoin. Fiquem um mês sem ir para a balada. Com o dinheiro que economizaram, comprem Bitcoin. Troquem os Bitcoins por SBD. Façam posts relevantes. Mandem SBDs para Bots votarem e dar Resteem. Depois é só uma questão de reaplicar os dividendos e juros compostos.

Você tem um sonho?
Não sonho, mas acho que mais uma meta.... queria que ao invés do trabalho ser remunerado, e a educação fosse paga, que a educação fosse remunerada e o trabalho fosse voluntário ou automatizado.

Espero que vocês tenham gostado da minha conversa com o André, e se tiverem dúvidas ou opiniões, deixem comentários e o André se disponibilizou a responder na medida do possível.

André @andre3301 muito obrigada pelo seu tempo e principalmente por dividir sua experiência e idéias conosco.

fullsizeoutput_de2.jpeg

Much Love,
Dani Denes

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Excelente entrevista. Curti! Parabéns! Não sei se estarão ambos no Meet Up São Paulo, mas se estiverem... vale outra para o Dtube ou Dsound. Parabéns!

Muito bom, valeu! De repente veremos no futuro aproveitarem a experiência do @andre3301 com bots humanizados pra viabilizar o ensino remunerado no blockchain com criptomoedas. Parabéns pela entrevista, sucesso e boa sorte mais uma vez!!

(...) nós interagimos sem mesmo perceber que não há um humano por trás. Eu sou um exemplo disso.

Ah, tá de zoa! hahaha

(...) a falta de conhecimento das pessoas faz elas acharem que só porque elas fizeram um post bom, elas têm direito a muitos votos.

Tá aí algo que percebi desde o primeiro dia: não é a qualidade do post, se é bem elaborado e trabalhado, se agrega à geração de conhecimento, que definirá o valor que ele terá no fim das contas. É, como rola em qualquer mercado, o interesse das pessoas no assunto, o valor que elas depositam no tópico tratado. Por isso já vi gente ganhando uma grana cabeluda com coisas que eu consideraria "lixo", porém que parece valer algo para as pessoas que curtem aquele conteúdo.

Lembrando também que a qualidade de algo pode ser apenas uma representação de como você vê o mundo, uma abstração. Algo só é melhor ou pior quando se relaciona esse algo a outra coisa (por ex., pra gente dizer que um texto é melhor que outro pra falar de técnica musical, a gente tem que analisar o que são técnicas musicais, e aí comparar objetivamente qual dos textos reflete melhor elas). Logo, é inevitável que, com a popularização da plataforma, mais e mais pessoas que produzem conteúdo que julgo "lixo" acabem por fazer disso seu sustento, uma vez que muita gente consome "lixo" por mero entretenimento.

Enfim, excelente entrevista! :)

Ótimo comentário!! Todo lugar que envolve comunidade e dinheiro tem controvérsias, mas estamos aqui p. aprender e expor nossas opiniões né?! Tenha um ótimo dia!

Muito bom! Vamos continuar a crescer!

Boa, @naturald! Parabéns pela entrevista, ficou ótima :D Fazia tempo que queria saber mais sobre o @andre3301 :P Obrigado por compartilhar ;)

Muito Obrigada!!! Um dia pego você kkk

Ficou ótima a entrevista! Adorei saber mais sobre o @andre3301.

Legal né! @andre3301 tem bastante experiência em crypto e foi muito bom saber suas opiniões e seus conhecimentos :)

Muito bom.@naturald,ficou otimo sua entrevista com o @andre3301.

Que beleza Dani, ótima iniciativa e entrevista.

Realmente, o que salva steemit é a comunidade :D

Aguardando próximas!

Essa aqui não foi nem entrevista, foi uma aula! Valeu @andre3301, seu bot maluco cheio de A.I.

Perfect isso André: Aprendam sobre o Bitcoin. Fiquem um mês sem ir para a balada. Com o dinheiro que economizaram, comprem Bitcoin. Troquem os Bitcoins por SBD. Façam posts relevantes. Mandem SBDs para Bots votarem e dar Resteem. Depois é só uma questão de reaplicar os dividendos e juros compostos.


Parabéns! Seu post foi lido e comentado pelo projeto #ptgram power.

Equipe SteemitBrasil - https://t.me/steemitbrasil e #ptgram



Agradeço o @andre3301! Foi realmente uma aula e ele explicou em uma linguagem simples de entender. Obrigada pelo apoio @casberp!!!! Sucesso p. todos nós 😊

Verdade, ele tem isso de sintetizar e simplificar muito bem. Aguardamos as suas aulas sobre investimentos e cryptos, q tal?

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigada!!!!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.16
JST 0.032
BTC 64187.99
ETH 2761.62
USDT 1.00
SBD 2.73