You are viewing a single comment's thread from:

RE: Ser religioso deve ser mero detalhe

in #pt7 years ago

Olá @alyaugusto.
Penso que a religião torna mais fácil, para algumas pessoas, carregar a “própria cruz”. Como se pudessem transferir suas dificuldades para um ser maior, capaz de resolver tudo.
Alguns usam a própria religião para agredir o próximo e se afastam do amor principal.
Acho que com amor tudo se resolveria. Amor ao próximo, independente donde está escrito.
Se eu conseguisse amar a todos como amo à minha filha... eu seria uma pessoas melhor. Enquanto não consigo, continuarem praticando meu amor ao próximo, mesmo que ele estava distante.

Sort:  

Com certeza também acredito que a religião serve, como diria Nietzsche, de "muleta metafísica", pois ampara pessoas carentes de sentido com uma razão de viver que lhes pareça razoável. Porém não acredito que "amar a todos como ama a própria filha" seria saudável. Na verdade, isso seria equiparar alguém próximo de ti como "um alguém qualquer", não havendo na sua filha qualquer traço especial que te faça dedicar mais tempo, esforço e amor por ela. Sobre isso, há um pensador do qual não lembro o nome que diz algo como "um homem que não prioriza a própria família antes de todo o resto não é um homem, mas um verme". O fato é que nossa natureza e mesmo a maioria das culturas pelo mundo nos condicionam a amar com mais intensidade aqueles que estão mais perto de nós, com os quais cultivamos afinidades. E isso tanto é verdade que mesmo o trabalho de eticistas, de ampliar o círculo moral das pessoas para que passem a considerar como merecedores de respeito aqueles seres que não estão próximos da gente, é um trabalho árduo, pois requer fazer as pessoas irem além de seus próprios interesses. No fim das contas, quanto mais perto de nós, afetivamente, o ser vivo está, mais o consideramos como merecedores de dignidade; quanto menos... bem, aí precisamos descobrir jeitos de fazer as pessoas considerarem os distantes como respeitáveis também (e isso inclui os animais, o que torna o veganismo tão importa), mesmo que por natureza nós optaremos sempre por salvar aqueles com os quais mantemos intimidade.

Amar como amo a minha filha foi um exemplo do meu amor maior.
Sim, amar ao próximo como eu a amo, não quer dizer que não dou prioridade a minha família. Esse é o amor mais sincero que sinto. E a tarefa mais difícil.
Qual o problema em amar? Atrapalha a alguém? Machuco alguém?

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 68109.99
ETH 2636.23
USDT 1.00
SBD 2.69