You are viewing a single comment's thread from:

RE: Evite ruídos, fale corretamente

in #pt6 years ago

É esse o grande problema. O desejo de se fazer entendido é de todos que escrevem. O talento para organizar ideias de um conhecimento especifico para uma linguagem em comum, é pelo menos para mim, muito difícil. E o steemit é um local que treino exatamente isso. É uma linha ténue de uma interpretação que passe um estimulo ao entendimento do assunto, e da capacidade de expressar de forma a ser entendido, sem deixar que a interpretação vague no preconceito ou pressuposição de um saber que não é somente o meu.

Caso a transmissão de um saber se dê de forma a preencher um conhecimento que é construído por anos e anos, em um post, ou vários posts, e ser tomado como uma verdade em si. É descartar todo o conhecimento que forma quem o descreve, e quem escreveu o próprio saber dentro de um conhecimento muito maior do que o meu com certeza.

Ao mesmo tempo que escrever sem encontrar um meio termo, torna aquele conhecimento impalpável, tendendo afastar o leitor de um conteúdo que o mesmo não compreende.

E acredito que não seja o objetivo ser totalmente compreendido, ou totalmente incompreendido, mas pelo menos mostrar que existe muito conhecimento e que quando mais se aprende, mais se da conta de que não se sabe nada, outros se dão conta que sabem de tudo, o que também é descartar a o próprio questionamento do saber.

Essa é a grande marca do saber, não ser transmitido pelo empirismo, mas pelo conhecimento adquirido dentro da estrutura de ensino que se propõe a estudar. Objetivar alguns conhecimentos é descartar a possibilidade interpretativa do conhecedor, e se restringir a economia de
entender ou divergir da opinião do outro, e não elaborar o próprio saber.

Sort:  

Você falou logo de início algo que tenho percebido na construção de seus textos, e que considero ser uma autocrítica valiosíssima:

O talento para organizar ideias de um conhecimento especifico para uma linguagem em comum, é pelo menos para mim, muito difícil.

Meu chute é que sua dificuldade reside na tua construção pessoal e profissional. Sobre tua construção pessoal nada posso dizer; Entretanto, enquanto médico, provavelmente você deve ter se acostumado muito mais com complexidades do que com simplicidades, e por ver a vida de modo complexo a gente precisa sempre se atentar para nosso desejo de colocar detalhes e mais detalhes no que estamos falando, pois muitos detalhes podem apenas prejudicar a comunicação — sendo preferível, pruma comunicação mais "popular", a objetividade.

Aliás, essa é uma autocrítica minha: eu preciso melhorar minha objetividade, meu poder de síntese. Muitas coisas surgem enquanto estou elaborando uma linha de raciocínio, e aí fica sempre presente a dificuldade de discernir entre o que é e o que não é válido expressar.

Felizmente uma coisa é certa: com a prática, com o contato e troca de ideias recorrentemente, a gente melhora. Por que não aproveitar o Steemit pra isso, então, não é mesmo?

Abraço!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.12
JST 0.028
BTC 66086.15
ETH 3548.75
USDT 1.00
SBD 2.58